Quando a MV completou 2 anos, a levei na dentista, uma idade super legal para começar a cuidar dos dentinhos com a ajuda de um profissional especializado, certo? Antes disso, eu fazia a higiene de acordo com o que a pediatra explicava. A dentista me pediu para ir tirando as mamadeiras aos poucos e ir substituindo-as por copos. Não é fácil substituir a mamadeira da noite, confesso que ainda não consegui, mas durante o dia ela só usa os copinhos.
Uma técnica que vi no site babycenter e estou usando é usar uma mamadeira só com água para antes dela deitar, para que o leite não fique acumulado na boca durante a noite toda. Mas essa mudança deve ser feita aos poucos, para que a criança não fique muito brava na hora em que receber água em lugar do leite. Primeiro eu dou o leite, depois escovo o dente e, por fim, ofereço a mamadeira (com água) para ela dormir. Tem dias que funciona e dias que não!!
Os especialistas dizem que o indicado é ir apresentando o copo ao bebê quando ele tiver 6 ou 7 meses, para tomar água ou suco, por exemplo. Essa introdução pode ser feita com copinhos com tampa. Há crianças que não “captam” muito bem como a coisa funciona. Não tem problema. Espere mais algumas semanas ou até meses e tente de novo. As crianças tendem a querer imitar os adultos ou amiguinhos e irmãos mais velhos. Uma coisa que me ajudou muitooo foi a escola, quando a MV começou a ver algumas crianças usando os copinhos! A partir de então, adorou a ideia!
Hoje, vou mostrar alguns modelos de copos para as crianças que estão nessa fase, bem como dicas para ensinar a usá-los:
– Deixe a mamadeira apenas para o leite puro, e estabeleça para o seu filho a regra de que todos os outros tipos de líquido (suco, água, chá, leite com sabor) têm de ser tomados no copo.
– Experimente garrafinhas esportivas. Existem até versões de alumínio que mantêm os líquidos sempre frescos.
– Faça experiências com vários tipos e marcas de copos, até achar aquele de que seu filho mais gosta. Vale até levá-lo ao supermercado ou à loja para escolher um – talvez ele fique mais entusiasmado.
– Molhe o bico do copo com o líquido para que a criança sinta o gosto e perceba que ele está ali.
– Use o copinho na frente do seu filho para dar o exemplo, e incentive-o a copiá-la.
– Se seu filho está relutando em usar o copinho de treinamento, procure um que tenha o bico mais macio. Quando ele se acostumar a esse, você pode passar para os tradicionais.
Dica para ensinar a usar o canudinho: Bebês podem aprender a chupar pelo canudinho antes de completar 1 ano. Deixe bem claro para a criança que, no caso do canudo, o copo não deve ser entornado para que o líquido saia. Para copos com canudos, comece mostrando os sucos de caixinha que vem com canudinhos. Para aprender a sugar, coloque o canudinho na boca da criança e aperte levemente a parte de baixo da caixinha, fazendo com que o suco suba no canudinho. A MV aprendeu assim e desde então adora!
Os modelos de copos e garrafinhas que mais gosto são:
Esse modelo de copo é interessante, pois ele é anti-respingo e fácil de segurar. O da foto é da marca Avent.
Conhecido como copo da transição, esse modelo da marca MAM é um dos meus preferidos.
Indicado para crianças acima de 2 anos, é uma ótima pedida para passeios nos parques e viagens, pois possui um sistema anti vazamento e é BPA free! Da marca Munchkin.
Também conhecido como copo treinamento, ele promete conservar o líquido fresquinho, ajudar na transição das mamadeiras para os copos, além de possuir alças fáceis de segurar. É da marca Munchkin.
Essas garrafas de alumínio da renomada marca suiça SIGG SWITZERLAND é pura diversão para a criançada. A linha acompanha o crescimento dos pequenos com opções que vão do baby kids (0,3l) ao kids (0,4l), juniors (0,4l), teenies girls & boys (0,6l) e generations (0,6l e 1, 0l). Os desenhos fazem a festa dos pimpolhos.
O Copo Orelha Minnie é indispensável para as crianças terem um pouco mais de independência e segurança para ingerir líquidos, depois que já ficarem adaptadas ao uso do canudo. Tem a opção do Mickey também, veja:
Mamães de plantão, me contem como foi essa transição da mamadeira para o copo please?!
OBS: A MV foi com essa idade ao dentista (entre 18 a 24 meses) seguindo recomendação da pediatra. Antes disso, ela sempre me explicava como limpar os dentinhos com gaze e a escovação, o que eu fazia sempre. Há divergências sobre a idade correta para levar a criança ao dentista pela primeira vez, logo, siga o que o pediatra recomendar ou que você, como mãe, entender ser o melhor para seu filho.
Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.