Sugestão de ceia para o Natal

Há dias estou pensando em uma ceia bem gostosa, mas que seja, ao mesmo tempo, prática para este Natal. Acredito que todo mundo esteja super atarefado neste finalzinho de Ano, certo? Mas dá para fazer uma ceia bem bacana e sem muita dor de cabeça. Vamos ver?
Aperitivos: frios ( faça uma apresentação legal); castanhas em geral
(nozes, amêndoa pistache); queijo brie com geléia de fambroesa ou
laranja;
massinha de pizza (
compra-se em supermercados) ou terrines ( mais conhecidos como patês) servidos
com torradas crocante ( recomendo a da marca Marilan, Magic Toast).
Salada de folhas verdes com mix de frutas:

Essa receita é muito simples, você vai precisar de:  mix de folhas verdes (mini rúcula, alface crespa e agrião); morangos; uvas; maça verde;  frutas vermelhas (na foto é blueberry); nozes e ricota (em pedacinhos).  Depois, basta montar como a disposição da foto. A ideia de separar o molho da salada é super interessante, basta colocá-lo em um potinho dentro ou fora da travessa.

Para o molho recomendo: 40g de amêndoas laminadas; Folhas de 6 ramos de orégano fresco; 1 pote de iogurte; Sal e pimenta-do-reino recém-moída; Folhas de hortelã para decorar.; Azeite. Coloque um pouco de azeite no fundo de uma frigideira, depois, despeje as amêndoas e o orégano, e leve ao fogo baixo até que as amêndoas fiquem ligeiramente douradas. Desligue o fogo e deixe esfriar. Transfira para uma tigela à parte, junte com o iogurte e tempere com sal e pimenta. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos, ou até que fique gelado.
Chester ao Vinho com
Farofa de Maçã

Ingredientes para 8 pessoas: 1 chester já temperado; 1 copo de vinho branco seco; 100 g de margarina para untar; 1 colher de sopa de páprica doce.
Para a farofa: 3 colheres de sopa de margarina; 1 cebola picada; sal;  3 maçãs descascadas e picadas; farinha de mandioca crua.
Tempo de preparação: 2h30min

Modo de fazer:  Descongele o chester e regue, por dentro e por fora, com o vinho.
Pincele com a margarina, polvilhe com a páprica e espalhe bem. Amarre as coxas
e embrulhe o chester com papel-alumínio. Coloque-o numa assadeira também
forrada com papel-alumínio. Asse em forno preaquecido (200°C) por 1h30 m. Tire
o papel e deixe corar.

Preparação da farofa:

Aqueça a margarina,
doure cebola, junte sal e a maçã; misture. Quando a maçã estiver transparente,
adicione farinha de mandioca aos poucos. Enfeite o chester com fatias de maçã.
Sirva a farofa à parte.

Peito de Peru (fatiado) ao molho de manga:
Ingredientes: 1 peito de peru Sadia (cerca de 2,5 kg);  4 dentes de alho; 1 folha de louro; um galho de manjericão; um galho de tomilho; segurelha; sal;pimenta do reino;  vinho branco; manteiga ou margarina

O molho: 3 mangas grandes meio verdes, picadas em cubos;  1/2 xícara de açúcar mascavo (ou branco); 1 pedaço de gengibre de cerca de 2 cm fatiado; 1 xícara de café de vinagre branco; 1 colher de chá de sal; 8 grãos de pimenta do reino; 6 cravos da índia; 2 dentes de alho fatiados; uvas passas (a gosto ou cerca de 1 xícara de chá); 1  xícara de chá de nozes picadas em pedaços bem grandes:

 Modo de preparar:


 1 : Tempere o peito de peru de véspera, com todos os temperos e deixe-o dormir no tempero, em refrigeração.  Pela manhã, cubra com margarina e asse-o, seguindo as instruções da embalagem: para um peito desse tamanho, cerca de 1 hora coberto  com papel alumínio, mais uma hora ou uma hora e meia, descoberto. Lembre-se de rega-lo sempre para que os temperos penetrem na carne. Se adquirir o peito já temperado, não é necessário o primeiro preparo.

2 : Prepare o molho: coloque todos os ingredientes, menos as uvas passas e  as nozes numa panela, junte uma xícara de chá de água  e deixe cozinhar até que as mangas estejam moles, mas não desmanchando. Acrescente as uvas passas e deixe mais 5 minutos. Junte, então as nozes e desligue o fogo.

Sirva o peito  de peru já fatiado, com o molho. 

Obs. Prepare  o molho de véspera, o que vai adiantar muito seu trabalho e ainda  deixá-lo descansar, o que faz com que pegue melhor os sabores dos  temperos.

Arroz com amêndoas:
Ingredientes: 2 colheres (sopa) de manteiga; 1 cebola ralada; 3 xícaras (chá) de arroz;  1/2 copo de vinho branco seco;  200g de amêndoas sem pele; sal a gosto

Modo de preparo: Doure a cebola na manteiga, junte o arroz lavado e bem escorrido, e deixe refogar bem. Acrescente o vinho e água até que cubram o arroz, passem dois dedos acima, adicione o sal, misture e tampe para cozinhar. Para tirar a pele das amêndoas, basta deixarem em água fervente por 3 minutos, escorra, esfregue com os dedos que a pele soltará com facilidade. Depois, coloque em uma frigideira com um pouquinho de manteiga para secar. Rale as amêndoas no ralador grosso ou corte em lascas, quando o arroz estiver quase seco, junte as amêndoas, misture levemente e deixe acabar de secar e sirva.

obs: vc pode comprar as amêndoas já raladas para facilitar.

Tempo de preparo: 45 minutos

  
Quiche de palmito:
Sempre é bom ter uma opção de massa na ceia, seja para quem não curte as carnes acima, enfim, serve como coringa. Anote a receita:

Ingredientes: 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 pitada de sal; 6 colheres (sopa) de manteiga ou margarina; 3 colheres (sopa) de água fria; 1 clara ligeiramente batida; 1 lata ou um pote grande (400g) de palmito; 2 xícaras (chá) de queijo suíço, ou prato, ralado; 4 ovos; 1 1/2 xícara (chá) de leite; 4 fatias de toicinho defumado.

Modo de preparo: Misture bem todos os ingredientes (menos a clara) até obter uma massa lisa que solte das mãos. Deixe na geladeira por 30 minutos.Com a massa, forre o fundo e os talos de uma forma redonda de 25 cm de diâmetro.Pincele a massa de torta com a clara. Leve à geladeira. Pré-aqueça o forno em temperatura média (170°C).Corte um dos pedaços de palmito em 4 tiras e pique o restante. Numa frigideira sem gordura, frite as fatias de toicinho até ficarem durinhas e sequinhas. Escorra bem e esmigalhe. Espalhe sobre o fundo da torta.Polvilhe o queijo por cima. Cubra com palmito picado. Bata ligeiramente os ovos com o leite e despeje sobre a torta. Arrume as tiras de palmito por cima. Leve ao forno pré-aquecido para assar por cerca de 1 hora e 30 minutos ou até ficar firme e crescer.Deixe esfriar por 10 minutos antes de servir.

Rendimento: 8 porções.

Sobremesas:
 Mousse de maracujá em taças:
Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 colherinha de gelatina sem sabor e incolor
  • 1 medida da lata de leite condensado de suco concentrado de maracujá

Modo de preparo:

Dissolva a gelatina sem sabor de acordo com as instruções do pacotinho. Coloque todos os ingredientes dentro do liquidificador, inclusive a gelatina. Bata muito bem até ficar homogêneo. Depois coloque a mousse em uma travessa e leve à geladeira por cerca de cinco horas, até ficar dura.Você também pode distribuir a mousse em várias taças individuais, colocar na geladeira para endurecer. Para incrementar um pouco mais a mousse, faça uma calda com o suco do maracujá e açúcar, misturando sempre. Quando esfriar, coloque sobre a mousse e sirva em tacinhas para ficar mais bonito!
 Copo de gelatina com frutas:

Montagem: Gelatina de
Framboesa cortada em cubos;
Banana aos
cubos;
Morangos aos
cubos;
Iogurte
Natural Açucarado;
Bolo de
chocolate esfarelado. Você pode fazer um mix dessa sobremesa com as taças de mousse de maracujá, colocando todas em uma bandeja só!
Mousse de chocolate (receita da Lê, do blog Do Jeito H)
Ingredientes:
200g de manteiga; 250g de chocolate; 250g de açucar; 6 ovos; 1 xícara de café de leite
250g de creme de leite

Modo de preparo:
Bata a manteiga e o açucar em velocidade máxima. Vá acrescentando de 5 em 5 minutos uma gema, sem pele. Bater por mais ou menos 40 minutos, até sumir os grãos de açucar.Dissolva o chocolate no leite em banho maria e adicione, misture. Bata a clara em neve e adicione sem bater, apenas misture delicadamente. Adicione o creme de leite também sem bater, misturando delicadamente.Colocar na geladeira por no mínimo 2 horas.



DICAS
ÚTEIS:




* Se você não tiver tempo de fazer toda
a ceia de Natal, foque nos pratos principais e compre os aperitivos e sobremesas
prontas.


* Para quem prefere encomendar a ceia, aqui em São Paulo
recomendo a ceia da chef Luiza Zaidan;  Daniela Baglione (11 3721 4520); Luiz
Alexandre Gastronomia
(sobremesas); Toninho Mariutti;
Maria Alice Solimene e Charlô (esses 3 últimos com valores mais altos). A
Daniela tem as melhores massas da cidade, na minha opinião.

Sorbet de
maple syrup
do Luiz
Alexandre Gastronomia

Para quem vai estar nos Estados
Unidos:

Para quem estiver nos EUA na
noite de Natal e/ou Ano novo e caso não tenha feito nenhuma reserva em algum
restaurante, opte por encomendar a ceia em supermercados, que normalmente são
gostosas. Existem várias opções e valores. Basta ir até o supermercado e olhar
o cardápio de Natal!

* Publix : Não espere uma ceia superrr completa e elaborada, mas sim algo
gostoso, com preço bom e boa apresentação! Os supermercados da rede Publix
também fazem bolo de aniversário personalizado e que são deliciosos. Os valores
são ótimos! Fica a dica.
Miami: Na cidade, recomendo a ceia do supermercado Fresh Market ou Epicure.


Bolo
sabor ganache da padaria do supermercado Publix: divino!

Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#dicas úteis#festas#gourmet

Inspiração para a mesa de Natal

Pedi para Priscilla, do blog Anfitriã, montar uma mesa bemm linda exclusivamente para vocês, leitoras do ASK MI. Para quem ainda não a conhece, a Priscilla é expert no assunto arrumação e decoração de mesas e por isso, criou o blog para dividir seu conhecimento e bom gosto com a gente! Além disso, ela é sócia da loja de enxoval Matiz de Araçatuba, que sempre comento aqui no blog, onde você encontra aqueles enxovais de antigamente, bordados a mão e muito mais! Vejam que lindaaa a mesa que ela fez pensando no ASK MI:

Quando vi a mesa nem acreditei, nada de mesa de Natal tradicional, com os tons verde e vermelho predominando, mas sim muito prata, branco!! Super diferente, linda e elegante!

O jogo de altura dos objetos (um mais alto, outro mais baixo) é o que dá efeito na mesa, a deixando linda como essa.

Claro que um pouco de verde não pode faltar, deixando a decoração ainda mais linda!
 Detalhes diferentes que fazem toda a diferença.

Nada como um belo guardanapo, bem dobrado com um porta guardanapo de efeito como esse para deixar a mesa mais linda ainda.

Como a mesa ficou toda por conta da decoração, não foi possível montar os assentos. A ideia aqui não era os convidados se sentarem a mesa, mas sim, deixá-las para a decor e o jantar.

 Flores também não podem faltar. A escolha aqui foi orquídeas, tudo a ver com o contexto da decoração escolhida.
 Ameiii Priscilla, a mesa ficou a coisa mais linda e super inspiradora!!!
GET THE LOOK:
Todas essas peças que ela usou para montar a mesa, podem ser encontradas na loja Matiz, vejam só:

 Peças lindas, para deixar qualquer decoração linda e imponente
 Candelabro arrendondado
Vaso envelhecido

 Candelabros
 Porta doces ou frutas: peça linda e que tem mil e uma utilidades
Quem quiser
maiores informações sobre valores e tamanhos dos produtos, basta ligar para (18)
3621 9517 ou mandar e-mail para
matizenxoval@gmail.com .
Elas enviam para todo o Brasil. Fica a dica!
Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#decor#festas#inspiração

Aniversário Maria Beatriz

Oba!!! A festa da minha sobrinha Maria Beatriz chegou!! Desculpa a demora em postar mas selecionei fotos lindas, que vcs nem vão ficar com “raivinha” de mim! risos  A festa aconteceu na casa da minha mãe em Araçatuba. O tema foi definido pela mamãe Marcela antes mesmo da MB nascer: ela sempre quis fazer a festa de 1 ano da sua filha de jardim encantado, era um sonho que ela tinha! Gente, ficou tão linda, com detalhes fofos e muito verde!! Vejam:

Geral da mesa

Docinhos em formato de bichos!! Simplesmente divinos

Que tal essa tartaruguinha de bicho de pé e bolacha? Hummmm
Muitas flores em vasos com alturas diferentes e docinhos!! Adoro

Fofo esses patinhos!!

Sapinhos divinos, vontade de comer uma caixa AGORA!
A decor contou com alguns bichinhos de pelúcia sobre a mesa: coelhinhos, patinhos e passarinhos!

O bolo, além de lindo, estava simplesmente divino, com recheio de bem casado! Foi feito pela Cakery, um dos melhores lugares para se fazer bolos em São Paulo. A Roberta, expert no assunto, faz tudo com muito carinho, bom gosto e sofisticação! Não tem erro. Ela que fez o da Maria Victoria, lembram?

Cup Cakes lindos, como se fossem um jardim!

Mesa das guloseimas: Kit Kat, confetes, bisnaga de brigadeiro e garrafinha de água personalizados tudo feito pela Carol, da Puro Fricote que arrasa nas produções!

Um dos pontos altos da festa: pink lemonade para ajudar a enfrentar o calor de Ata city! Delícia

Entradinha: salada caprese em formato de joaninha! Amei
Lembrancinha: Kit artista, tudo a ver com a mamãe Marcela que ama arte! Nessa cestinha de madeira continha 6 tintas, 1 pincel, uma árvore em madeira para ser pintada e um kit massinha! Muito criativo, adorei!

Momento relax: eu a Mah no jardim

A estrela da festa: tem mais fofa? Amor da dinada! Esse foi o segundo “look”, de bailarina!
Fornecedores:
Decoração: Anfitriã por Priscilla e Marina
Bolo: Cakery de São Paulo
Doces: Zuly doces de São Paulo
Lembrancinhas, forminhas, bisnaga de brigadeiro, confete, água e Kit Kat personalizados: Puro Fricote  purofricote@uol.com.br 
Buffet: Perfeita Assim (18) 9797-6705
Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#decor#festas#inspiração#petit

Festa sem tema, como antigamente

Adoro festas de crianças que não tem um “tema” específico, nos remete as festas do passado, da nossa infância. Quando recebi essas fotos de uma leitora, me deu vontade de dividir com vocês pois ficou linda, lúdica e diferente ao mesmo tempo.
O tema utilizado nesta festa infantil fugiu do convencional já que a empresa responsável pela decoração trabalha com uma produção exclusiva de bonecas chamadas Tildas, uma marca norueguesa de
artesanato caracterizada por personagens cômicos ou ingênuos, em forma de
bonecas ou animais. Além das bonecas, também foi explorado
elementos bucólicos como a gaiola e os pássaros em tecido já que a festa foi
realizada em uma fazenda.
 Além das lembrancinhas
infantis para meninos e meninas também foi desenvolvido s uma lembrancinha especial
para a família: uma caixa personalizada com aromatizador de ambientes,
bem-casados, 1 coração bordado em patchwork e uma latinha muito fofa com
sabonetinhos cheirosos. E para fechar com chave de ouro o bolo foi
feito em formato
de gaiola com a aplicação dos mesmos pássaros da decoração em tecido para
ressaltar o lúdico acima de tudo. Confiram:

Créditos:

Decoração: La Festanza por Karina Baueb

Local: Fazenda Rancho Alto/ Porto
Velho – RO
Personalizados e Lembrancinhas: Unica Design
Bem-casados:
Conceição bem-casados
Doces e Bolo: Ana Claudia Bonfante
Buffet: Canapé
com Arte (Marita Moura)
Fotos: Lincoln Miranda
Produção Bonecas: Loanda
Carrazzone
Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#decor#festas#petit

Organizando um jantar para Isabelle Tuchband em casa

Quem me acompanha no Instagran (@blogaskmi) viu que semana passada eu e a Mariah (@blogdamariah) fizemos um jantar em casa em homenagem a top pintora/artista plástica Isabelle Tuchband. Ela, além de super simpática e talentosa, faz “parte” da história do nosso casamento pois foi a responsável pelas lembranças que demos para nossos padrinhos: um vaso pintado a mão com o tema AMOR.

Quando a ideia surgiu e começamos a pensar no jantar, fiz uma lista para me ajudar:

1. Quantos convidados e como seria o convite? (impresso ou enviados por e-mail)
2. Qual seria o buffet e o tipo de comida. Seria à francesa ou montaria os pratos na mesa de jantar?

3. Quem faria a produção e a decoração?

4. As flores ficariam aos cuidados de qual profissional e como seriam?

5. Seria necessário empresa de vallet?

6. Quem me ajudaria na recepção já que nem todas as pessoas que estariam no jantar eu conheceria pois a Isabelle também convidou alguns amigos ?
Quando você vai oferecer um jantar a alguém, deve focar todos os detalhes da recepção nessa pessoa ou seja, o jantar teria que ficar “a cara” da Isabelle, com toques de sua personalidade e também um pouco da minha e da Mariah. Estudando suas obras e pensando em seu estilo, optei por flores e comidas mais modernas, coloridas e ao mesmo tempo sofisticadas. Desse contexto, escolhi os profissionais que me ajudariam a  receber 80 pessoas em casa e fazer com que a homenageada- Isabelle- se sentisse especial e à vontade! Vejam como ficou:

O CONVITE:

Decidi enviar os convites por e-mail para facilitar. Mas eu queria um convite elaborado, diferente. Foi aí que me indicaram as meninas da Paper Out, site super bacana (comentei no blog esses dias atrás) de papelaria on line (aniversário, batizado, agradecimento, casamento etc) que o convite é apresentado de uma forma diferenciada: quando a pessoa clica para abrir, aparece o envelope com o nome do convidado, mostra ele abrindo, dando para ver até a textura do papel, acredita? Achei a ideia incrível e os convidados adoraram. Além disso, no site, você consegue controlar quem irá ou não ao evento, como se fosse um RSVP. Amei!

DECORAÇÃO:

A produção e decoração do jantar ficou por conta da top Deborah Doll, que conseguiu captar exatamemente o que eu queria. Já as flores ficou por conta de Giu Ranieri, famosa por seus lindos arranjos e bom gosto! Adoro essas duas profissionais e fazia muito tempo que eu queria fazer alguma coisa em casa com as 2! 

Geral da mesa: vasos altos, com orquídeas em tons amarelo, vermelho, marrom, além de muito verde!! Todos os vasos da mesa de jantar ficaram sob livros de artistas focados no universo da arte e moda, tudo a ver com a ideia do jantar!

 Vasos com flores by Giu Ranieri, que ficaram espalhados pela sala de visitas. Mantive a decoração da minha casa, com os mesmos vasos que uso diariamente. Não curto quando a anfitriã transforma a casa para receber, fica muito impessoal e fake!

Esses quadros acima, de autoria da Isabelle, foram presentes de casamento (o primeiro, ganhamos da Marcela minha irmã). Destaque para a cômoda da entrada de casa, com vaso pintado por ela também.

 

O BUFFET:

Sem palavras para agradecer o serviço impecável do Renato Aguiar, que começou sua trajetória no interior, Ribeirão Preto e hoje, arrasa nas festas e casamentos em todo o Brasil. Ele criou um cardápio moderno e sofisticado, tudo a ver com a homenageada! Vejam:

Analisando o cardápio, optamos por servir Mumm Rosé, que além de tudo, é super aconselhável em uma festa que grande parte do público são mulheres. Também servimos whisky e vinho Merlot (que super combinava com o cardápio, especialmente o pato que foi servido).

A HOMENAGEADA E CONVIDADOS:

 Isabelle, linda com a super amiga e também famosa pintora, Verena (loira).
 1. Eu e Mah; 2. Alice Ferraz (que Trouxe toda as meninas da F Hits para o jantar) e Mah; 3. Flávia Alessandra (linda, simpática e fofa); Luciana e Stella (estilistas e sócias da Thelure); eu; Mah e Marcela (linda, de vestido coral).

 As mulheres da família: meus amores!!

A Flávia AMA blogs! Veio a convite do blog da Mariah, que ela diz ler diariamente! Muito fofa!
Aqui com as queridas Márcia Costa e Deborah Doll, que me ajudaram super no evento! A Márcia é responsável pelo Bespokelife, o melhor Concierge de SP (facilita muitooo a  vida), que no jantar providenciou uma hostess para me ajudar a receber os convidados e controlar a lista. Mulheres mega profissionais e na ativa!

Ah, também decidi contratar uma empresa de serviço de vallet. Hoje em dia, em SP, não dá mais para arriscar tamanha a violência que estamos vendo, certo? O serviço  da Rede Park é impecável, com seguro total. Pedi para eles colocarem no carro essa água criada especialmente para o evento pela Carol da Puro Fricote! Ameiii o cartão, vejam:


Quem quiser ver mais fotos do jantar, acesse os sites que fizeram uma linda cobertura do jantar:

SITE RG

CIRCOLARE

MAKE FOR

FOTOS: João Sal

Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#festas#looks