Receitinhas secretas da casa da minha mãe

Receitinhas secretas da casa da minha mãe

Gente, preparei um post TOP TOP para ir ao ar sexta mas não consegui publicar, tivemos um probleminha técnico! Mas mesmo já sendo domingo, eu vou postar mesmo assim, confiram:Hoje é sexta feira, dia de….. pensar nas “comidinhas” do final de semana! Confesso que ando meio “tranquila D +” no quesito alimentação de sextas, sábados e domingos! O resultado? A barriguinha que estava ficando ótima, já apresenta algum resultado “positivo”… kkk E o positivo aqui significa “Sim, eu exagerei nesses dias”. Não é o correto, longe disso mas estou e uma correia tão louca de final de ano que estou me permitindo essas guloseimas nesses dias da semana! E, atendendo a muitoossss pedidos do SNAP (@blogaskmi), seguem aqui 2 receitas que são minhas preferidas lá de casa:

* Banana com Suspiro

Amoooo tanto essa sobremesa que a SU, que trabalha com a minha mãe há 20 anos, faz toda sexta feira praticamente! É um sonho, de verdade! Só uma observação: a camada do suspiro não é fácil de fazer, algumas amigas minhas que pediram a receita tiveram dificuldade na hora de acertar no “ponto”. Mas vale a pena cada errinho cometido até conseguir chegar nesse doce dos sonhos!!!

Ingredientes:

– 4 bananas nanicas (cortar em rodelas) maduras
– 4 claras de ovos
– 8 colheres de açúcar
– Manteiga para untar o pirex

Modo de Fazer:

– Untar um pirex com manteiga, espalhar as rodelas de banana no pirex e reserve!

– Bata as claras em neve, ao ponto firme, ir acrescentando uma colher de cada vez de açúcar, deixar batendo até formar um suspiro bem firme. Esse é o segredo!

– Despeje o suspiro em cima das bananas, leve ao forno 180 graus, até ficar dourado, sirva em seguida.

Essa é a forma que ela precisa ficar!

* Camarão ao Molho

Hummmmm, essa receita da SU é simplesmente divina e faz muitoooo sucesso quando recebemos convidados em casa:

Ingredientes:

– 1 kg de camarão (grande)
– 3 cebolas médias (raladas)
– 3 tomates maduros (batido no liquidificador)
– 2 colheres (sopa) de salsinha picada
– 2 colheres(sopa) de azeite
– 1 colher (chá) de de azeite dendê
– 1 lata de creme de leite
– 500 grs de catupiry (requeijão cremoso)
– Limão
– Folhas de louro a gosto
– Pimenta a gosto
– Sal a gosto

Modo de Fazer:

– Limpe os camarões e deixe de molho em uma vasilha com agua, limão e sal, por 30 minutos.

– Enquanto isso, coloque em uma panela o azeite a cebola e deixe dourar, em seguida acrescente o tomate batido, a salsinha e vai mexendo até ferver, abaixe o fogo e coloque o azeite dendê as folhas de louro, leite de coco, pimenta e o sal. Deixe ferver, ir mexendo.

– Aqueça uma frigideira, coloque 1 colher de manteiga, quando estiver bem quente, vai acrescentando em porções o camarão.

– Dourar todos os camarões dos dois lados. Depois de pronto, coloque-os no molho e acrescente o creme de leite com soro, mexa devagar e prove o sal.

Montagem:

– Em um pirex, unte com catupiry ( uma camada bem grossa), coloque a mistura (molho com camarão), polvilhe queijo ralado e leve ao forno 180 graus, por 20 minutos no máximo.

– Sirva em seguida.

Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#gourmet
2 comentários
  • Olá Marina, sou leitora do blog há mtos anos, e entro diariamente. Estou adorando a coluna da Tamara, e gostaria de pedir mais atenção qto a periodicidade, foi informado que seria quinzenal, mas o que tem acontecido na prática é a cada três semanas. Por favor poste mais freqüente pois são maravilhosas. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *