Volta às aulas: cuidado com o peso das mochilas das crianças!

Volta às aulas: cuidado com o peso das mochilas das crianças!

Essa semana a Vivi voltou às aulas e acredito que a maioria das crianças também. Eu como mãe, me preocupo sempre com várias coisas que envolvem esse retorno às aulas, como verificar se o uniforme ainda serve, pois essas crianças crescem tão rápido, né gente? Verifico se o material está em ordem, a mochila, tênis…enfim! Após dar uma olhada em tudo, vi que a mochila da Vivi estava pesada para o tamanho dela e isso me preocupou muito, por isso resolvi compartilhar com vocês algumas dicas de cuidados. A Vivi ainda usa mochila com rodinhas, mas já está naquela idade de se sentir mais mocinha e já me falou em trocar por uma mochila sem rodinhas.

 

Quando falamos em problemas causados por mochilas pesadas, o primeiro local que vem a mente é as costas, mas muito se engana quem acha que apenas ela sofre com o excesso de carga. Segundo o ortopedista Dr. Artur da Fonseca, ombros, joelhos e quadris também são afetados. Para evitar qualquer tipo de problema, algumas medidas devem ser tomadas, confiram:

 

BlogAskMi

 

  • Certifique-se de que os itens que o seu filho leva na mochila são realmente necessários.
  • Dê preferência para alças acolchoadas.
  • A mochila deve ajustar-se à coluna sem folga. Ela solta puxa o corpo para trás, forçando os músculos e fazendo a criança curvar os ombros.
  • Objetos mais pesados devem ficar no espaço principal.
  • O fundo da mochila deve estar na altura da curva lombar, nunca a mais de 10 cm abaixo da região da cintura.
  • Não deixe a criança levar a mochila em uma única alça, sobrecarregando apenas um dos ombros.
  • Peso total da mochila não pode ultrapassar 10% do peso da criança.
  • Mochila de rodinhas é uma excelente solução, mas atenção: a alça tem de estar regulada de forma que a coluna fique reta, para não sobrecarregar os quadris e os joelhos.

 

Na imagem abaixo vocês podem conferir como usar a mochila corretamente e também consequências negativas do uso incorreto:

 

AskMi

 

Espero que este post tenha ajudado várias mamães e várias crianças! Nosso filhos merecem toda a atenção, em todos os aspectos. Até o próximo post! Beijos, Mi

 

Fonte: Vanessa Mastro (Assessoria de Comunicação) / Jornal Extra Online / Fashionistas Kids

Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#backpack#Blog AskMi#colégio#escola#mochila#peso nas costas#volta às aulas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *