“Living Interativo” por Bárbara Jalles!

“Living Interativo” por Bárbara Jalles!

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje vamos conversar sobre um tema muito contemporâneo, presente no dia a dia de muitas pessoas: o living interativo. O living interativo está se tornando um conceito comum nas residências, mas ainda existem inúmeras indagações a respeito da sua forma de utilização, vantagens e desvantagens. O living interativo nada mais é do que um ambiente da área social que, integrado com outros cômodos da casa, promove um espaço de recepção e descontração.

 

Uma das maiores vantagens dessa integração é a sensação de amplitude espacial, proporcionada pela ausência de paredes e/ou divisórias que segregam os ambientes. O living integrado com a cozinha é uma ótima ideia para moradores que gostam de receber amigos e parentes, cozinhar e, ao mesmo tempo, bater papo, por exemplo. O living integrado à sala de TV é um excelente aliado dos pais, que gostam de conversar enquanto observam os filhos brincando. De modo geral, é possível propor várias composições que transformam áreas perdidas em circulação, em âmbitos mais relevantes.

 

O que preocupa a maioria das pessoas em relação a este conceito é a perda de privacidade. Por isso, é muito importante que, antes de realizar qualquer proposta projetual, haja uma conversa entre o arquiteto e os moradores, para esclarecer como é o cotidiano da casa, assim como, os desejos e as necessidades dos habitantes. 

 

Vou exemplificar o conceito de living interativo por meio de três projetos, nos quais busquei aplicá-lo de forma distinta.

 

No primeiro caso, o living foi desmembrado em dois ambientes, o lounge e a sala de TV. Ambos estão acoplados à sala de jantar. No entanto, a mesma está mais próxima do lounge, pois a sala de TV dialoga melhor com a área íntima da casa. É possível repararmos em alguns elementos que tornam essa aproximação mais sutil visualmente. É o caso dos itens nos tons de verde e nas diversas variações de marrom, assim como o amadeirado. Como a concepção do living integrado ainda é considerado um conceito “novo”, é muito interessante jogar móveis modernos na composição. Salvo que a utilização de elementos simbólicos e de valor sentimental, mesmo que antigos, é sempre bem-vinda no momento de decorar.

 

Askmi1

 

Askmi3

 

Askmi2

 

No próximo exemplo, o living também está integrado com o lounge. Este, por sua vez, está localizado perto de uma grande entrada de luz natural e de uma marcenaria utilizada para armazenamento de livros, um ótimo espaço para leitura e estudo. Um amplo portal interliga o lounge ao bar, que funciona como um intermediário entre a área social e a cozinha, que para este cliente, é um ambiente mais reservado. Neste projeto, além dos tons esverdeados e dos derivados de marrom, a presença do couro também é enfatizada. A pedra verde Alpi, disposta na bancada do bar, reforça a interação e a harmonização visual entre os cômodos.

 

Askmi6

 

Askmi5

 

Askmi4

 

Por último, uma inspiração de decor para livings interativos. Neste projeto, ousei nas cores e tirei proveito do mobiliário contemporâneo. A existência do mármore e da madeira oferecem refinamento, enquanto os tons fortes e as formas orgânicas energizam a sala. A poltronas modernas dão sensação de casualidade e conforto. Brincar com os estilos dos elementos decorativos também vale. É o caso do quadro Volpi, localizado próximo à obras de arte modernistas.

 

Askmi7

 

Askmi8

 

Askmi9

 

Bom pessoal, essas foram as dicas e os projetos de hoje. Espero que vocês tenham gostado e entendido um pouquinho mais sobre living interativo. Fiquem à vontade para tirar dúvidas e sugerir novos temas para conversarmos. Até a próxima!

Arq. Bárbara Jalles.

Auxiliar de texto: Vitória Chedian Pimentel Zanutto.

Bárbara Jalles

ESCRITO POR Bárbara Jalles

No mercado desde 2009, Bárbara cursou arquitetura e urbanismo na FAAP, em São Paulo, e ganhou know-how junto a grandes nomes da arquitetura nacional, como Ana Maria Vieira Santos e Marcelo Rosenbaum. Cursou Parsons The New School for Design, em NY, para aprimorar seu talento.

#arquitetura#Bárbara Jalles#Blog AskMi#coluna#decor#Decoração#designer de interios#dicas#projeto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *