Porções de alimento para crianças!

Porções de alimento para crianças!

Hoje quero falar de um assunto que sempre fico atenta e que como mãe me preocupo bastante, que é sobre se a criança está se alimentando corretamente ou não. Digo isso não apenas em relação aos diversos nutrientes que toda criança precisa se alimentar, mas também a quantidade certa para cada idade. É claro que deve ter um equilíbrio entre a quantidade de cada alimento que colocamos no prato de uma criança. De acordo com o Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, há uma orientação quanto ao número de porções de cada nutriente, como carboidratos, frutas e hortaliças, proteínas e gorduras e doces.

 

Sei que hoje temos o problema de obesidade infantil bem presente, mas também temos  muitas crianças que não se alimentam direito, com uma média baixa de nutrientes. Vou mostrar aqui algumas tabelas que irão orientar às mães quanto ao número de porções de cada alimento. É claro que tudo depende do peso, altura, atividade física, estado fisiológico e estado de saúde de cada criança. Ressalto que se alguma criança apresenta alguma doença, ela merece cuidados especiais em relação a dieta alimentar e orientação de um profissional da área.

 

Essas tabelas baseiam-se em guias alimentares e é fonte do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Brasil, 2006, Philippi et al.:

 

Carboidratos

Os carboidratos estão presentes em alimentos como pães, biscoitos, bolachas, arroz, macarrão, massas em geral, tubérculos, trigo, raízes, milho, etc.

 

Proteinas

As proteínas são encontradas em carnes de espécie animal, frutos do mar, ovos, leite e derivados, leguminosas.

 

FrutasHortalicas

 

GordurasDoces

O grupo das gorduras inclui batatas fritas e outras frituras, empanados, maionese, margarina, manteiga, hambúrguers, etc.

 

O grupo dos carboidratos, frutas e hortaliças e proteínas devem ser consumidos todos os dias. Em relação a gorduras e doces, se levarmos em consideração a quantidade de gorduras e açúcares que já são consumidos em outros alimentos, como uma salada com azeite (gordura) ou um leite com chocolate (doce), fica muito difícil de determinar uma porção específica. Portanto aqui, é recomendado um consumo ocasional e esporádico. Lembrando que as vitaminas e sais minerais estão presentes nas frutas e hortaliças. Espero ter ajudado as mamães com essas dicas e tabelas.

Imagens: Sociedade Brasileira de Pediatria

Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

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