Semana passada assisti a uma palestra da Terapeuta Familiar Dora Porto onde o tema era: Educação Infantil. Um assunto mega polêmico, que gera grandes divergências entre mães, pedagogos, psicólogos, pais e por aí vai… Acredito que o casal – mesmo quando separados – precisa estar alinhado quanto a maneira que deseja criar seus filhos, sendo os conceitos de educação o principal elemento.
Nesse bate papo, ela abordou a educação positiva, que confesso nunca ter ouvido falar. Mas o que seria? Nada melhor que um exemplo para definir conceitos novos, certo? Imagine a seguinte situação: Você chega em casa do trabalho, num dia chuvoso e frio e seu filho vai te receber já tomado banho, cheiroso, cabelo molhado mas todo despenteado. Qual a reação que você teria? Acredito que grande parte das mães diria: “Filho, você não secou o cabelo? Está com ele todo molhado, nesse frio?”.
Que tal, ao invés disso, você dizer “Que menino mais cheiroso, que delícia, a mamãe estava com muitas saudades… Mas acho que faltou uma coisa, né? Quem vai chegar primeiro ao quarto para secar o cabelooo?? Euuu..” E aí você sai “correndo” junto com ele e a situação fica bem mais leve, mais harmônica e feliz!!
Isso é educar de forma positiva, sem falar muitos NÃOS, sem repreender toda hora, por qualquer coisa: “Não faça isso, cuidado com aquilo, vai ficar de castigo….” Calma!! Esse método não quer dizer que não devemos impor limites, parar de dizer não, ser uma mãe light……NÃO! Significa saber o momento certo de dizer não, a maneira correta de dar bronca, saber reconhecer mesmo o “pouco” que seu filho fez naquele dia.
Outro exemplo que me chamou a atenção: quando a mãe pede para o filho organizar a bagunça do quarto, guardar os brinquedos, saiba valorizar e reconhecer o “pouco” que ele guardou, nem que seja apenas 1 único brinquedo… pode ser algo pequeno para você, mas para ele foi grande, ele espera um reconhecimento.
Disso, podemos concluir que a educação positiva é a utilização de formas educativas que não utilizam a violência física e psicológica e que promovem o desenvolvimento físico, emocional e social dos filhos de forma saudável e participativa.
Algo também que me chamou bastante atenção foi o fato da mãe “tentar” – pois nem sempre conseguimos – estar presente em momentos como banho, hora de dormir, comer…. na idade até 4 anos, são essas horas que eles aprendem com nossos exemplos, conversas e desenvolvem uma ligação ainda maior com os pais! Aqui, tente ser criativo, brincar com a imaginação da criança: vista uma fantasia, faça de uma caixa de papelão um lindo castelo, brinque de elementos imaginários e se esforce para ter momentos de felicidade e troca, lembrando que a qualidade aqui vale mais que a quantidade.
Claro que não é uma tarefa fácil, mas depois dessa palestra comecei a questionar e refletir sobre meu dia a dia com minha filha, me esforçando a cada dia para conseguir aderir a esse método, que promete ajudar na auto-estima da criança, quando ela crescer! Eu acredito, e já estou implementando aqui em casa. Uma coisa que eu já fazia, mesmo sem saber, é usar muito a criatividade, pareço doida às vezes….risos
Por fim, a última dica da Dora: Na hora de dormir priorize apenas as coisas boas do seu filho, do dia que ele teve… nada de lembrar de episódios de birras, malcriações que ele tenha feito, esse não é o momento! O ideal aqui é você dizer o quanto o AMA e o admira!!
E a tal da culpa da mãe? (falta de tempo, stress do dia a dia)… Diminua o volume e quando ela vir, comece a pensar em outras coisas, não a deixe dominar seus pensamentos.
Princípios da educação positiva:
Amor incondicional;
Conhecer os princípios do comportamento adequado;
Conhecer o desenvolvimento de uma criança;
Autoconhecimento;
Comunicação positiva;
Envolvimento;
Usar consequências positivas, reforçar, elogiar, valorizar;
Apresentar regras;
Ser consistente;
Não usar punição corporal, mas efeitos lógicos;
Ser um modelo moral;
Educar para a autonomia.
Quero saber, alguém aqui já “pratica” esse método de educação?
ESCRITO POR Marina Xandó
Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

