Mais uma novidade no ASK MI: quinzenalmente teremos uma coluna dela, que é uma super mamãe, passou por 2 gravidezes bravamente, está super acostumada com a blogosfera (ela é cunhada das queridas Maria Rudge e Lalá) e sempre tem muitas novidades e dicas do universo infantil!
Com vocês, Tamara Rudge, falando de um assunto delicado, que muitas mulheres enfrentam (eu mesma passei por isso) mas poucas pessoas comentam:
Repouso na Gestação – Um esforço que vale(u) a pena!
Oi meninas, tudo bem??? Me chamo Tamara e fiquei super feliz com o convite da Marina para escrever uma coluna quinzenal para vocês. Sou superfã do blog, entro sempre, e será um prazer dividir um pouco das minhas descobertas por aqui.
Esse primeiro post resolvi escrever sobre um tema que só quem passou sabe do que estou falando… Repouso durante a gravidez. Eu tenho dois filhos e uma gestação foi completamente diferente da outra. Na da Sofia, hoje com quase 3 anos, eu fiz absolutamente tudo que eu quis! Viajei de avião várias vezes, fiz ginástica do terceiro mês ao nono quase que diariamente… Resumindo, uma gravidez super tranquila e Sofia nasceu super saudável com 3.470kg.
Quando engravidei do meu segundo filho, descobri super cedo. Fiz o exame antes de a menstruação atrasar, pois tinha uma aula de muay thai e quando o exame deu positivo fiz as contas: estava de 3 semanas e 5 dias (e óbvio, não fiz a aula).
Sempre espero completar 12 semanas para voltar aos exercícios, mas continuo levando vida normal quando engravido. Achava que teria outra gravidez tranquila e já estava programando uma viagem com meu marido quando, com 5 semanas, senti uma dor estranha na barriga ao almoçar e ao levantar da mesa para ir descansar, senti que estava tendo um sangramento. Ao chegar no hospital, o ultrassom constatou que eu havia tido um descolamento, mas que o embrião ainda estava lá (nessa época ainda nem dava para ver se o coração estava batendo). Minha médica recomendou repouso relativo (poderia andar em casa normalmente, mas não sair muito e não pegar peso algum – muito difícil para alguém que tem outro filho) e ultrassons semanalmente.
Com 9 semanas o descolamento havia sumido, o bebê estava crescendo super bem e minha médica falou: com 12 semanas eu te libero para ter vida normal. Já estava super aliviada, até que com 11 semanas, ainda de repouso em casa, tive outro sangramento, este muuuuuito mais forte. Fui novamente para o hospital e dessa vez tive que ficar por lá uma semana. Completei as tão sonhadas 12 semanas internada. Dessa vez, o descolamento (da bolsa e não da placenta) havia sido muito maior. Ele tinha cerca de 8cm de comprimento, e nessa fase o bebê é bem menor que isso. Quando voltei para casa, tive então que ficar de repouso novamente, dessa vez mais “rígido” (mas bem light perto de alguns casos que já ouvi): tinha que tomar banho sentada, assim como escovar os dentes, e passar o resto do dia deitada o máximo possível. Podia andar da sala de TV da minha casa para o meu quarto e era basicamente isso. Com uma filha de 2 anos querendo a atenção da mãe tudo fica mais complicado. Confesso que o repouso em si era chato, mas o mais difícil para mim foi não poder pegar a Sofia no colo, e não poder sair com ela.
O começo em si foi mais custoso, depois meio que “acostumei”. Minha família também me deu muita força e ajudou muito: minhas irmãs e pais vinham sempre para SP me visitar e distrair a Sofia, meus sogros ajudaram muito e a levaram em todas as consultas médicas nesse meio tempo, meu marido foi pai e mãe da nossa filha nesse período e o tempo livre dele passou a ser 100% dedicado a ela. Foi um sacrifício, mas MUITO bem recompensado. Vi TODOS os seriados disponíveis (Homeland, Scandal, Revenge, Game of Thrones, Parenthood, até The Bachelor!!), li alguns livros (no final não tinha posição para ler, só conseguia ficar deitada de lado), joguei Candy Crush… Fiz todo o enxoval on-line!
Com 32 semanas tomei as injeções para amadurecer o pulmão do bebê e com 34 semanas fui liberada do repouso (!!!). O descolamento continuava lá, dessa vez medindo 3,5 cm, mas o bebê já estava enorme, crescendo bem e super saudável.
Consegui fazer o chá de bebê quando estava com 35 semanas, e voltar a ter uma vida normal até o final da gestação. Graças a Deus não tive mais nenhum imprevisto até o final e meu filho nasceu perfeito, com uma saúde de ferro, no dia em que completei 39 semanas, pesando 3.395kg e medindo 49cm. Quando vi o descolamento que tive com 11 semanas, nunca pensei que o bebê fosse sobreviver, e vi que milagres acontecem sim, e Deus me presenteou com um deles.
ESCRITO POR Tamara Rudge
Tamara tem 29 anos e é mãe da Maria Sofia, 3 anos, e do Antonio José, 9 meses. É engenheira civil, dona de casa, casada e uma eterna apaixonada pelo universo da maternidade e a moda infantil.

