Substituindo caldo de legumes de supermercado por um feito em casa!

Substituindo caldo de legumes de supermercado por um  feito em casa!

Só de pensar no Kurotel já bate aquela saudades e vontade de retornar! Que lugar fantástico, um verdadeiro paraíso na terra! Bom, como vi que vocês amaram as receitas do post da semana passada, decidi compartilhar com vocês uma que achei super importante e  que estou fazendo aqui em casa: caldo de legumes (base para molhos).

 

Na verdade não é nenhuma refeição mas sim algo para usar quando estiver cozinhando alimentos! Sabe aqueles caldos de legumes que compramos em tabletes ou em pó nos supermercados? Vocês sabiam que a maioria deles é puramente químico e por isso nosso organismo não consegue reconhece-lo? Isso significa sintomas como gastrite, constipação, inchaço e até dores de cabeça.

 

Observem a quantidade de sódio por um tabletinho:

 

caldo-de-legumes1

 

ATENÇÃO PARA : Acidulante, corante e os famosos “sódicos”

Infelizmente quem usa esses tipos de alimento usa sempre e o “de vez em quando” nunca acontece. No Kurotel eles ensinam uma receita de caldo de legumes que também serve como base para molhos, super fácil de fazer! E o melhor, você ainda pode colocar em forminhas e congelar para não ter que fazer sempre. Confiram:

INGREDIENTES:

1 talo de aipo cortado grosseiramente

1 alho poro inteiro ( folhas e talo) cortado grosseiramente

1 cenoura grande em pedaços

1 cebola grande em pedaços

1 maço de cheiro verde (salsinha e cebolinha)

3 litros de água

PREPARO:

Coloque todos os ingredientes na água e deixe ferver até reduzir (cerca de meia hora). Coe, espere esfriar e congele em forma de gelo ou outro recipiente. Utilize para preparar sopas e molhos. Na geladeira tem validade de 3 dias e no congelador de 3 meses.

 

DICA: ELE PODE SERVIR DE BASE PARA MOLHOS DE CARNES POR EXEMPLO. PARA ISSO,  BASTA ACRESCENTAR MAIZENA PARA QUE FIQUE MAIS INCORPADO.

 

Tempero tem que ser natural, caseiro, sem artifícios. Além de temperar sua comida, não faz mal à saúde. Vejam as opções que tinham no KUR diariamente para os hóspedes temperarem as saladas e sopas na hora:

No carrinho eles colocavam: cebolinha; cebola desidratada (amei, brinco que é a minha “batata palha” ); alho desidratado; sementes de mostarda moída na hora ( é o ” sal” do KUR); balsâmico; “suco” de limão espremido; orégano; salsinha; pimenta mista em semente; molho de pimenta dedo de moça; pimenta do reino moída.

REPAREM: não entra sal nem azeite! Mas eles explicaram que azeite tem alto teor nutritivo porém é calórico. Em casa, eles recomendam o uso de 1 colher de sobremesa no máximo. E quanto ao sal, para fazer os alimentos eles indicam o sal light. Já para temperar, está liberado um pouco de sal rosa do Himalaia.

Mude seus hábitos, comece a ler sempre os ingredientes e informações nutricionais do que você compra no supermercado. LEMBRANDO que não é de uma marca específica, é todo e qualquer tipo de pó, tempero que tenha glutamato e essa quantidade dessas de sódio. Não estou boicotando nenhum marca alimentícia e sim alertando sobre  ingredientes que fazem muito mau à saúde.Cuide da sua saúde, cuide mais da saúde de sua família e coma melhor.

Askmi

 

Foto: Internet

Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#alimentação#caldo de legumes#vida saúdavel