Organizando um batizado

Organizando um batizado
Comecei a imaginar o batizado da MV antes mesmo de ela nascer…risos    É que eu adoro organizar festas, pensar nos detalhes, no convite, na lembrancinha, no bolo, nos docinhos… AMO! Brinco com meu marido que um dos meus sonhos era ser chefe do cerimonial do Palácio dos Bandeirantes aqui em São Paulo ( #invejabranca da Cláudia Matarazzo ). Hoje vou postar algumas dicas de como organizar um batizado e também fotos que me inspirei para fazer o da MV:
* Quando fazer: Normalmente é feito quando a criança está entre 3 a 6 meses. Não existe uma regra, mas acho essa época a ideal.

 

* Quando convidar os padrinhos: Acho educado convidar os padrinhos quando a mamãe ainda está grávida… mas não é obrigatório. O ideal é que se convide até o nascimento ou logo depois.

 

* Qual roupa colocar no bebê: Para mamães mais tradicionais, os mandriões são os preferidos. Eu, particularmente, adoroo! Na MV coloquei o que eu usei quando fui batizada, uma emoção só! Depois da celebração, invista em algum vestido ou roupinha arrumada para o bebê ficar mais confortável!  Já para mamães mais práticas ou “clean”, existem roupinhas lindas de linho, brancas ou em tons pastéis que ficam um charme!

 

* Lista de convidados: Acho batizado algo íntimo, em que você deve convidar pessoas mais próximas, familiares e amigos. Mas nem sempre você consegue restringir a lista. Isso aconteceu comigo, o batizado que era para ser bemmm íntimo (só familiares) acabou virando uma festa maior ( cerca de 50 convidados). Isso é a primeira coisa que vc deve resolver pois a partir daí, que vc irá determinar buffet, decoração, etc..
* Qual o melhor horário: O ideal é na hora do almoço ou, então, no final da tarde, onde você servirá um ” brunch”.
* Envio de convites: Necessário não é, mas eu quis fazer para ter de recordação. Se for algo pequeno, você pode ligar para cada convidado  ou então, enviar um e-mail com alguma arte legal.
* O que servir: Isso vai depender do horário que você determinou. Para um almoço sugiro uma salada bacana, diferente, uma opção de carne e 1 de massa. No batizado da MV, que foi um almoço, servi salada, picadinho de carne com complementos ( arroz, couve, mandioquinha frita, batatinha, etc) e uma opção de massa. Os convidados adoraram. Se for um ” brunch” invista em saladas, tortas, quichês, mini porções ( massinha, escondidinho de carne seca, etc), um cuscuz bem gostoso e frios ( queijo brie com geléia de damasco, terrine de foi gras com geléia de fambroesa, etc).
* Sobremesas: Invista em uma mesa bonita de doces e com o bolo. Você também pode servir uma sobremesa. No batizado na MV, os garçons também serviram, além dos docinhos e bolo, mousse de chocolate com calda de fambroesa e opções de frutas.
* Decoração: Opte por tons neutros de flores. Um batizado todo branco fica lindooo e chique. Se quiser ousar invista em flores diferentes. Uma mesa de bolos com arranjos altos, louças clássicas e algo em prata ( vaso, boleira para colocar docinhos) fica linda!
Se o batizado for feito em casa, não se esqueça de colocar 2 velas, arranjos pequenos de flores, bacia e a jarra de prata ou porcelana).
* Lembrancinhas: Já fiz um post sobre isso aqui no blog. Gosto muito de copinhos com velinhas aromatizadas, marcadores de livro em prata, cartões escritos thank you, aromatizador de ambientes personalizado, caixinha de doces, bem nascido, espírito santo de prata, entre outros. No da MV foi um marcador de livro de pergaminho que mandei fazer em Miami e bem nascido. Não acho lembrancinha algo obrigatório!
* O que vestir: Gosto da idéia dos pais estarem vestidos em tons pastéis ou branco.Não sei, sempre que imagino um batizado, penso em pureza e nestas cores de roupas. Não tem regra e vai depender muito do estilo do batizado e dos próprios pais.
Fotos que serviram de inspiração para o batizado da MV:
 Adorei os tons escolhidos para este batizado, lindo!

 

 Uma mesa bonita faz toda a diferença. Reparem nos arranjos altos, na mistura das louças e da prata: perfeito! Nem precisa ser uma mesa deste tamanho, dá para fazer uma menor seguindo esta idéia!   Decor: enjoy festas
Detalhes que fazem a diferença!   Decor: enjoy festas
 Amo hortênsias, mas tem que ter cuidado pois elas murcham rapidamente.

 

 Docinhos fofos! Gosto muito de forminhas seguindo os tons das flores e da decoração, mesmo sendo um pouco mais caro, invista em formas com papéis coloridos ou um branco bonito ( com volume).

 

Sou apaixonada por essa decoração! Acho linda e chique  as mini rosas.   Decor: enjoy festas
 Um arranjo alto, único, fazendo toda a diferença na decoração!
 Bolo maravilhoso
Olha que arranjo mais lindo. Reparem nos detalhes do bolo: adorei!
 Bolo para servir de inspiração
Amei estes bolos de ursinhos. Reparem nas forminhas listradas, fofas! Foto postada no blog GmaisD. Bolos são da Piece of cake, que faz coisas maravilhosas!

 

 Ideia de organização da mesa: guardanapos personalizados e com mensagens.
Detalhe da mensagem
Fotos: tenho essas fotos arquivadas muito tempo antes de criar o ASKMI (com exceção do bolo de ursinhos), por isso não guardei as fontes. Mas sei que algumas delas são do blog Constance Zahn, da decoradora de festas (que fez o niver da MV) Ana Gabriela (anagabriellaatbenez@hotmail.com) e da fotógrafa Andrea Alves.
Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.