Uma leitora querida, a Cinthia, nos enviou dicas quentíssimas para quem está planejando uma viagem para o Chile com filhos. Ela trabalhava em uma multinacional no Rio de Janeiro quando foi surpreendida com um convite inesperado do marido de ir morar no Chile por um ano, grudada na pequena filha do casal, conhecendo uma nova cultura e descobrindo lindos lugares. Ela topou! E disso ela criou um blog super bacana, com relatos dessa experiência que ainda não acabou. Papel e caneta na mão, anotem as dicas:
O Chile tem uma grande diversidade de programas para crianças e pais curtirem juntos: deserto, neve, campo, praia …tudo a poucas horas de vôo de São Paulo e Rio.
Como estou morando com minha família aqui este ano, tenho descoberto lugares incríveis, que comecei a dividir com os amigos brasileños no blog http://chileparacriancas.blogspot.com/.
Reuni, especialmente para ASK MI, algumas dicas de SANTIAGO, destino certo de muitos brasileiros no Chile, e onde há muita diversão para os pequenos também. Lembrando que Santiago está em 1º lugar na lista feita pelo jornal The New York Times dos ’41 lugares para ir em 2011’.
Também não posso deixar de mencionar VIÑA DEL MAR, que fica muito pertinho (120km de Santiago) e é cheia de atrações para crianças. Vale programar um dia na ‘cidade jardim’, banhada pelo Oceano Pacífico.
A seguir, divido com vocês os programas favoritos da Sofia, minha pequena de 5 anos.
PASSEIOS:
· NEVE (julho a setembro): diversão garantida em Farellones, uma estação pequena, mais indicada para brincadeiras e agrada em cheio às crianças. Programa imbatível!
· MUSEO INTERACTIVO MIRADOR: é o museu mais visitado do Chile, onde se aprende mexendo em tudo.
· CERRO SAN CRISTÓBAL, ZOOLÓGICO E PARQUE METROPOLITANO: passeio clássico e obrigatório. Uma vista incrível da cidade e da Cordilheira! Um bondinho leva os visitantes lá para cima e já começa a diversão para a criançada. O zoológico é lindo e o maior parque da cidade é cheio de atrativos. Depois, é só descer e escolher entre os excelentes restaurantes na Calle Constituición.
· FANTASILANDIA, o maior parque de diversões de Santiago. Fica perto do Centro e tem a Kids’ Zone, área dedicada às crianças pequenas. É diversão garantida!
· CENTROS CULTURAIS: Palacio de la Moneda e Gabriela Mistral. O primeiro fica no sub-solo do palácio, que é a sede do governo, e sempre tem exposições interessantes e atividades legais para crianças. Já o segundo é modernérrimo e também cheio de coisas interessantes acontecendo ao mesmo tempo – está completando 1 ano agora e aparece na lista do New York Times como programa imperdível na cidade. Vale checar os sites de ambos para programar a visita.
· CENTRO HISTÓRICO: parte do ‘programa obrigatório’, com atrações como troca da guarda no Palacio de La Moneda, Plaza de Armas, Mercado Central,
· MUSEO DE LA MODA – também aparece na lista do New York Times, como um dos melhores do mundo. Tem o vestido de noiva da Lady Di, a jaqueta Sgt. Pepper’s do John Lennon, entre outros atrativos. A casa é linda! Fica em Vitacura.
RESTAURANTES
Santiago oferece uma infinidade de bons restaurantes. Aqui, uma pequena lista dos que já conferimos:
· COQUINARIA: um grande ‘mercado gourmet’, que também é restaurante e café e fica no sub-solo do badalado Hotel W. Comida deliciosa, ótimo serviço, tem cardápio infantil e, depois, é só se perder pelo mercado e descobrir chocolates, chás, massas, molhos, temperos, livros Av. Isidora Goynochea, 3000 – sub-solo – Las Condes.
· COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE – comida variada, tudo gostoso em um ambiente muito bonito. Recomendo o peixe com amêndoas e creme de espinafre.Calle Constituición, 88 –Bellavista
· CIUDAD VIEJA – em um ambiente descontraído, servem sanduíches gourmet deliciosos, os famosos ‘sánguches’ santiaguinos no pan amasado, um pão tipo caseiro. Calle Constituición, 92 – Bellavista
· AQUÍ ESTÁ COCO – restaurante do chef estrela chileno, Jorge Coco Pacheco. Casa imponente e com mega produção no ambiente, mas esperava mais da comida… Peixes e frutos do mar são o ponto forte. Fecha aos domingos e no meio da tarde. Calle La Concepción 236 – Providencia
· CASA LIGÚRIA – muito tradicional, onde se pode experimentar comida típica chilena. Super recomendo o pastel de choclo, prato típico, que leva milho e carne moída – atenção, pois pastel por aqui é bolo! São três casas; a principal fica na Av. Providencia, 1373.
COMPRAS
Chile não está longe de ser EUA em termos de preços, mas obviamente é bem mais barato que o Brasil. Só cuidado para não chegar já comprando tudo porque sempre se consegue achar preços melhores.
· LOJAS DE DEPARTAMENTO – as gigantes Paris, Ripley e Falabella estão por todos os lados! Oferecem a praticidade de se encontrar de tudo um pouco em um só lugar. Para se diferenciar, buscam ter algumas marcas exclusivas, como a infantil americana OshKosh B’Gosh e a feminina Basement, ambas na Falabella, Topshop, na Paris e Ripley tem uma feminina legal que é a Marquis. No geral, as roupas para crianças são fofas, já a moda feminina não me atrai tanto. Os itens para casa também são bem diferentes. Brinquedos ‘globais’ tipo Barbie, por exemplo, custam cerca de 40% menos que no Brasil.
· SHOPPING PARQUE ARAUCO – maior shopping center do país concentra todas as principais lojas, além de oferecer bons restaurantes (em uma agradável área ao ar livre) e opções de lazer para as crianças, como patinação no gelo. O Piso Diseño é bem legal, pois reúne as principais lojas de decoração. Boa notícia: GAP está abrindo este mês sua 1ª loja na América do Sul!!!
· CASA & IDEAS – trata-se de uma grande rede de itens transados para casa, com bom preço. Decoração, acessórios para cozinha, roupa de cama, enfim, muita coisa legal. Agora, a parte para crianças, Niño & Ideas, é de enlouquecer pelos brinquedos diferentes e cositas de decoração.
· SUPERMERCADOS – o meu grande achado para barganhas em roupas e tênis infantis. Coisas super fofas a preços muito mais baixos do que o das grandes lojas. Costumo comprar no LIDER, da rede Walmart.
· CENTRO – As ruas Merced e Lastarria, no Centro, são ótimas para isto, oferecendo moda alternativa e moderna. Uma loja muito legal é a HALL CENTRAL, que reúne novos designers chilenos – neste circuito, o ponto não é preço, mas a novidade.
· AV. ISIDORA GOYNOCHEA – também está dentro do esquema ‘caminhadas e descobertas’. PURA, Interdesign e Sarika Rodrik são algumas das dicas originais.
· AV. ALONSO DE CÓRDOVA – é a “Oscar Freire” de Santiago, com mega grifes, como Louis Vuitton, Hermés, Emporio Armani.
· PUEBLITO LOS DOMINICOS – se você quer levar presentinhos de artesanato local, vale a pena ir logo para este super espaço, que fica em Las Condes, e tem tudo típico chileno, alguns até em versão modernizada: pedra lápis lazuli, cobre, lã, tapeçaria.
HOTÉIS
Moramos em Viña del Mar e vamos com freqüência a Santiago. Já deu para testar várias localizações e tipos de hospedagem. O La Sebastiana, em Las Condes, é nosso favorito.
· FAMÍLIA: LA SEBASTIANA: Localização excelente. É um flat, com todas as comodidades de um hotel: arrumadeira, estacionamento e um ótimo café da manhã. Não tem room service, mas tem parceria com um restaurante próximo, caso precise pedir comida. Excelente custo-benefício. Calle San Sebastián, 2727 – Las Condes
· LUXO: HOTEL W: mais luxuoso e moderno da cidade.
· CHARME : THE AUBREY : Hotel boutique, no alternativo bairro Bellavista, aos pés do Cerro San Cristóbal. Instalado em um casarão antigo, é lindo e exclusivo, são apenas 15 quartos.
SUGESTÃO PARA UM DIA EM VIÑA DEL MAR COM CRIANÇAS:
Viña del Mar é uma cidade grande, quase totalmente urbana, não fosse a linda praia, com o pôr-do-sol estonteante no Oceano Pacífico.Normalmente, os brasileiros ficam apenas em Santiago e, no máximo, fazem um ‘bate e volta’ a Viña. Ainda que seja este o caso, afirmo que vale muito a pena, pois a diversão é garantida para os pequenos.
Minha sugestão para um dia legal com crianças em Viña Del Mar:
· Comece com um passeio de charrete ou victória, por aqui. Uma oportunidade de ter uma visão geral da cidade, ver os lindos jardins floridos da Ciudad Jardín e passar pelos principais pontos turísticos. As meninas se sentem as próprias Cinderelas!
· Termine o passeio na Plaza Colombia, ao lado do Cassino, onde o lindo parquinho colorido garante a diversão. Tudo tendo o Pacífico como pano de fundo!
· Pausa para almoço. Nosso favorito é tradicional restaurante italiano San Marco, na Avenida San Martín nº 597, bem pertinho da praça. Tem um delicioso bife à milanesa, bem fininho, entre as opções de platos para niños.
· Caminhando em frente, pela orla, tem mais diversão: a própria praia, mais parquinhos, feirinha de artesanato.
· Pôr-do-sol com sorvete Bravíssimo: continuem subindo pela orla e vão tropeçar em outros lindos parquinhos, o museu de canhões a céu aberto, e a sorveteria Bravíssimo. A dúvida cruel será decidir entre as opções infantis de ‘copas’: Princesa, Goleador, Abejita… Sofia gosta da Entreloca! Aí, é só apreciar o espetáculo que é o pôr-do-sol no mar.
Crédito da imagem: http://www.destinosdeviagem.com/os-lagos-chilenos-chile/
Thanks Cinthia e parabéns pela coragem! Adoraria receber do meu marido um convite desses… ( # fica a dica Victor..risos)
ESCRITO POR Marina Xandó
Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

