Lavabos por Bárbara Jalles!

Lavabos por Bárbara Jalles!

Faz algum tempinho que não temos por aqui a coluna da nossa querida arquiteta Bárbara Jalles! Eu estava com saudades e sei que vocês também! E hoje, ela trouxe um tema super legal e que adoro, lavabos! Já fiz vários posts com esse tema, o último foi esse aqui, e garanto que as dicas da Bárbara estão imperdíveis! Confiram:

 

Olá meninas,

            Tudo bem com vocês? Hoje vamos conversar sobre um assunto delicado: lavabos. O lavabo, na maioria das vezes, é um local pouco utilizado no nosso dia a dia, mas nem por isso deixa de ser importante. Normalmente, é um ambiente que varia de dois a cinco metros de área, porém existem inúmeras possibilidades de decoração e projetos criativos que podem ser produzidos nesse pequeno espaço. Por ser um banheiro sem chuveiro, o lavabo é considerado um recinto mais alinhado e por isso, concebe a primeira impressão às visitas, fazendo parte da área social da residência. Além da ausência do chuveiro, o lavabo também não é o local adequado para pequenos compartimentos e depósito de objetos pessoais, pois a principal função desse âmbito é oferecer aos visitantes uma área privativa, confortável e ao mesmo tempo, reservar a intimidade dos moradores.

 

Vou mostrar para vocês alguns exemplos de lavabos com sobreposição de cores distintas, tamanhos variados e estilos completamente diferentes. É possível dar personalidade ao lavabo independente de suas características espaciais.

 

Neste primeiro caso, o estilo predominante é o clássico. Para este ambiente, de dimensões limitadas, a escolha por tons claros é essencial, pois oferece uma sensação de amplitude. É muito importante destacar a combinação entre o papel de parede e a pia desenhada. A estampa única, como esta floral, quando utilizada nos locais adequados em conjunto com uma cor neutra (branco), uniformiza o recinto, tornando desnecessária a adição de cores variadas. Para enfatizar o estilo clássico adotado, foi proposta uma iluminação personalizada, com a presença de uma arandela, que viabiliza uma claridade mais suave.

 

Askmi2

 

Askmi1

 

Acho muito interessante citar este segundo exemplo logo em seguida do primeiro exercendo uma comparação, pois são muito diferentes, mas ao mesmo tempo possuem muitas semelhanças. Assim como o anterior, o estilo predominante neste lavabo é o clássico, no entanto, com a ascendência de tons fortificados. Em todos os casos, é necessário que haja a combinação entre as gradações escolhidas para todas as peças. Percebam que nesta circunstância há combinação entre o papel de papel de parede, o metal das arandelas, a moldura do espelho, a pedra da pia e até mesmo a cuba, que embora seja mais clara, participa ativamente desta composição. A iluminação indireta por meio de arandelas é sempre uma boa opção para estas situações.

 

Askmi3

 

Já neste terceiro projeto, gostaria de destacar três pontos importantes. O primeiro deles é a escolha do papel de parede, que mesmo estampado possui cunho neutralizador. Podem notar que há uma conciliação entre as cores do papel de parede e as cores do piso e do vaso de enfeite. O segundo ponto a evidenciar é a disposição da torneira. Quando colocada no frontão/parede, a torneira não ocupa espaço horizontal na bancada, permitindo estreitar o espaço destinado à cuba e ampliando a área de circulação. O último tópico que gostaria de comentar com vocês é a escolha da iluminação, substituindo as arandelas por luminárias embutidas, cuja função também é proporcionar um brilho indireto.

 

Askmi4

 

Por último, mas não menos importante, este lavabo em estilo moderno.  Também com dimensões limitadas, a escolha pelo revestimento de espelho oferece a impressão de extensão, expandindo nosso olhar. A cuba embutida na bancada, toda moldada em pedra, aparenta ser um tanto quanto brutalista, no entanto, em composição com os elementos adequados, proporciona um ambiente muito sofisticado. Assim como no caso anterior, a disposição da torneira na lateral é uma excelente ideia para disponibilizar mais espaço e conforto aos visitantes.

 

Askmi5

 

Bom meninas, espero que vocês tenham gostado e consigam aproveitar bastante as dicas e os exemplos de hoje! Até a próxima!    

Arq. Bárbara Jalles.

Auxiliar de texto: Vitória Chedian Pimentel Zanutto.

 

Bárbara Jalles

ESCRITO POR Bárbara Jalles

No mercado desde 2009, Bárbara cursou arquitetura e urbanismo na FAAP, em São Paulo, e ganhou know-how junto a grandes nomes da arquitetura nacional, como Ana Maria Vieira Santos e Marcelo Rosenbaum. Cursou Parsons The New School for Design, em NY, para aprimorar seu talento.

#arquitetura#Bárbara Jalles#Blog AskMi#coluna#decor#Decoração#dicas#lavabos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *