Que dia delicioso! Hoje partimos para Évora, fazendo um bate e volta bem bacana! Essa cidadezinha, considerada uma das mais antigas e charmosa de Portugal revela muita história do país, desde a época dos romanos!
Saímos de Cascais por volta do meio dia (queríamos passar a manhã com as meninas no hotel já que elas não iriam conosco)!
Ao chegar na cidade, cerca de uma hora de Lisboa e 90 minutos de onde estávamos, fomos direto ao centro histórico, na cidade dentro das muralhas, que é a parte antiga e onde fica grande parte das igrejas, museus , restaurantes e lojinhas!
Visitamos a igreja de São Francisco, o templo romano (de Diana) e a praça do Giraldo! Ficou faltando a Capela dos ossos, que preferimos não conhecer! Mas muita gente indicou!


Mas Mi, por que visitar Évora?
Primeiro porque é uma verdadeira cidade-museu, considerada Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1986. As suas muralhas guardam ruas e edifícios praticamente inalterados ao longo dos séculos. Uma riqueza histórica e cultural que atrai cada vez mais visitantes nacionais e estrangeiros. Digamos que é um “segredo” muito mal guardado.
O fascínio da viagem começa logo quando se percorrem as estradas do Alentejo (região onde se localiza a cidade). Depois continua à entrada do centro de Évora, com as imponentes muralhas a guardar quem vive aqui desde séculos. Dentro esperam vestígios dos tempos dos romanos, edifícios medievais, palácios e conventos que são testemunho da era dourada de Portugal (séculos XV e XVI).
É clara a presença da influência religiosa na cidade, nas suas muitas igrejas e mesmo no Colégio do Espírito Santo, hoje Universidade de Évora, onde Jesuítas ensinaram. Mas, por onde quer que ande, o que vai sempre marcá-lo é a arquitetura e o branco imaculado das casas nas estreitas ruas e travessas. E claro, a simpatia das pessoas, tão calorosas como o tempo de verão.
Por ser tão diversificada, a riqueza em termos de cultura e patrimônio faz com que este seja o lugar ideal para visitar sozinho, com a família, com amigos ou numa viagem romântica a dois.
Indico dois restaurante na cidade: Fialho (meu preferido) e Tasquinha do Oliveira!
Restaurante Fialho – Tv. das Mascarenhas 16, 7000-557 Évora, Portugal
Tasquinha do Oliveira – R. Cândido dos Reis 45, 7000-524 Évora, Portugal
Após uma bela refeição, partimos para uma visita guiada na vinícola da Cartuxa, uma experiência incrível para amantes do vinho!
A visita dura cerca de 1 hora, com direito a uma degustação bem interessante dos vinhos! Ao final, você pode adquirir azeites, velas e os vinhos ali produzidos!
Por volta das 18:30 voltamos a Cascais para assistir ao jogo do Brasil e jantar com as meninas no restaurante Entraguas na cidade! Super indico!
Entraguas – Avenida Diana Spencer | Cruz da Guia, Cascais 2750-331, Portugal
Bom, vou finalizando por aqui e só posso dizer que Portugal já mora em meu coração!
Obs: super indico o restaurante Fialho, pena que estava fechado quando fomos à cidade.
Fotos: Blog AskMi e Trip Advisor
Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.