A função do castigo por Leticia Barsotti!

A função do castigo por Leticia Barsotti!

Oba! Mais uma coluna da top psicóloga infantil Leticia Barsotti e o tema não poderia ser melhor: Castigo!! Gente, eu coloco a Vivi de castigo deste que ela tem 2 aninhos… claro que sempre com aporta do quarto aberto, apenas por alguns minutos e conversando bastante depois! Aqui funciona ( ou ao menos tem funcionado bem..) mas fico com várias dúvidas!!  Quem não tem, certo? Com vocês, várias dicas sobre esse tema que deixa muita gente “de cabelo em pé”:

 

 

BlogAskMi

 

A função do castigo

 

Educar os filhos é algo bem trabalhoso que exige paciência e consistência por parte do cuidador, que é ele quem ensina as regras e os limites do convívio social. E isso realmente não é nada fácil. E uma das grandes dúvidas dos pais é se devem ou não utilizar o castigo?

 

O importante aqui, é fazer uma reflexão antes de aplicar o castigo, é ter em mente o que é que vocês querem alcançar. É estar atento ao uso que se faz disso.

 

Castigo significa punir, repreender. Geralmente esses castigos são usados nos momentos em que as crianças fazem algo de errado. A ideia é punir ou ensinar? Muitos pais recorrem a algum tipo de castigo com a ideia de que ele pode fazer com que a criança passe a obedecer o que lhe é imposto.

 

Se o objetivo final for atingir o aprendizado, muito pouco você vai conseguir com a punição. A maioria das vezes que os pais deixam as crianças de castigos, essa ordem vem carregada de raiva e desorganização, e sem diálogo algum. E isso compromete o que existe de mais importante para a educação que é o próprio diálogo.

 

O castigo carregado de raiva, faz com que a criança se sinta retraída, sem poder argumentar e muitas vezes sem entender o que aconteceu. Ela aceita o castigo, cumpre apena, mas não consegue aprender nada de fato. E se isso acontecer muitas vezes, é capaz que aos poucos ela nem ligue mais de ficar de castigo.

 

Agora, se antes de aplicar o castigo, os pais estiverem calmos e tiverem coerência ao conversar e explicar as consequências dos atos , provoca assim um crescimento, amadurecimento e um aprendizado. E isso é lindo! Seu filho passa a perceber que toda a ação tem um resultado e não o castigo. E ele vai ter que aprender a lidar com essas consequências.

 

Por exemplo, se ele não foi dormir na hora planejada porque estava assistindo televisão, ao invés de mandar ao castigo, converse e explique que no dia seguinte ele ficará cansado e não conseguirá cumprir todas as tarefas necessárias e que portanto vocês irão desligar a televisão. Ou, se o filho faz birra em algum lugar ou responde de maneira mal criada para a mãe, essa pode mostrar que ficou muito triste, chateada ou envergonhada com a situação. Desta maneira, a criança vai ter que lidar com a culpa o que gera um aprendizado muito maior do que se ele ficar de castigo.

 

Precisamos lembrar que estamos falando de educação, de crescimento, e o mais importante é  ensinar valores, ajuda-los a terem um futuro construtivo e positivo. Crescer é um processo que implica necessariamente em erros e acertos, o castigo deve surgir como uma ferramenta para melhorar a conduta da criança e não simplificar a algo para fazê-la sofrer pelo ato cometido.

 

BlogAskMi1

 

 

Leticia Barsotti

ESCRITO POR Leticia Rotta Barsotti

Psicóloga infantil, com especialização em São Paulo e em Nova Iorque. Já trabalhou nos melhores hospitais de São Paulo, como no Hospital das Clínicas e no Hospital Albert Einstein. Atende em seu consultório particular.

#castigo#infantil#psicóloga

Aniversário Ana Laura: princesas!

Aniversário Ana Laura: princesas!
A semana passada fui na festa da Ana Laura, filha de queridos primos meus, com o tema princesas! Estava tudo tão lindo que pedi pra Talita, mãe da aniversariante, pra postar no Blog algumas fotos da decor. A decoração super fofa e caprichada foi feita pelo buffet onde foi realizada a festa, o Terra D’Aventura em Araçatuba. Esta buffet é demais, com vários brinquedos diferentes que as crianças amam, um espaço enorme, tem até tirolesa! Vejam:
BlogAskMi3
Os doces foram feitos pela Abelhinha (18-36224904) e também pela Terumi Doces Personalizados (18-36316187), estavam demais e deliciosos.
BlogAskMi2
A Joy Lembrancinhas caprichou nas lembranças, super criativa!
BlogAskMi1
Gostaram meninas?! Bom fim de semana para todas, beijos Mi.
Fotos: Andréa Alves
Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#aniver'sario#festa#infantil#menina#tema princesas

Lojas de roupinhas de bebê em Londres!

Lojas de roupinhas de bebê em Londres!

Hoje é dia de coluna no AskMi com nossa querida Ana, do Blog Enxoval Babies. Vocês vão conferir dicas das melhores lojas de Londres para montar o enxoval, seja de bebê ou das crianças, no melhor estilo príncipe George! Confiram:

 

BlogAskMi

 

Antes de começar a dar dicas de lojas de roupinhas de bebê em Londres, temos que mostrar o maior ícone da Inglaterra: O príncipe George.

De olho nos looks sofisticados do futuro rei:

 

BlogAskMi Londres2

É ou não é o bebe mais estiloso? Adoro este estilo bem europeu! 

Agora para quem esta a passeio em Londres e quer bater perna para fazer algumas comprinhas, aqui estão algumas lojas que adoro: 

 

MARIE-CHANTAL

148 Walton St Chelsea | 020 7838 1111 
www.mariechantal.co.uk

Roupinhas chiques e muito fofas. Marie Chantal tem um atelier no coração de Londres. Também é possível encontrá-la em Paris.

 

CARAMEL

77 Ledbury Road, Notting Hill | 020 7727 0906 
www.caramel-shop.co.uk

Aqui podemos encontrar roupinhas de criança e também acessórios e papelaria. As lojas ficam em Ham Yard, Notting Hill e South Kensington.

 

BlogAskMi Londres

 

Stella McCartney

91-95 Fulham Road, Brompton Cross 
www.stellamccartney.com/gb

Stella McCartney tem um estilo bem moderno e dinâmico. Tem roupinhas para bebês desde recém nascidos a crianças. Algumas peças tem algodão 100% orgânico. A loja da Bropton Rd é a maior e a da Bruton St é onde tem uma grande seleção para crianças.

 

Selfridges

400 Oxford St 
www.selfridges.com/en/kids

Selfridges é um dos paraísos do shopping londinense. Aqui você encontra: Gucci, Burberry, StellaMcCartney, Kenzo, Ralph Lauren, Hugo Boss, Bugabo e Converse.

 

The Conran Shop

Michelin House, 81 Fulham Rd- 020 7589 7401 
www.conranshop.co.uk/room/childs-room

Uma das melhores lojas de decoração de Londres. Dá para encontrar vários artigos de decoração com design bem legal e moderno para o do quarto do seu bebê.

 

Elías & Grace

158 Regents Park Rd – 020 7449 0574 
www.eliasandgrace.com

Esta é a loja onde Kate Moss, Mila Jovovich, Jude Law, Jools Oliver e Megan Fox compram roupa para seus filhos. A loja fica em Regents Park Rd e fica aberta de segunda a domingo.

 

BlogAskMi Londres4

 

Agora é só entrar em contato com a Enxoval Babies para poder preparar seu Enxoval em Londres! 

www.enxovalbabies.com

@enxovalbabies

 

Bisous, Bisous, 

Ana

Fotos: Enxoval Babies

Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#Crianças#dica de loja#dicas#infantil#Londres#príncipe George#roupas

Uma tarde com a Hello Kitty!

Uma tarde com a Hello Kitty!

Na última semana que estive em São Paulo, em meio a entrevista, atendimento do Concierge Maternidade Ask Mi e mil reuniões, recebi um convite especial que não tinha como recusar!! Consegui uma brecha na agenda e lá fui eu tomar um chá da tarde com ninguém menos que Hello Kitty! Gente, em menos de uma hora aprendi tanto sobre essa personagem fofa, que me acompanha desde a infância…. coisas que nem sabia, como por exemplo, que ela “mora” em Londres, com os pais e uma irmã gêmea?

 

Pois é, foi lá no escritório da Sanrio, a empresa que detém os direitos da imagem da personagem aprendi tudo isso e muito mais:  o nome verdadeiro da personagem é Kitty White, e ela nasceu no sul da Inglaterra no dia 1º de novembro de 1974. Ela é do signo de Escorpião e seu sangue é do tipo A. Kitty tem uma irmã gêmea, Minny White, e vive em um subúrbio não revelado de Londres com seu pai George e sua mãe Mary.

 

BlogAskMi HelloKitty

 

Embora algumas pessoas digam que a Hello Kitty não tem boca porque “ela fala com o coração”, a verdade é que a ausência de expressão da personagem permite que as pessoas projetem seus próprios sentimentos nela. “Kitty parece feliz quando as pessoas estão felizes. Ela parece triste quando elas estão tristes. Por motivos psicológicos, achamos que ela não deveria estar presa a nenhuma emoção específica, e é por isso que ela não tem boca”, explicou Yuko Yamaguchi, a atual designer oficial da personagem à revista Time.

 

Ahhhhh e tem mais!!! Agora vocês não vão acreditar: A Hello Kitty não é uma gata. Ela é um personagem de desenho. É uma menininha, uma amiga, mas não uma gata. Ela nunca apareceu andando sobre quatro patas, pois ela anda e senta como um ser bípede. Ela tem até um gatinho de estimação! Que tal?

 

BlogAskMi HelloKitty1

 

Gente, fiquei encnatada com os produtos da Hello Kitty que são vendidos mundo a fora! Sabiam que os adultos consomem até mais produtos da marca do que as crianças? A gama de opção é enorme e posso afirmar que é de enlouquecer!

 

BlogAskMi HelloKitty3

 

Aqui no Brasil a marca possui duas lojas mas você consegue comprar vários artigos da Hello Kitty através do site!

 

BlogAskMi HelloKitty4

 

Dá vontade de ter um de cada, pena que alguns deles você só encontra em outros países!

 

BlogAskMi HelloKitty11

 

Ameiii esses para cozinha!! E as formas de bolo então?!!

 

BlogAskMi HelloKitty2

 

Encontrei até fralda por lá!!

 

BlogAskMi HelloKitty6

 

Amei, amei, amei essas sandalinhas… tinha cheirinho muitoooo bom!

 

BlogAskMi HelloKitty5

 

Essas são os modelos que homenageiam as Olimpíadas! Lindas

 

BlogAskMi HelloKitty7

 

Agora a parte mais deliciosa do dia: experimentar cada guloseima preparada especialmente para o ASK MI!

 

BlogAskMi HelloKitty8

 

E a mesa? Coisa mais fofa desse mundo, cada detalhe, tons, surpresa….. um sonho!

 

BlogAskMi HelloKitty10

 

E, quando eu achava que as surpresas já tinham acabado: Hello Kitty aparece para fazermos um tour no escritório!!! Só tinha um detalhe: por conter produtos que ainda não saíram no mercado, que estão em pesquisas, eu não pude fotografar! Mas só de poder tirar esses cliques do chá para vocês, já fiquei super feliz!

 

BlogAskMi HelloKitty9

É muitoooooo fofa gente!!!! Obrigada por esse convite incrível! Amei, amei, amei

 

Fotos: Blog Ask Mi

Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#Crianças#evento#Hello Kitty#infantil

O cardápio de lanches da Vivi no colégio!

O cardápio de lanches da Vivi no colégio!

O colégio da Vivi aqui em Araçatuba não é período integral, ela almoça em casa e precisa levar um lanchinho da tarde para a escola!! Confesso que não acho uma tarefa fácil elaborar diariamente um lanche que a criança goste, que ela não enjoe e que seja nutritivo. Evito gorduras saturadas, chocolates (a própria escola não permite nada com cobertura de chocolate) e salgadinhos!! Quando ela estudava em São Paulo, o lanche era oferecido pela escola e supervisionado por uma nutricionista, o que eu achava ótimo e prático! rs

Mas consegui elaborar algumas opções boas, na maioria das vezes nutritivas. Mas ainda está longe de ser a refeição ideal!! Confesso que ainda está difícil!! Mas,  esse ano, o colégio da Vivi contratou uma nutricionista (ufa!) e ela vem ajudando as mamães nessa tarefa que não é fácil não, a não ser que a criança coma de tudo, o que não é o caso da Vivi!!  Eu tenho um problema aqui em casa: não adianta enviar frutas na escola para a Maria Victoria, ela nunca come!! Vai e volta, do jeito que coloquei na lancheira. Mas, para minha alegria, ela adora sucos!! Tenho buscado os integrais, orgânicos e, quando possível, ela compra na escola, aqueles feitos na hora… Ah, ela também não toma iogurte e não come sanduíches quando envio.

Sei que algumas dessas opções não são escolhas saudáveis, mas por enquanto é o que tem funcionado com a minha filha e que ela come. Cada mãe tem uma forma de educar na alimentação e cada criança tem um jeito e certas dificuldades para aceitar alguns alimentos. O cardápio que coloquei no final do post é o que tenho procurado seguir, pois quero uma alimentação saudável para a Vivi.

 

BlogAskMi cardapioVivi (2)

 

Essas são algumas opções de lanches que a Vivi tem levado e gostado bastante!! Claro que não é o ideal mas é o que, POR ENQUANTO, funciona com minha filha! Troquei os bolinhos com cobertura e recheio de chocolates por esses de Cereais e orgânicos. A barrinha de cereal é bem vinda desde que não contenha nenhum tipo de adoçante ou algo do gênero. As bolachas recheadas foram trocadas por integrais e com cereais! Chocolate? Cacau apenas e posso afirmar que ela está gostando. Ela AMA Toddynho, então eu deixo uma vez na semana. Não sei se está certo, mas fiquei com dó de retirar de uma vez. Frutas secas, castanhas e arroz doce japonês são bem vindos na lancheira da Vivi. QUERO melhorar, estou na luta!

 

BlogAskMi cardapioVivi

 

Tenho gostado muito das bolachas de Nesfit, com cereais integrais. Damascos e castanhas do pará também fazem parte dos lanches da escola.

 

BlogAskMi cardapioVivi1

 

BlogAskMi cardapioVivi4

 

Yakult, Toddynho mas também temos sucos de caixinha orgânicos ou integrais! Quero fazer um registro: o ideal é que seja oferecido as crianças sucos naturais, de preferência feitos e ingeridos na hora. Mas, como não é possível, pesquisei algumas marcas e tenho gostado dessas acima.

 

Vou compartilhar com vocês o menu de sugestões oferecido pela Nutricionista da escola da Vivi! Eu gostei bastante mas nem tudo ela aceita!! Como nem sempre temos tempo ou ideias, achei bacana compartilhar para as mamães de plantão que também estão nessa situação:

 

BlogAskMi cardapioVivi5

 

VOU ADORAR RECEBER DICAS, ATRAVÉS DE COMENTÁRIOS, SOBRE O LANCHE DA ESCOLA DAS CRIANÇAS.

Fotos: Blog AskMi

Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#alimentação#cardapio#cardapio escola#colégio#comida#criança#dicas#escola#infantil#lanche#Maria Victoria