Se existe um lugar no Brasil que eu queria conhecer há muito tempo, ele se chama Kurotel. Para quem não sabe ele é considerado o melhor SPA do País e também está entre os 10 melhores do mundo. O Kurotel é localizado em Gramado e desde 1982 buscam auxiliar as pessoas a viverem de forma saudável, por mais tempo e com mais alegria, através de alimentação saudável, prática de exercícios físicos, equilíbrio emocional, hidroterapia e fitoterapia. O SPA conta com oito programas super especiais voltados pra cada tipo de necessidade, são eles: emagrecimento, controle de estresse, memória, longevidade saudável, antitabagismo, pré-operatório, pós câncer e kinder Kur (programa para mamães e bebês). Pra conseguir aproveitar ao máximo tudo o que o Kur tem para oferecer, eles recomendam pelo menos uma estadia de 7 dias, e pelo o que já pude vivenciar por aqui, vale super a pena cada minuto.
A minha mãe tem o hábito de vir pra cá pelo menos 1 vez ao ano, então desde que eu me entendo por gente eu escuto ela falar como o Kur promove uma verdadeira transformação na vida da pessoa – tanto na alimentação, como também no relaxamento, estética e até mesmo na forma de enxergar a vida – porque ele oferece um tratamento anti-stress.
Desde que me casei e que a Maria Victória nasceu, eu nunca tinha tirado uns dias só pra mim, por isso decidi reservar esses 6 dias pra cuidar do meu corpo, da minha mente e da minha alma e tenho certeza que fiz a coisa certa. Estou aqui há quase 72 horas, cheguei no sábado (dia 14)! E, apesar de já saber que era maravilhoso, este lugar me surpreendeu e já superou minhas expectativas. No total são 35 apartamentos e eu estou hospedada na suíte “TOP” (me deram um up grande! oba!) , que é localizada em um ambiente mais reservado, são quatro unidades e elas tem uma ala de massagem particular. Não tinha como ser mais perfeito.
Confesso que estava um pouco apreensiva de passar todos esses dias sozinha e de não me adaptar ao cardápio, mesmo porque a minha alimentação não é das melhores (esse é um dos principais motivos de eu estar aqui), mas pelo pouco tempo já percebi que é impossível se sentir sozinha! Primeiro porque temos uma agenda repleta de atividades que vão desde massagens, consultas médicas (dermatologista, clínico geral, cardiologista e medicina esportiva), nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e vários outros profissionais dependendo da necessidade de cada pessoa.
Eu sempre fui muito magrinha, mas percebi que depois que a Vivi nasceu meu corpo mudou. Meu quadril aumentou um pouco e com o DIU + stress do dia a dia, eu acabei engordando um pouquinho. Meu peso ideal é 52 kg e eu estou com 54kg. Esses dois quilos em excesso, por eu ter uma estatura baixa, acaba fazendo bastante diferença. Por isso, meu foco é tentar elimina-los, melhorar a massa magra e também aproveitar o programa anti-stress, que prevê algumas atividades com o relaxamento profundo e tem tido resultados muito positivos aqui no Kurotel.
O que mais me surpreendeu é que eu tinha certeza que ia ficar com muita fome: eu gosto de carboidrato e estou tentando eliminá-lo aos poucos, mas depois da minha consulta com a nutricionista daqui pude aprender coisas que nenhum médico tinha me mostrado antes. Uma das propostas do Kur é que não tem que haver um sofrimento para emagrecer, o nosso cardápio diário não precisa nos deixar tristes ou insatisfeitas, pelo contrário, temos que respeitar o nosso corpo e nossos limites. Um exemplo básico, e que já aconteceu comigo, é que eu não gosto de Whey e já fui em vários nutricionistas que tentavam coloca-lo na minha dieta de qualquer jeito, por ser uma proteína que ajuda a ganhar musculatura mais fácil. Porém eu nunca consegui me adaptar e ela me explicou que existem maneiras de consumir essa proteína que não me obrigam necessariamente a tomar Whey e isso me deixou muito feliz e aliviada. Apesar de eu estar fazendo a dieta com o menor índice calórico de 800 kcal/dia (por escolha minha), ela não é muito restritiva, pelo contrário, por enquanto estou super bem e não passei fome até agora, mesmo porque temos várias porções durante um dia: o café da manhã, o lanche da manhã, o almoço, o chá da tarde, um lanche antes do jantar, o jantar e depois a ceia, então o que eles pregam são várias refeições em menor quantidade e com alto teor nutritivo.
Aqui eles respeitam o costume alimentar que já temos, por exemplo eu tenho um paladar super infantil e não gosto de alguns tipos de legumes, sopa, quinoa, etc. Então eles não te “forçam” a comer o que você não gosta, mas sim procuram substituir esses alimentos por algo do nosso gosto.
Porém tem duas coisas que eu estranhei muito: a primeira é que não se toma liquido durante as refeições, algo que eu faço com muita frequência – eu chego a tomar pelo menos 2 copos de água durante o almoço – além disso na dieta que eu estou fazendo não se usa azeite e nem sal, mas eu aprendi uns substitutivos, que inclusive eu quero levar pra minha vida: o azeite balsâmico + semente de mostarda moída e o sal rosa do Himalaia.
Por aqui eles nos estimulam a dormir e a acordar mais cedo, o que é totalmente fora da minha rotina, mas como eu já estou indo pra minha terceira noite já senti uma grande diferença. Eu acordo mais disposta, o dia rende mais e desde que cheguei, eu não liguei a televisão. Algo inacreditável porque eu tenho o hábito de dormir assistindo o jornal da Globo e mexendo no Instagram, era como se fosse um ritual pra mim. Outro estímulo que eles oferecem por aqui é fazer com que as pessoas fiquem menos online, apesar do wifi ser liberado, eles nos mostram estudos que comprovam os déficits para a saúde após mexer diariamente por muito tempo no celular: problemas como dor de cabeça e até mesmo dores na coluna por conta da postura que ficamos na hora de olhar as redes sociais, costumam aparecer.
No meu segundo dia acabei conhecendo algumas pessoas, o que foi muito bom, porque assim não precisei fazer minhas refeições sozinha e o mais interessante é que existem perfis diferenciados como: homens, mulheres, famílias, pessoas que vem somente para desestressar ou apenas para emagrecer e até mesmo pessoas que vão fazer o programa pós câncer.
Domingo foi dia de estação das águas, onde fiquei por 20 minutos em uma piscina aquecida de ozônio com jatos e corrente de água, depois fiquei mais 10 minutos em uma banheira aquecida com sais, em seguida 15 minutos de banho de lodo que revitaliza a pele, depois banho de gelo e por fim uma ducha de espuma de uvas. Vocês não tem noção o quanto é maravilhoso!
Como eu não sou boba nem nada, o que eu mais estou amando, são as massagens e os procedimentos estéticos. Quem me conhece sabe que eu sou viciada, então estar aqui está sendo um paraíso pra mim. Rs. Eu também estou descobrindo novos métodos de terapias, estou louca pra fazer uma massagem a base de oléos quentes na testa onde é considerado o terceiro olho do corpo – um tipo de massagem que eu sempre quis fazer e nunca tinha encontrado um lugar para realiza-la.
O que eu achei muito interessante é que no domingo, que foi meu primeiro dia, eu passei por um olhar clínico muito forte, pude perceber que a equipe médica é maravilhosa e treinada, com especialização mundo a fora. Eles tratam cada caso e pessoa de uma maneira diferente e sabendo quais são suas reais necessidades, sem comparações e pressões.
Apesar de ser uma agenda intensa, os períodos de atividades são bem divididos: a parte da manhã é mais focado em fitness e em exercícios no geral, como academia, yoga, dança, meditação e fisioterapia. Já a tarde é mais focada em massagens, tratamentos estéticos, relaxamentos e tratamentos anti-stress. Tudo o que eu mais amo!
Estou adorando cada segundo por aqui, fiquem ligadas nos próximos posts porque ainda tenho alguns dias e vou tentar passar algumas dicas dos médicos focados em saúde e também algumas receitas deliciosas e nutritivas.
Fotos: Ask Mi e Internet
ESCRITO POR Marina Xandó
Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.