Servindo à americana, fique atenta às dicas

Último post das férias…. na verdade, último da nossa retrospectiva e segundona já estou aqui com muitas, muitas news!! Adoro esse post, pois ele ajuda muitooo na hora de receber em casa, especialmente em almoços / jantares maiores de 8, 10 pessoas!  Confiram:
Tenho recebido muitas dúvidas sobre como receber amigos em casa, em um número superior ao que comporta sua sala de jantar. Qual a solução nesses casos? Servir à americana! Tenho certeza que a maioria de vocês já serviu dessa maneira em casa, mas algumas não sabiam o nome!!

É um estilo super recomendado para quando se tem um número maior de convidados em casa, onde a proposta é algo prático e casual. Apesar de ser mais informal do que outros sistemas (à francesa, à inglesa) ele pode ser tão elegante quanto um jantar mais formal!

A ideia é servir em forma de buffet, ou seja, os pratos são colocados em uma única mesa e os convidados se servem à vontade. Hoje quero passar algumas dicas para este tipo de almoço/jantar. Para isso, selecionei alguns jantares que fiz em casa, bem como os do meu chá de lingerie e o batizado da minha sobrinha, Maria Beatriz. Confiram as dicas meninas:

Para um almoço pequeno, porém com serviço à americana:

Se a proposta é fazer algo mais intimista, porém onde os convidados não sentarão à mesa, mas sim em sofás, cadeiras ou puffs espalhados pela casa, o serviço à americana é uma ótima pedida. Você pode servir os pratos tanto em um aparador quanto na própria mesa de jantar. Confesso que gosto muito da ideia de servir no aparador e deixar a mesa apenas com flores e uma decoração legal. Porém, se você não tem um aparador ou buffet em casa, não se preocupe, servir na mesa fica tão lindo e sofisticado quanto. Segue abaixo um almoço que fiz em casa, para vocês entenderem:

Escolha travessas bonitas e que sejam harmônicas com os pratos. Se você tiver um jogo de jantar completo, da mesma linha, vale a pena tirar do armário. Servir em travessas de prata, dependendo da ocasião, fica super chique! Invista!

Uma ideia de como servir bebidas em uma ocasião mais informal: para colocar no aparador, aposte em uma bandeja adequada e com uma toalha bonita! Não tem erro!

Almoços e jantares maiores:

Em caso de recepções maiores, a organização da mesa ou do aparador deve estar impecável. Vale a pena também investir em arranjos, flores, guardanapos de pano com iniciais, castiçais de prata, velas e por aí vai! Mas calma!! Se você não tem todos esses objetos não se preocupe, basta ter criatividade e bom gosto. Nem sempre uma anfitriã “arrasa” na decoração de um jantar colocando milhões de coisas na mesa ou no aparador! Ou seja, às vezes o menos pode ser mais aqui!

Com relação a organização do aparador ou buffet: a disposição dos elementos deve seguir uma sequência lógica para facilitar a vida dos convidados quando estiverem se servindo. Uma  sugestão é começar uma ponta da mesa (ou aparador) com guardanapos, pratos e talheres devidamente organizados, travessas de comidas (primeiramente a salada com os temperos, depois os pratos quentes) e bandeja com bebidas (se for o caso). Aqui, 2 dicas: sirva as sobremesas depois. Logo que os convidados pararem de se servir, retire tudo da mesa (ou buffet) e coloque as sobremesas, mesmo que sejam poucas opções. A outra dica é montar uma mesinha bar, com bebidas, copos e taças, quando não tiver serviço de garçom.

Vejam alguns cliques:
Essa é uma mesa que montei em casa apenas com comidinhas estilo “finger food”, que pode ser uma ótima opção quando a ideia é convidar alguns amigos para beber algo em casa ou uma pré-balada (“Jesuis”, faz tempo que não vou à balada…kkk). Como era uma festa grande, onde também foi servido pratos quentes aos convidados pelos garçons, investi em arranjos legais, que deram um “up” na decor.

Aqui é a mesa que a Marcela minha irmã, montou para o batizado da filha dela. Essas peças de prata e réchaud são super legais quando se trata de uma ocasião especial. Se você não as tiver, não se preocupe, existem várias lojas especializadas em aluguel de peças assim, além de toalhas, copos, louças… tudo para deixar seu evento ainda mais bacana.


Mais um clique do almoço de batizado





Uma outra mesa super legal e criativa: do meu chá de lingerie e da Mariah! A mesa foi criada pela chef Maria Alice Solimene, que sempre arrasa com suas peças de prata estilo marroquina. Vejam:

Ao invés da tradicional toalha de linho, ela forrou a mesa com muitas folhas de bananeira, ameii!

Vejam como ficou!!!

Adorei a forma que ela organizou os pratos e talheres na própria mesa.





DICA IMPORTANTE: Como seus convidados não estarão sentados à mesa, tente facilitar , oferecendo alimentos fáceis de cortar ou já desfiados, principalmente quanto às saladas! Nada mais chato que um convidado não se sentindo confortável, certo? Uma ótima alternativa é oferecer jogos americanos com tabuinha, que ajuda bastante na hora de comer! Perfeito:



Para finalizar, quero mostrar um pouquinho sobre como servi o almoço no batizado da MV. Não consegui fotos do buffet, mas dá para ter uma ideia:

Organizei os guardanapos e pratos de uma forma diferente e que tinha a ver com a ocasião! Os porta guardanapos eram lacinhos com frases diferentes para cada convidado. Coloquei no meu aparador, que fica perto à mesa de jantar.

Aqui, com as minhas queridas irmãs! Na mesa de vidro coloquei os doces, bolo e arranjo. Já no aparador ao lado, foi servido o almoço!

E aí, gostaram das ideias meninas? Agora não tem desculpas para deixar de fazer almoços/jantares lindos em casa!! Lembrem-se: Não existe a maneira mais correta de servir, mas sim a mais adequada para cada situação.

Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#bem estar#dicas úteis
3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *