Cardápio de Natal!

Cardápio de Natal!
Oi meninas, tudo bem? Nossa, já recuperada do bazar e pensando no próximo..kkk. Quem vê tudo pronto não imagina que a programação começa 6 meses antes… é isso mesmo!! Rs  São muitas marcas e pessoas envolvidas, o que requer um super cuidado e dedicação master! Ficamos muito muito felizes com o resultado, batemos nossa meta e poderemos fazer mais obras do que havíamos imaginado!
E falando de algo tão importante e especial, nada como lembrarmos que o Natal está aí…. Yes, ele chegou e de uma forma bem rápida, vocês não acham? Como disse acima, programação é tudo na vida e por isso, decidi postar hoje uma ceia de Natal super prática e que vai deixar todo mundo feliz!! Quem ainda está na dúvida sobre o que fazer, como receber na noite do dia 24, segue uma super DICA:
APERITIVOS
* Frios (faça uma apresentação legal), como brie e geleia + parmesão com mel + presunto parma com frutas vermelhas ao redor + tipos diferentes de queijos
*  castanhas em geral (nozes, amêndoas,  pistache) e damasco;
*  massinha de pizza ou grisini (compra-se em supermercados)
* terrines ( mais conhecidos como patês) servidos
com torradas crocante ( recomendo a da marca Marilan, Magic Toast)
* Mini salgados (não fritos) congelados – basta aquecer na hora e pronto!
natal-askmi2
natal-askmi1
natal-askmi3
natal-askmi
SALADA
Rúcula com manga e molho de canela:

Ingredientes

Modo de preparo

Bata o vinagre com a mostarda e adicione o azeite em fio fino até engrossar.

Tempere com o sal, a pimenta e a canela e mexa delicadamente.

Lave as folhas de rúcula em água corrente e rasgue-as com as mãos.

Em uma travessa arrume as folhas de rúcula, os pedaços de manga e o tomate-cereja.

Regue com o molho e sirva imediatamente.

natal-askmi4
PRATOS PRINCIPAIS

Peru de Natal – Ingredientes

 

  • 1 peru limpo
  • 3 xícaras (chá) de vinho branco
  • 1/2 xícara (chá) de vinagre
  • 5 dentes de alho
  • Sal e pimenta-do-reino (a gosto)
  • 2 cebolas graúdas picadas
  • 1 cenoura picada
  • 4 folhas de louro
  • 10 talos de salsa lisa
  • 6 cebolinhas-verdes
  • 1 ramo de manjerona
  • 1 ramo de manjericão

Recheio:

 

  • Moela e fígado do peru
  • 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 1 cebola graúda picada
  • 4 tomates sem pele picados
  • 200g de presunto picado
  • 24 azeitonas grandes em rodelas (sem caroço0
  • 1kg, aproximadamente, de farinha de mandioca
  • 4 colheres (sopa) de salsa picada
  • 2 ovos cozidos e picados

Modo de preparo

  1. Remova a embalagem com os miúdos. Lave a ave em água corrente e, então, faça um corte junto da mitra, enfie aí as pernas do peru, dobre as asas para trás e leve-o para uma vasilha bem grande.
  2. Numa tigela grande, misture o vinho branco, o vinagre, o sal socado com os dentes de alho, as cebolas picadas, a cenoura picada, as folhas de louro, os talos de salsa, a cebolinha-verde, a manjerona, o manjericão e a pimenta-do-reino. Reserve.
  3. Fure o peru por dentro e por fora, no peito, nas pernas e nas costas, com a ajuda de um garfo de cozinha. Despeje a marinada reservada sobre o peru esfregando-o muito bem. Ponha um pouco do molho no interior do peru e deixe marinando por 12 horas. De vez em quando, vire-o no molho, deixando o peito para baixo durante a noite toda.
  4. Cozinhe a moela, o fígado e o coração do peru até que fiquem bem macios. Parta-os em pedacinhos e refogue-os em uma panela com a manteiga, a cebola picada bem fina e os tomates.
  5. Depois de tudo bem refogado, acrescente o presunto picado, as azeitonas e a farinha de mandioca, obtendo uma farofa meio úmida. Retire-a do fogo, prove o sal e acrescente a salsa picadinha e pedaços dos ovos cozidos. Misture bem e reserve. Utilize para rechear o peru.

Recheio:

  1. Retire o peru do molho e leve-o para um mármore ou uma travessa grande. Enxugue-o, com um guardanapo, por dentro e por fora. Em seguida, encha a cavidade com o recheio, apertando bem e costurando a pele com linha grossa ou amarrando-a bem forte.
  2. A seguir, limpe o peru todo com um guardanapo seco, besunte-o de manteiga ou margarina e leve-o para uma assadeira grande e funda com um pouco de óleo.
  3. Cubra, enfim, todo o peru com uma folha de papel-alumínio. Coloque um pouco de óleo em cima desse papel e despeje na assadeira todo o molho que ficou na vasilha ou bacia em que pousou o peru. Leve para o forno preaquecido. Enquanto o peru assa, regue-o de vez em quando, levantando o papel, com o molho que deve estar fervendo na assadeira. Antes de regar a carne, fure o peito e as pernas do peru com um garfo.
  4. Quando o peru estiver macio, retire o papel, e continue assando para que ele doure bem.
 
natal-askmi5

Tender tradicional com frutas grelhadas – Ingredientes

  • 1 tender bolinha de 1,5kg
  • 100g de abacaxi em calda (pedaços grandes)
  • 100g de pêssego em calda (pedaços grandes)
  • 100g de figo em calda (pedaços grandes)
  • Margarina
  • Ketchup
  • Cravos
  • Salsinha picada (para decorar)
  • Fios de ovos (para decorar)
  • Cerejas (para decorar)

Modo de preparo

  1. Para começar, passe o ketchup em todo o tender.
  2. Espete os cravos no tender e leve ao forno a 170°C durante cerca de 15 minutos.
  3. Coloque as frutas para grelhar junto com a margarina.
  4. Fatie o tender e jogue por cima as frutas grelhadas.
  5. Para finalizar, decore com fios de ovos e cerejas.
natal-askmi6
 
 

Arroz de bacalhau desfiado com lentilha – ingredientes

  • 5 xícaras (chá) de arroz cozido
  • 2 xícaras (chá) de lombo de bacalhau dessalgado desfiado
  • 1 e ½ xícara (chá) de lentilhas cozidas
  • 5 tomates assados em pétalas
  • 3 ovos cozidos
  • 2 cebolas grandes fatiadas douradas em azeite
  • 1 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço
  • 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picadinha
  • Sal
  • Azeite
  • Pimenta-do-reino verde (moída na hora)

Modo de preparo

  1. Doure a cebola em azeite, adicione o arroz, o bacalhau, a lentilha, as azeitonas e a cebolinha verde.
  2. Misture bem, acerte o sal e adicione a pimenta verde. Coloque o arroz num refratário, regue com um pouco mais de azeite e decore com as pétalas de tomate e os ovos cozidos.
  3. Aqueça antes de servir.
 
natalaskmi1
Farofa – Ingredientes
  • 500g de linguiça toscana fina sem pele
  • 1 cebola pequena ralada
  • 1 pimentão amarelo médio picado
  • 1 pimentão vermelho médio picado
  • 1 maçã verde grande descascada e ralada
  • 150g de uva-passa clara
  • 3 ovos cozidos e moidos
  • 200g de farinha de milho branca
  • 200g de farinha de milho amarela
  • azeitonas pretas a gosto
  • sal a gosto
  • pimenta a gosto

Como fazer

  1. Ao ralar a maçã, reserve-a em um recipiente com água e limão para não ficar preta; Frite a linguiça em pouco óleo, acrescente a cebola, frite mais um pouco; Em seguida acrescente os pimentões e deixe secar em fogo baixo; Acrescente a maçã verde, a uva passa e os ovos.
  2. Mexa por mais alguns minutos, acrescente as azeitonas que podem ser inteiras ou picadas e em seguida as farinhas que devem ser colocadas aos poucos até atingir a textura desejada.
natalaskmi2
 
 
SOBREMESAS
 
 Pudim de claras com ameixas – ingredientes
  • 8 claras em neve

  • 16 colheres de sopa de açúcar

  • 14 ameixas cozidas

  • 1 1/2 xícara de água

  • 6 colheres de sopa de açúcar

  • 4 colheres de sopa de conhaque

  • 2 colheres de sopa de maisena

  • Açúcar p/ caramelizar a forma de pudim.

MODO DE PREPARO

  1. Fazer um mingau com as ameixas, a água, o conhaque, a maisena e as 6 colheres de sopa de açúcar. Reservar e deixar esfriar. Bater as claras em neve, juntar as 16 colheres de açúcar aos poucos, e por último, o mingau já frio. Caramelizar uma forma de pudim e colocar a mistura das calras para cozinhar em banho maria em uma panela com água na boca do fogão por aproximadamente 1 hora. Deixa-se de um dia para o outro na geladeira, desenforma e serve-se com creme pra já ( creme de leite condensado, gemas, farinha de trigo e leite). A forma de pudim deve ter tampa.

 

natalaskmi3

 
 
Panettone Recheado – Ingredientes
1 panettone
1 tablete de Cobertura Chocolate com Leite, picado (500g)
1 lata de Creme de Leite
meia xícara (chá) de noz picada
Decoração:
damasco
cereja ao marrasquino
castanha de caju
nozes
amêndoa
meia xícara (chá) de geleia de damasco

MODO DE PREPARO

Com o auxílio de uma faca, corte uma tampa do panettone e retire o miolo, deixando uma borda com cerca de 3cm e reserve. Em uma tigela refratária, coloque o Chocolate, misture o Creme de Leite, aqueça em banho-maria, mexendo de vez em quando, até formar um creme. Adicione as nozes. Recheie a cavidade do panettone com a metade desse creme; por cima coloque o miolo do panetone picado e complete com o restante do creme. Tampe e leve para gelar por cerca de 1 hora.
Decoração:
Pique o restante do Chocolate, derreta-o conforme as indicações da embalagem e cubra a superfície do panettone. Com cuidado, distribua as frutas na tampa, deixando-a totalmente decorada. Conserve na geladeira até o momento de servir. Cubra com a geléia de damasco aquecida, para dar brilho e sirva a seguir ou embale com papel celofane.
DICAS:
– Utilize uma faca longa e fina de serra para não machucar as laterais do panettone. – Também é´possível utilizar um panetone de 1Kg, porém a camada de recheio ficará um pouco menor. – As nozes podem ser substituídas por castanha de caju ou castanha do Pará.

 

natalaskmi4

 

 
É isso gente, espero que tenham gostado! Caso você não tenha tempo para cozinhar nesse dia, veja algumas sugestões:

*  foque nos pratos principais e compre os aperitivos e sobremesas
prontas;

* Para quem prefere encomendar a ceia, em São Paulo recomendo a ceia da chef Luiza Zaidan; Daniela Baglione (11 3721 4520); Luiz Alexandre Gastronomia (sobremesas); Toninho Mariutti; Maria Alice Solimene e Charlô (esses 3 últimos com valores mais altos). A Daniela tem as melhores massas da cidade, na minha opinião.
Para quem vai estar nos Estados Unidos:

Para quem estiver nos EUA na noite de Natal e/ou Ano novo e caso não tenha feito nenhuma reserva em algum restaurante, opte por encomendar a ceia em supermercados, que normalmente são gostosas. Existem várias opções e valores. Basta ir até o supermercado e olhar o cardápio de Natal!

Publix : Não espere uma ceia superrr completa e elaborada, mas sim algo gostoso, com preço bom e boa apresentação! Os supermercados da rede Publix também fazem bolo de aniversário personalizado e que são deliciosos. Os valores são ótimos! Fica a dica.
Miami: Na cidade, recomendo a ceia do supermercado Fresh Market ou Epicure.
Fotos: Internet
Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#arroz#cardápio de Natal#farofa#Natal. peru#panettone#Receitas#sobremesa#tender