Nesta última vez que fomos nas férias dezembro/janeiro, estava frio, alguns dias chovendo, logo, as crianças saiam de casa com casaco, luva, gorro e mesmo assim amaram a viagem! O inverno limita um pouco os passeios, Giverny (casa do Monet), Parc Asterix, são alguns dos lugares que não abrem neste período. Mas a cidade continua linda (talvez mais ainda) e tínhamos várias outras opções. No verão, mais precisamente nas férias de julho, a programação é bem intensa, apesar do calor, mas as 2 experiências são válidas e são incríveis.
Eu pesquiso bastante antes de viajar, vejo toda programação, o site da Fnac francesa (www.fnac.com) é ótimo, eles vendem os ingressos para parques, shows, etc. Além disso, lá tem muita informação de atrações na cidade. E depois de pesquisar e decidir alguns lugares eu envolvo as crianças no assunto. Mostro nos sites, compro livros, conversamos sobre os lugares, enfim, eu aguço a curiosidade deles e eles ficam malucos. Durante a viagem, em cada passeio, eles estão empolgados. E isto vai desde os parques até exposições em museus. Vou relatar para vocês alguns passeios que fiz:
* Jardin des Plantes / Le Museum National D’ Histoire Naturelle (www.mnhn.fr): programa para inverno e verão. Este museu fica no Jardin des Plantes, que é lindo! Nele vc tem muitas opções, tem um mini zoo e várias galerias. A Galeria da Evolução é incrível, todos os animais, marinhos, terrestres, aves, informações sobre a biodiversidade. E lá dentro tem a Galerie de Enfants com atividades para os pequenos. Tem ainda a galeria da anatomia, que as crianças amam. Fiquem atentas quanto a programação, que muda constantemente.
* Aquarium de Paris: eles sempre curtem um aquário. Este fica no Trocadero, portanto perto da torre Eiffel, então sempre esticamos para lá. É muito bem montado, com uma boa variedade, mas não é grande.
* Jardin du Luxembourg: sou apaixonada e as crianças também. O “parquinho” é sensacional, grande, com muitos brinquedos. Vc paga para entrar (algo em torno de €2) e vale para o dia todo. Tem uma pequena lanchonete e banheiro. Se deixar eles dormem lá, não querem sair nunca! No inverno saímos do parquinho e caminhamos muito, as crianças correm, vão até o laguinho ver os patos, as esculturas, perguntam sobre cada uma delas (e dá-lhe Google depois), admiram o castelo, vivem uma liberdade maravilhosa. No verão fazemos picnic: vamos ao marche bio – feira de produtos orgânicos – em St Germain des Pres e que acontece aos domingos, compramos os produtos e vamos direto para o parque (no site www.marche-bio.org tem a programação das feiras bio em Paris). É uma curtição, eles adoram fazer a compra do picnic. No parque tem os gramados destinados a isso, ficam em frente ao lago principal. É lindo e delicioso, passamos o dia lá. E tem todos os outros parques e praças para fazer isto, Tulleries, etc. Você só precisa se equipar um pouco, uma boa toalha, bolsa térmica, pratinhos, faca, etc. O legal é que as feiras são imensas, com uma variedade imensa de frutas, queijos, bolos, frios, brownies fresquinhos, é bom demais!
* Musee D’Orsay e L’Orangerie: levei-os nesses museus por serem menores e por ter muito impressionista. O D’Orsay foi uma estação de trem, outra paixão do meu filho, então contei toda a história do museu e lá dentro, o ritmo foi dele. Algumas obras chamavam atenção, outras não e assim foi. Ele amou os trabalhos em madeira, marchetaria e ela, as esculturas. No andar dos impressionistas, eles falaram das “pinturas borradas” e adoraram descobrir que quanto mais longe do quadro, mais nítida ficava a imagem da pintura. São novas descobertas. Fizemos 2 andares. No L’Orangerie, tínhamos ido dias antes a Giverny, na casa do Monet, e aí foi muito legal eles verem a pintura do que eles tinham visto ao vivo e a cores (Le Ninfee). Outra experiência marcante.
* Giverny: este é um passeio que fecha no inverno. O Rafael teve no 1º semestre da escola, Monet como referência para os trabalhos de arte. Então para ele, estar na casa do Monet, ver as water lilies, japanese bridge, ao vivo foi maravilhoso. Dei a máquina na mão dele e ele saiu fotografando tudo, empolgado. E a Luiza curtiu junto, o lugar é lindo, um paraíso e ela ia junto com o irmão nas suas descobertas. Como estava com as crianças, minha mãe (que já tem 83 anos) e minha irmã, contratei um motorista para nos levar.
* Bateuax: o passeio pelo Sena é sempre divertido para nós, e as crianças adoram. No inverno, dependendo do vento, fica bem frio. Costumo pegar o barco que sai da Pont Neuf, Vedettes du Pont Neuf. Compro os tickets antes pela internet, geralmente sai €5 mais barato por Ingresso (www.vedettesdupontneuf.com.br
* Montmartre: adoro ir com as crianças. O astral do lugar é incrível, e a Basilique du Sacre-Coeur é linda demais. Também conto a história da igreja, do lugar que era frequentado por grandes escritores e assim vai. Tem uma boa Galeria de Arte, a Galerie Montmartre, que fica na praça principal onde tem a feirinha. E perto desta galeria tem um restaurante gostoso para almoçar com eles, o Chez Plumeau.
* Cites des Sciences: este lugar é um paraíso para as crianças. Tem várias atividades e todas elas são divididas por idade. Os meus se encaixam nas atividades da Cite des Enfants, idade de 2-7 anos. Vc chega, compra os bilhetes e espera o horário do seu grupo. Tem várias salas: “Je me Decouvre” onde tem vídeos com desenho de um casal com a mulher grávida, e conforme vc vai clicando a família vai aumentando, a criança vai crescendo e assim vai. São 5 salas no total. Em “J’experimente”, as atividades são com água, eles descobrem como fazer uma represa, um redemoinho girar. Em “Tous Ensemble” eles simulam uma área de construção, colocam capacete, colete e vão construir uma casa.
* Disney: a Disney de Paris para nós é suficiente. Ela tem 2 parques, Walt Disney Studios e Disneyland que é Magic Kingdom menor. Eles curtem muito. Vamos de RER o que já é um passeio.
* Parc Asterix: ainda não fui, mas apresentei o personagem para as crianças antes da viagem (comprei um DVD, desenho do Asterix) e eles amaram! Acabamos não conseguindo ir, mas está na programação do próximo verão (fecha no inverno).
* Exposições: desta vez os levei na exposição de Chagall que estava no Museu do Luxembourg. Foi perfeita, pois conheço o museu e sabia que era uma exposição pequena. Antes da viagem comprei um livro sobre Chagall e lemos juntos, contei um pouco da vida dele, vimos algumas pinturas e eles aproveitaram a exposição.
* Strasbourg: desta vez resolvemos tirar 2 dias para conhecer um lugar novo e levá-los para a experiência do TGV. Eles amaram. Fomos a Strasbourg e, de novo, contei sobre o lugar, etc. Adoraram conhecer a cidade, ver uma arquitetura totalmente diferente (e o Rafa perguntava, “mas ainda estamos na França?”, e eu mostrava no mapa para ele que estávamos na França, mas grudados na Alemanha). Fizemos o bateaux.
* Jardin D´Acclimation: lá você vai encontrar canoagem, passeio de trem, oficinas artísticas e muito mais. Aproveite e se delicie na mais antiga Pâtisserie de Paris, Angelina, que tem uma unidade por lá.
Fora estes lugares, tem várias pracinhas, cantinhos, igrejas que curtimos muito. Ando demais com eles pela cidade, e eles amam! Adoram descobrir comigo novos lugares, carrossel, que ficam espalhados pela cidade. A pracinha do Le Bon Marche é gostosa também, tem um mini parquinho, vamos lá quase todos os dias. As lojinhas de museus são de enlouquecer, além de serem um “plus” para comprar livros e jogos de memória com as obras vistas.
* Paris é uma cidade plana, com uma rede de transporte excelente, mercados completos. A noite, se queremos jantar fora, eles nos acompanham e ficam comportados. Eu só tomo o cuidado de ligar para o restaurante e ver se é “kids friendly”, principalmente no jantar.
* Mercados que recomendo:
– Monoprix: compro tudo, café da manhã, queijos, frios, frutas, produtos de limpeza, sobremesas, vinhos, bebidas em geral.
– Picard: só vende congelados e são excelentes! Compro peixes, legumes, carnes e também os pratos prontos como batata gratinada, moussaka, quinoa, etc.
– Rue Cler: um dos melhores mercados de rua de Paris, ótimo passeio entre pai e filho.
* Motorista Frederic: Ele é francês, mas fala português super bem. Com as crianças pequenas, não me aventuro no RER (sozinha eu vou tranquila). Nos falamos por email, ele me pega e leva para o aeroporto. Na volta ele me acompanha no detaxe, check-in, enfim, só vai embora quando passo na imigração. E ele faz os passeios como Giverny, Versailles, Vale du Loire, etc. Super indico!! Contato: artcitytravel@gmail.com ou 00 33 06.22.71.07.82.”
ESCRITO POR Marina Xandó
Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.


