Nosso 3º Dia em Lisboa

E os posts da viagem voltaram!!! Uhuu Nosso terceiro dia em Lisboa foi corrido, mas muitooo especial! Começamos a manhã com um city tour de “tuk tuk”, para mim a melhor maneira de conhecer a cidade já que a maioria dos guias é especializada em passeios e história desse país encantador! Nem preciso dizer que a Viviiii amou, olha a carinha dela:

kkk e a pose?!

Nesse dia estava mais fresquinho e optei por um blazer Gucci + camisa Banana Republic + calça jeans Tigresse + sapatilha Chanel

Aqui, no Mosteiro dos Jeronimos, um dos lugares mais lindos da cidade! É um mosteiro português da Ordem de São Jerónimo construído no século XVI. Situa-se na freguesia de Belém.

Este Mosteiro é o mais notável conjunto monástico português do seu tempo e uma das principais igrejas-salão da Europa. A sua construção iniciou-se, por iniciativa do rei D. Manuel I, no século XVI e prologou-se por uma centena de anos, tendo sido dirigida por um conjunto notável de arquitetos / mestres de obras. O Mosteiro dos Jerónimos encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1907 e, em 1983, foi classificado como Património Mundial pela UNESCO, juntamente com a Torre de Belém. Em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.

Na torre de Belém, bem pertinho do Mosteiro!

Depois, fomos conhecer uma igreja muitooooo especial, a de Santo Antônio, que foi edificada em cima da casa onde ele nasceu! Gente, que sensação única!!! Sou devota a ele desde pequena, nem preciso dizer que AMEI!

Terminado o tour de tuk tuk que durou aproximadamente 1 hora e meia, fizemos um mini pit stop no hotel e de lá partimos para Fátima!

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (mais conhecido, simplesmente, por Santuário de Fátima), localizado na Cova da Iria, freguesia de Fátima Portugal, é um dos mais importantes santuários marianos do mundo.

Em 1917 Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia dos Santos (conhecidos por “os três pastorinhos“), dizem ter presenciado seis aparições de Nossa Senhora nos dias 13, de Maio a Outubro, tendo em Agosto acontecido no dia 19. No essencial da mensagem, Nossa Senhora teria pedido que se rezasse o terço todos os dias, conversão, e penitência. Numa dessas aparições, a Virgem Maria pediu para construírem uma capela naquele lugar, que atualmente é a parte central do Santuário onde está guardada uma imagem de Nossa Senhora. No decorrer dos anos, o Santuário foi sendo expandido até aos dias de hoje, existindo já duas basílicas, aumentando assim a capacidade de acolhimento de peregrinos em recinto coberto. O Santuário de Fátima é composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto/Esplanada do Rosário, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e colunatas, casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo e Reitoria, casa de retiros de Nossa Senhora das Dores e albergue para doentes, praça Pio XII e Centro Pastoral Paulo VI, e também a vasta Basílica da Santíssima Trindade, inaugurada a 13 de Outubro de 2007.

Antes de irmos ao Santuário, fomos almoçar no restaurante Tia Alice, um dos mais conhecidos de Portugal! Genteeee, vocês não imaginam a comidaaaaa, a coisa mais maravilhosa desse mundo!! Para muitos, é apelidado de “catedral da boa gastronomia”. Até se entende tal rótulo. Mas, para mim, catedral é sinónimo de espaço grande, quase intimidante, coisa que este restaurante não é. A decoração é bacanérrima, com um mix de moderno e rustico!

Fiquei encantada com a louça, muito linda! Bom, mas vamos ao que interessa? Desde o pão, a manteiga divina, o vinho… tudooo, eu disse tudoooooo, é um sonho nesse lugar! A comida de uma mãe de família, Alice Marto, senhora de um paladar apurado e que, um dia, se decidiu a abrir a sua porta a estranhos, aos quais trata como se fossem da casa, é simplesmente uma das melhores coisas que se tem em FÁTIMA!!

Minha escolha é o bacalhau ao forno, gratinado com camarãoooo! Dos deusessssss

Tirei foto do cardápio!!!

Fiz questão de ir até a cozinha conhecer a Tia Alice!!! Que senhora simpáticaaaa, educada…. cozinha diariamente em seu fogão, deixando todos que ali passam apaixonados por sua comida e aquele lugar!

Tem um pátio interno, com um jardim digno de filme!! Aiii que lindo!

A lojinha do restaurante é parada obrigatória, com itens diferentes, feitos a mão.. uma coisa mais linda que a outra!

Depois, fomos ao Santuário de Fátima!! Não é a igreja mais linda que já fui, não espere isso! Mas, certamente, é um dos lugares mais incríveis e a melhor energia do mundo!! Dá uma pazzzzzz, uma sensação inexplicável!

À esquerda, pedaços do muro de Berlin e à direita, vista do Santuário logo na entrada!

Aqui, os fiéis pagando as promessas!! Há uma fila e caminhos demarcados, muito emocionante!

Como era domingo, chegamos bem no horário de uma das missas

Fiéis

Já eram aproximadamente 18hs quando retornamos para Lisboa!! Estávamos exaustos e a ideia era pedir um belo Room Service em nosso hotel!!! Mas logo que chegamos, minha mãe queria muitoooo um doce de ovos, algo que ela é realmente fã!!! Fizemos uma paradinha estratégica na Casa dos Ovos moles, com seus famosos ovos de aveiro.

Eu, que não sou muitooo ligada a esse tipo de doce, comi uns 3…. nossa, maravilhosos!!! Trata-se de um doce regional, tradicional da pastelaria aveirense, cuja fórmula e método de produção original se deve às freiras de vários conventos lá existentes até ao século XIX – dominicanas, franciscanas a carmelitas, nomeadamente o Mosteiro de Jesus de Aveiro. As religiosas utilizavam a clara de ovo para engomar os hábitos, enquanto que as gemas, para que não fossem desperdiçadas, se constituíram na base para a feitura do doce. Extintos os conventos, a fabrica dos ovos moles manteve-se, graças a senhoras educadas pelas referidas freiras. E foi assim que surgiram os famosos doces de ovos!

Ufaaaa, depois de um dia com tantas novidades, não via a hora de tomar um bommmm banho e cair na minha cama deliciosa do Four Seasons!!!

Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#dicas úteis#viagens