Estímulo musical para crianças!

Estímulo musical para crianças!

A vivi faz aula de música desde pequena, quando tinha menos de 1 ano de vida na escola Steps em São Paulo. Nossa, lembro até hoje a carinha dela, ainda bebê quando chegamos na primeira aulinha! Muito fofaaaa, foi direto no centro da roda e lá ficou! Rs  Tenho visto no SNAP da minha querida amiga e blogueira Sophia Alckmin os inúmeros estímulos musicais que ela e o marido apresentam para a filha mais velha – Alexa! Acho tãooo bacana que decidi falar com vocês sobre isso.

 

Certa vez li um artigo na revista Super Interessante uma pesquisa que me chamou muitaaa atenção: pesquisadores Gordon Shaw e Frances Rauscher, da Universidade da Califórnia em Irvine, nos EUA, resolveram testar o mito de que música clássica – especialmente a obra de Mozart – seria capaz de desenvolver e fortalecer a inteligência. Colocaram 36 alunos para ouvir 10 minutinhos de uma sonata. Em seguida, submeteram todo mundo a um teste. E descobriram que o QI (quociente de inteligência) dos estudantes estava, em média, 8 pontos acima do valor aferido antes da audição. Incrível, não?
Acontece que o “efeito Mozart” constatado pelos cientistas nada tinha a ver com aumento de inteligência. O que a música promoveu, segundo o próprio Rauscher, foi a melhora de desempenho dos alunos em certas tarefas envolvendo raciocínio espacial e temporal. O motivo? Bem… Essa resposta o pesquisador ficou devendo. Curioso: nenhum outro cientista conseguiu replicar o experimento – não, pelo menos, com os mesmos resultados. Tudo leva a crer, portanto, que o aumento de QI verificado nos alunos de Shaw e Rauscher tenha sido mero acaso.

 

Música clássica não faz mal a ninguém. Ao contrário! Ela pode relaxar, inspirar, desatar as amarras da criatividade. E isso vale também para crianças. Mas nada indica que ela seja capaz de transformar seu filho num adulto mais inteligente. Rauscher acredita que a melhor maneira de unir a música ao desenvolvimento mental dos pequenos seja incentivá-los a tocar um instrumento. Esse, sim, é um fato, já comprovado pela ciência: o aprendizado musical ajuda a desenvolver concentração e coordenação motora. E é justamente isso que sempre busquei fazer com a Vivi!

 

Recomendo algumas peças musicais para escutar com as crianças, além das aulas de musicas e instrumentos musicais:

  1. – Clique aqui e ouça!;
  2. “Balé dos pintinhos em suas cascas de ovos”, de Quadros de uma exposição, de ModestMussorgsky – Clique aqui e ouça!;
  3. “Pavana da bela adormecida”, de Mamãe Ganso, de Maurice Ravel – Clique aqui e ouça!;
  4. “Vivo”, de Pulcinella, de Igor Stravinsky – Clique aqui e ouça!;
  5. “Allegro”, de Três pequenas peças, de Jacques Ibert – Clique aqui e ouça!.

 

Ufa!!! É isso!! Espero que tenham gostado e que o post estimule as mamães de plantão ao uso, brincadeiras e aulas com instrumentos musicais, canto, dança e audição!  QUEM TIVER MAIS DICAS, ESCREVA AQUI NO COMENTS!

 

IMAGENS INSTRUMENTOS MUSICAIS

 

Foto: Internet

Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#Blog AskMi#criança#instrumentos musicais#músicas