Nono dia em Portugal!

Nono dia em Portugal!

Nosso nono dia nesse país encantador começou com um passeio maravilhoso em Coimbra! Mas antes quero contar um pouquinho desse hotel dos sonhos que ficamos hospedados: Quinta das Lágrimas! O hotel representa uma das histórias de amor mais antigas do mundo, que inclusive se tornou romance de muitos escritores. Abaixo segue a história de amor e neste hotel era o local onde D. Pedro e Inês se encontravam até ela ser morta.

 

Askmi1

 

Dom Pedro I (não o imperador do Brasil, mas sim o primeiro Dom Pedro de Portugal) foi contra seu próprio casamento arranjado com D. Constança. Ele eventualmente acabou se apaixonando pela dama de companhia da esposa, a galega Inês de Castro. Mesmo após o falecimento da esposa, ele foi proibido por seu pai, o então rei de Portugal Dom Afonso IV, a se casar com Inês, pois temia-se influência da família espanhola. Para evitar que isso acontecesse, os conselheiros do rei o convenceram a assassinar Inês, sem saber que os amantes já haviam se casado em segredo. Inês foi morta em 1355 no Paço da Rainha, em Coimbra. Dois anos depois, quando Dom Pedro ascendeu ao trono, vingou-se dos assassinos arrancando e comendo seus corações. Depois exumou e coroou o cadáver em decomposição. Por ordem dele, foi enterrado em Alcobaça ao lado da amada, com os pés dele em direção dela e vice-versa, assim chegada à hora poderão se erguer e enxergar um ao outro imediatamente. Dessa história deriva a expressão portuguesa “Agora Inês é morta”, indicando que é tarde demais para tomar alguma atitude.

 

Askmi2

 

Bom, depois de passar a manhã no hotel, fomos conhecer a faculdade de Coimbra! Para qualquer estudante de direito do mundo, trata-se de um privilégio pois além dela ter a primeira biblioteca da Europa e uma das mais completas existentes até hoje, retrata muita história! Fiquei apaixonada!

 

Askmi3

 

Biblioteca Joanina: construída entre os anos de 1717 e 1728, é um dos expoentes  do Barroco Português e uma das mais ricas bibliotecas europeias. Ficou conhecida como Biblioteca Joanina em honra e memória do Rei D. João V (1707-1750), que patrocinou a sua construção e cujo retrato, da autoria de Domenico Duprà (1725), domina categoricamente o espaço. É composta por três pisos: o Piso Nobre, espaço ricamente decorado, a face mais emblemática da Casa da Livraria; o Piso Intermédio, local de trabalho e funcionou como casa da Guarda; a Prisão Acadêmica, que de 1773 até 1834 foi o local de clausura dos estudantes. O Piso Nobre, terminado em 1728, começou a receber os primeiros livros depois de 1750, e atualmente  o seu acervo é composto por cerca de 40.000 volumes. Toda a sua construção visa a conservação do acervo bibliográfico, desde a largura das paredes exteriores às madeiras no interior. Foi utilizado como local de estudo desde 1777 até meados do séc. XX, com a entrada em funcionamento da atual Biblioteca Geral.

 

Askmi4

Capela da Universidade, umas da mais lindas da viagem.

 

Askmi5

 

A maioria dos prédios da Universidade de Coimbra (principalmente os mais antigos) fica na Alta. Como o nome diz, é o alto do morro onde, no passadp da ocupação dos mouros (711 a 1130), ficava a cidade fortificada, que era onde a aristocracia vivia. Foi nessa época que começou a construção do atual Paço das Escolas, que depois da criação do Reino Portugal tornou-se o Paço Real, casa dos primeiros reis portugueses. O passeio pelo Paço das Escolas é pago para não-estudantes. A visita inclui acesso à Biblioteca Joanina, Capela da São Miguel, Sala dos Capelos, Sala do Exame Privado e Sala das Armas. Os outros prédios da Universidade você pode simplesmente entrar e visitar. No total são 21 prédios na Alta e 10 edifícios na Sofia (que fica na Baixa, onde é o centro comercial).

 

Também indico visitar a Sé Velha e a Sé Nova! Lindas! Andar pelo centro histórico também é um programa imperdível! Recomendo se perder nas lojinhas e ruas pequena dessa cidade encantadora que é Coimbra! Recomendo muitooooo incluí-la em uma visita a Portugal!

 

Depois fomos com as crianças no Portugal dos Pequeninos. Vocês conhecem o Mini-Mundo em Gramado? A Portugal dos Pequeninos também traz miniaturas de monumentos importantes. A diferença está na escala de tais miniaturas, que são grandes o suficiente para uma criança entrar.

 

Askmi1

 

Nossa noite terminou no restaurante do hotel, que super recomendo, mesmo quem não esteja hospedado lá! Beijos e até o próximo post!

Fotos: Blog Ask Mi

Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#biblioteca Joanina#Blog AskMi#cidade antiga#cidade charmosa#Coimbra#dicas#dicas de passeio#dicas de viagem#Dom João#Dom Pedro#férias#Lisboa#lojas de enxoval#lojas em Portugal#Marina Xandó#museu#o que fazer#Paço da Rainha#Portugal#Portugal dos Pequeninos#Quinta das Lágrimas#riqueza histórica e cultural#santuário#travel#trip#Universidade de Coimbra#vacation#viagem em família

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *