Na era do skincare, aprenda a melhor forma de cuidar de cada tipo de pele!

Na era do skincare, aprenda a melhor forma de cuidar de cada tipo de pele!

Ao longo dos últimos anos, foi possível observar um crescimento exponencial no interesse por cuidados com a pele além da maquiagem diária. O skincare, como é popularmente conhecido, tornou-se um dos temas mais procurados no Google, com crescimento crescente entre durante o ano de 2019¹. Cada vez mais influenciadores digitais têm produzido conteúdo sobre o assunto, principalmente resenhas sobre os produtos mais famosos, assim influenciando as compras de milhares de pessoas.

Mas para escolher os produtos de maneira adequada, é necessário visitar um dermatologista e conhecer as características da sua pele. Uma pele considerada sensível, por exemplo, necessita de cuidados diferentes de uma pele oleosa. Abaixo a Dra. Paula Ferreira, médica dermatologista e consultora da Libbs, compartilha as melhores dicas de skincare para cada tipo de pele.

Pele oleosa: ao contrário do que muitos pensam, a pele oleosa também necessita de hidratação. Temos dois tipos de gordura na pele: a das glândulas sebáceas, que é líquida e dá o aspecto de pele oleosa; e a do cimento celular, que tem consistência de cera e fica entre as células da camada mais externa da pele, atuando como uma capa protetora. Durante a limpeza diária, o sabonete e a água quente não diferenciam esses tipos de gordura e acabam retirando a gordura protetora da pele também. Portanto, é importante escolher produtos específicos para a pele oleosa a fim de evitar seu ressecamento e qualquer outro efeito indesejado. Os hidratantes mais recomendados para esse tipo de pele são em loção ou gel-creme.

Pele seca: para esse tipo de pele, é imprescindível redobrar o cuidado na hora da higienização. Recomenda-se lavar o rosto apenas com água fria e utilizar o mínimo de sabonete possível. Para garantir que a pele fique limpa, uma boa dica é retirar a maquiagem e outras impurezas com água micelar antes de lavar a pele. Não se esqueça: a hidratação a base de cremes e loções é obrigatória!

Pele mista: a pele mista é um meio termo entre oleosa e seca. Sua principal característica é a oleosidade em pontos específicos como a testa, o nariz e o queixo, região conhecida como “zona T”. Os produtos mais indicados para essa pele são de textura creme-gel, pois hidratam sem deixar a pele mais oleosa. Dica: ao lavar pela manhã, use água fria e sabonete apenas na zona T.

Pele sensível: a pele sensível é aquela que apresenta reações à certos tipos de produtos tópicos e também a fatores externos como vento frio, fontes de calor e até mesmo fortes emoções como estresse. Essa pele apresenta coceira, descamação e ardência com mais facilidade. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados extras: lave a pele com sabonetes pouco abrasivos, de preferência os líquidos, e sempre com água fria ou morna; opte por utilizar hidratantes calmantes, sem álcool, conservantes fortes e perfumes em sua composição.

Para saber se a sua pele é sensível, acesse o blog de dermatologia da Libbs, em http://cutt.ly/t d emDP0 , e faça o teste. Lá você encontra dicas ainda mais completas para esse tipo de pele!

“Fora os cuidados como limpeza e hidratação, não podemos esquecer nunca do uso de filtro solar, para todas as peles. Mesmo em casa no inverno, pois os raios ultravioletas do tipo A ultrapassam as janelas e atingem a pele, podendo ser prejudiciais”, alerta a Dra. Paula.
Auxilio texto: Gabrielle Cohen (gcohen@webershandwick.com) / Dra. Paula Ferreira, médica dermatologista e consultora da Libbs
Imagem: https://vozdabahia.com.br/skincare-o-que-e-como-fazer-e-truques-para-cuidar-da-pele/
Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#cuidados#dicas#pele#skincare