Sousplat

Todas as vezes que posto alguma mesa com sousplat recebo várias perguntas do tipo: para que serve, se deve combinar com as louças e por aí vai… Hoje vou falar um pouco sobre esse objeto que deixa a mesa ainda mais bonita e caprichada.
Mas o que é esse tal de sousplat? É um suporte para o prato, uma espécie de “prato maior” que o da refeição, medindo nas maioria das vezes cerca de 35 cm. Devem ser colocados na mesa antes mesmo dos convidados sentarem, sendo distribuídos em cada assento, sempre embaixo dos pratos. Conhecidos desde o século XIX, surgiu para evitar respingos nas toalhas de mesas. Além dessa função, ele também ajuda a marcar os lugares, além de evitar que os pratos deslizem na mesa.

Feitos em vários materiais, como prata, cristal, madeira, plástico, palha, espelho, madeira, hoje em dia as pessoas o usam até mesmo com jogos americanos, o que, pela etiqueta (clássica), recomenda-se não fazer. Posso falar? Eu faço! E não acho tão errado não pois existem jogos americanos tão lindos e elaborados, que merecem muito mais cuidado que algumas toalhas.
Não podemos negar que o sousplat é um charme “a mais” na produção da mesa. O importante é combinar com a decoração e ter a certeza que o sousplat escolhido é do tamanho certo para a louça que será usada, senão, ele perde a funcionalidade. Outra observação importante é que ele deve ser retirado antes de servir a sobremesa, sempre!
Selecionei alguns modelos que gosto para vcs se inspirarem:

Os sousplat de rafta são uma ótima pedida para almoços informais, especialmente para churrascos. Super práticos, algumas pessoas utilizam esse tipo de sousplat sem toalhas ou jogo americano. Nestes casos, fique atenta apenas para que ele não fique “sambando” na mesa, o que é bem feio.

Os de prata são os mais chiques, ideais para casamentos, noivados, jantares e almoços informais. Acho lindo, mas o preço é bem salgado. Se você, assim como eu, não tem esse tipo em casa, não se preocupe, caso queria fazer um jantar mais elaborado eles podem ser alugados em casas especializadas em artigos de festas.

Esse é o modelo que tenho em casa: estilo ouro envelhecido. O material? Plástico, que tal?
Esse é minha paixão, por isso coloquei aqui (alô Tânia Bulhões..rs)…amo essa louça!  Alguns aparelhos de jantar têm essa opção de sousplat da mesma linha: adoro!
Os de cerâmica também são lindos e versátil, deixam a mesa linda


Esse sousplat de cristal incolor é um coringa: vc pode usá-lo desde um almoço até um jantar mais elaborado, além de combinar com vários tipos de louças. Existem os coloridos também, desse mesmo material e formato.

Gente, olha como um sousplat faz “toda” diferença em uma mesa:

 fonte: Blog Anfitriã (amo!)

fonte: Blog Anfitriã
Fonte: blog Amici per Amici (da minha amiga Lê)

Se vocês me perguntarem qual sousplat vale a pena investir, eu respondo: um transparente, de vidro ou cristal. Com ele você consegue montar mesas lindas, como as fotos do blog Anfitriã que postei acima.


 

Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#decor