Se eu fosse construir uma casa ( meu sonho, um dia eu vou criar coragem) a primeira coisa que eu ia falar para o (a) arquiteto (a) seria: faço questão de uma boa iluminação!!! Gente, acho que faz tanta, mas tanta diferença em um projeto!! Já fui em apartamentos, casas e até lojas lindíssimos mas que pecavam na iluminação… Como também, já fui em lugares que “nem era o máximo” mas que a iluminação era tãoo boa e perfeita, que mudava completamente o ambiente! Até mesmo em jardins, faixadas de casas…. nossa, como faz diferença! Quando a Barbara Jalles (@bajallesdecor), nossa top colunista, me enviou a coluna deste mês, nem acreditei que era esse o tema!!! Vejam só:
Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje vou falar sobre um tema que, para mim, é um dos mais importantes no mundo da arquitetura e decoração: a iluminação!
A luz pode mudar completamente um ambiente, interferindo na produtividade e qualidade vida de quem o utiliza. Portanto, procure um profissional para te auxiliar no projeto, pois só ele pode te especificar os tipos e quantidades de lâmpadas e luminárias necessárias para cada ambiente.
Temos dois tipos de iluminação: natural e artificial.
A artificial é tão importante quanto a natural. Além do projeto básico de iluminação com spots e lustres, por exemplo, sempre procuro em meus projetos trabalhar com sancas iluminadas e led nas marcenarias, utilizando cores amareladas, pois traz a sensação de aconchego para o ambiente.
Iluminação em led na parte frontal das prateleiras de uma estante em marcenaria. Você pode utilizá-la, por exemplo, no escritório. Fonte da imagem: Pinterest
Nesta suíte máster, as sancas iluminadas dão destaque ao painel de madeira. Fonte da imagem: Pinterest
Este banheiro super clean e moderno recebeu iluminação em led tanto no forro quanto no piso, dando a sensação de que tudo está flutuando. Fonte da imagem: Pinterest
Olhem que demais esta estante com prateleiras de vidro e iluminação!! Super delicado e chique.Fonte da imagem: Pinterest
Outra dica que uso em meus projetos, principalmente nos quartos dos “babies” é iluminação dimerizável que, além de diminuir o consumo de energia, proporciona um ambiente muito agradável e confortável.
Neste quarto de bebê utilizei iluminação em led no pórtico e dimer. Foto Gui Morelli – Projeto Bárbara Jalles.
Viram quantas opções temos para deixar um espaço incrível, com muito requinte? O que acharam?
Quem tiver dúvidas, basta enviar para barbara@barbarajalles.com.br
Beijos e até a próxima coluna!
ESCRITO POR Bárbara Jalles
No mercado desde 2009, Bárbara cursou arquitetura e urbanismo na FAAP, em São Paulo, e ganhou know-how junto a grandes nomes da arquitetura nacional, como Ana Maria Vieira Santos e Marcelo Rosenbaum. Cursou Parsons The New School for Design, em NY, para aprimorar seu talento.