Oitavo dia em Portugal!

Oitavo dia em Portugal!

A família aqui têm saído do hotel tarde (sempre por volta das 11hs)! Com crianças não tem o que fazer: ou você entra no ritmo delas ou a viagem acaba sendo um caos! As meninas têm dormido por volta de 11 da noite e acordam sempre no último segundo para tomar café da manhã rsrsrs! Mas não posso reclamar pois esta tudo tão divino!!!! Parece um sonho essa viagem! Depois de uma semana em Cascais, hora de partir para Coimbra, cerca de 2 horas de Cascais! Porém, fizemos um pequeno desvio para visitar o santuário de Fátima!

 

Chegamos na cidade por volta das 14hs e fomos direto para o restaurante Tia Alice, meu preferido de Portugal (dentre os poucos que conheço)! Sou tão apaixonada por esse lugar, vocês nem imaginam!

 

Askmi3

No clique, eu com Tia Alice, que está com 83 anos e continua a todo vapor, com suas mãos de fada!

 

Askmi2

Esse aqui é meu prato preferido: bacalhau gratinado com Camarões (em Portugal se chama Gambas)

 

Askmi7

Duas sobremesas divinas! Não deixem de provar o bolo do convento que acabei esquecendo de tirar foto! Outra dica é reservar sempre antes!

 

Santuário de Fátima, formalmente intitulado pela Igreja Católica como Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é um santuário mariano dedicado a Nossa Senhora de Fátima, localizado na Cova da Iria, na cidade de Fátima, concelho de Ourém, em Portugal. O Santuário de Fátima é, por excelência, um local de peregrinação cristã e devoção católica, preservando a memória dos acontecimentos que levaram à sua fundação, nomeadamente as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos – Lúcia dos Santos, Francisco e Jacinta Marto – em 1917.

 

A sua magnitude e relevância do ponto de vista religioso é de há muito consensualmente reconhecida, nacional e internacionalmente. Por vontade expressa da Santa Sé Apostólica, este é um Santuário Nacional. É também um dos mais importantes santuários marianos do mundo pertencentes à Igreja Católica e de maior destino internacional de turismo religioso, recebendo cerca de seis milhões de visitantes por ano. Foi distinguido com três rosas de ouro papais e visitado pelos Papas Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000), Bento XVI (2010) e Francisco (2017).

 

Askmi1

 

A sua edificação iniciou-se em 1919 com a construção da Capelinha das Aparições; ao longo dos anos o santuário foi sendo expandido, contando hoje com duas basílicas, o que representou um aumento significativo da capacidade de acolhimento de peregrinos em recinto coberto. Contudo, os diversos planos urbanísticos criados para ordenar seu crescimento tiveram pouco efeito prático, e o complexo que se vê atualmente é fruto mais de intervenções pontuais que atendiam a necessidades do momento do que de um planeamento unificado e de longo prazo. Por outro lado, o poderoso impulso gerado pelo Santuário de Fátima foi responsável pelo crescimento exponencial de uma zona do país até aí muito pouco desenvolvida.

 

É composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto de Oração (exterior), a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a respetiva Colunata, a vasta Basílica da Santíssima Trindade, as casas de retiros de Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora das Dores, uma Via Sacra nos Valinhos e o Centro Pastoral Paulo VI. Conta também com espaços culturais e diversas outras edificações para os setores administrativos, acolhimento de peregrinos, atendimento médico, comércio, encontros e congressos, e outras atividades. O santuário teve ainda o contributo de artistas de várias gerações, nacionais e internacionais, que para aí realizaram um numeroso e diversificado conjunto de obras.

 

Aproveitei e comprei lembrancinhas, medalhas e água benta nas lojinhas na entrada do Santuário! Tem uma outra loja também, atrás da árvore onde os 3 pastorinhas avistaram Nossa Senhora! Bom, depois de um almoço incrível e a oportunidade de passar um domingo (aos finais de semana sempre tem missa e muita oração) abençoado e em um dos lugares com a melhor energia que conheço, hora de partir rumo a Coimbra, nosso destino nos próximos 3 dias! Beijos e até nosso próximo post de Portugal!
Fotos: Blog Ask Mi
Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#Blog AskMi#cidade antiga#cidade charmosa#dicas#dicas de passeio#dicas de viagem#férias#Lisboa#lojas de enxoval#lojas em Portugal#Marina Xandó#museu#Nossa Senhora de Fátima#o que fazer#Portugal#riqueza histórica e cultural#santuário#travel#trip#vacation#viagem em família

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *