Dicas de organização de armários by Ingrid Lisboa

Hoje a dica é das boas e uma das dúvidas que mais recebo através do correio ASK MI: Como organizar melhor meu guarda roupa e das crianças? Convenhamos, não é possível administrar uma casa como se fosse um museu, com tudo organizado e catalogado, mas manter a ordem pode fazer toda a diferença. Realmente não é uma tarefa fácil, pois nem sempre temos o espaço que gostaríamos de ter em casa e nos quartos. Também esquecemos de fazer uma limpeza a cada 6 meses para tirar as peças que não usamos mais.

Para fazer um post bemmm completo e com conteúdo funcional, nada como acompanhar uma profissional no assunto em um dia de arrumação de closets, certo? Para isso, passei um dia todo com a home organizer e expert no assunto,  Ingrid Lisboa, que já gravou vários vídeos de organização aqui para nós. Vejam as fotos do que rolou nesse nosso dia de “faxina de armários” e os comentários da Ingrid: 

Armários da filha de 2 anos:

“Meu maior desafio era resolver os problemas dos sapatos da filha, que estavam num canto de dificílimo acesso e estavam ficando amassados, pois não havia espaço para todos eles. Optamos pelos cestos plásticos porque são práticos, com ótimo custo benefício.
Também trocamos os cabides para dar uniformidade ao armário e acomodar todas as peças de cabide que a bebê tem”. Vejam:

Reparei que o armário estava bem desorganizado, sem uma seleção de cores, misturando roupas de calor com as de frio e ainda com a parte de baixo bem “bagunçadinha” pois, segundo a mãe, eles tinham se mudado há pouco tempo e não tinha tido tempo de deixar em ordem como gostaria. Mas olha só o resultado, ficou muito bom….parecia outro quarto:

Armários da mamãe:





“Como a moradora havia saído de um armário muito maior para outro menor, precisou fazer bastante descarte para poder caber todas as peças. Claro que a organização otimiza os espaços, mas não conseguimos criar espaços…rs Por isso o descarte dela foi fundamental.
Além de fazer caber tudo o que ela tinha, nosso outro desafio eram as bolsas pequenas e de festa, que decidimos organizar em organizadores de acrílico, que fizeram com que elas ficassem “ de pé” nas prateleiras rasas que ela tem no fundo do closet”. Vejam:

O problema aqui, na minha opinião, era a quantidade de peças x capacidade dos armários, que não eram grandes. Apesar de ela ter um closet pequeno, que deixa as roupas a vista e facilita bastante a organização, era necessário tirar peças que ela já não usava mais. Após esse conselho da Ingrid, tudo foi facilitado e começando a se encaixar. Ao final, a dona desse armário maravilhoso, disse que se sentiu aliviada e amou o resultado. Vejam:

Anotei algumas dicas e técnicas que a Ingrid usou:

 
1. Antes de qualquer coisa, faça um descarte para diminuir a quantidade de roupas que vc tem, especialmente aquelas que não usa há anos.

2. Coloque as peças de inverno na prateleira mais alta (caso não esteja inverno). Quando a estação mudar, deixe no lugar biquines e itens para o calor.

3. Escolha cabides do mesmo material e de várias espessuras para aguentar qualquer peso.

4. Etiquete gavetas e prateleiras para não errar na hora de guardar.

5. Itens de organização como: caixas,  organizadores de acrílico (para bolsas pequenas, maquiagens, cintos, bijuterias), cestinhas para guardar sapatos de crianças são sempre bem vindos e dão um resultado excelente na organização.

6. Caso o armário das crianças esteja pequeno, verifique se é possível mudar os cabides. Muitas mães -especialmente as de meninas – compram aqueles cabides forrados, mais “gordinhos”. Experimente trocá-los pelos de acrílico, mais tradicional e veja o resultado: caberão muito mais peças, principalmente vestidos.

7.  Um armário bem organizado deve permitir que você visualize rapidamente todas as peças e possíveis combinações entre elas.

8. Evite empilhar grande quantidade de roupas em gavetas, pois geralmente só utilizamos as peças que estão por cima. Caso você tenha pouco espaço e precise empilhar, habitue-se a colocar as peças recém passadas embaixo das que já estiverem nas gavetas.

 9. Caso guarde seus sapatos em caixas, tire uma foto de cada par e cole na lateral da caixa. Assim você evita ter de abrir a caixa para ver que par está dentro e economiza tempo.

10. Viver em um ambiente organizado e harmônico é qualidade de vida! Pense nisso!

Eu AMEIII o resultado!! E vcs?? Quem mora em SP ou interior do estado, super indico o trabalho da Ingrid, ela é mega profissional, rápida e entende tudo de organização de casa! Ah!! Além disso, ela também dá cursos e palestras no Brasil todo, acessem o site para conferir as datas e temas!
Contato: Ingrid Lisboa       e-mail:  ingridlisboa@uol.com.br    tel: (11)  99986-3320





Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#dicas úteis