Dicas de uma cidade encantadora!

Dicas de uma cidade encantadora!

Fim de ano chegando, férias por aí … que tal falarmos de viagens? Nada melhor né, gente? Bom, se existe uma cidade que eu amo no Brasil é Gramado, no sul do país. Tento ir todos os anos, especialmente depois que a Vivi nasceu. Sim, lá é um lugar muito especial para família, principalmente para as crianças. Ahh e também é super romântica e muitos casais a escolhem como destino para lua de mel e aniversário de casamento. Mas Marina, o que tem lá de tão especial? Tudoooo, especialmente as pessoas, todas super educadas e prontas para receber os turistas com muito carinho. Adoro os hotéis, o charme das decorações festivas, as lojinhas, a arquitetura incrível e a gastronomia divina. Vou passar algumas dicas:

 

  • Quando ir: recomendo Páscoa e o período do Natal Luz, que vai de 1 de novembro a 2 de janeiro. A cidade fica maravilhosa, repleta de shows e música, com muita animação e eventos.
  • Quais hotéis você indica: Sou apaixonada pelo Casa da Montanha e o Wood, que acabou de inaugurar. Para crianças, nada como o café da manhã com o Papai Noel e os boticários do Casa da Montanha. Para quem quer unir relaxamento, bem estar e turismo, super indico o Kurotel, eleito o melhor SPA da América Latina. Já para casais apaixonados, nada como o “6 estrelas” St Andrews (mas não permitem crianças). Existe também um outro hotel que adoro para ir em família chamado Ritta Hoppner, bem luxuoso e lindo.
  • Restaurantes: Cantina Pastasciutta (para os amantes de uma boa “pasta” como quiser chamar, esse restaurante é imperdível); Empório Canela (este bistrô dentro de uma livraria mistura o cheiro de livros nacionais e estrangeiros com o aroma que sai das panelas quentes da chef Roberta Rech, mas ele fica em Canela, cidade vizinha); La Caceria (localizado no tradicional Hotel Casa da Montanha, o restaurante exibe animais empalhados e armas de caça na decoração, especializado em carnes de caça); Magnólia Restaurante, Bar e Cinema (a mansão de sete cômodos da década de 50 tem decoração que chama atenção, fica em Canela); El Fuego (há duas décadas a casa é referência em carnes feitas na brasa, os cortes nobres são levados à mesa exalando o inconfundível cheiro do fogo — que dá sabor, cor e suculência aos pratos); Belle du Valais (se você está procurando um fondue incrível combinado com um ambiente de super bom gosto, este é o local certo) e, para finalizar, o meu preferido no quesito custo/benefício Per Voi (galeteria e massas divinas, amo).
  • O que levar na mala: Gramado é fresquinho mesmo no verão e gelado no outono e inverno. Recomendo sempre uma boa pashmina, uma calça jeans e outra de couro e um casaco que você possa usar de dia e também à noite, uma jaqueta de couro! No verão, nada como roupas confortáveis como de ginástica e um belo tênis para você caminhar pela cidade. Não recomendo saltos finos ou altos.
  • Como chegar: Para quem vai sair de Araçatuba, são dois voos: um para Campinas e, depois, conexão para Porto Alegre. De lá, são mais 90 minutos de carro até chegar em Gramado. Você pode alugar ou contratar um Uber ou táxi. Há opções de motoristas também.
  • Passeios com crianças: Imagina uma cidade que você pode ficar uma semana e mesmo assim não conseguirá finalizar toda a programação com os pequenos?! Pois é, assim é Gramado. Mas fique atento, não queira fazer mil coisas no mesmo dia pois você ficará exausto e não aproveitará a viagem direito. Vou passar para vocês os lugares imperdíveis para ir com as crianças: 1) Mini Mundo – Um parque ao ar livre com a réplica em miniatura de castelos, palácios, igrejas, trenzinhos, um mini aeroporto e uma população com mais de 2.500 bonequinhos habitantes; 2) O Reino do Chocolate – Um espaço temático dedicado aos chocolates. No local há uma mini fábrica de chocolate e um passeio que conta a história do chocolate e do cacau, terminando num café e numa lojinha da Caracol; 3) Aldeia do Papai Noel – Um pequeno parque temático dedicado ao natal e à história do Papai Noel que funciona o ano inteiro, com direito a bonecos de neve, renas, muitos brinquedos e um pequeno monorail com vista panorâmica do vale; 4) Lago Negro – Um ótimo espaço para ter contato com a natureza e curtir momentos de tranquilidade; 5) Snowland – É o primeiro parque de neve indoor do Brasil e oferece diversas atrações, entre elas uma pista de patinação no gelo e uma montanha com neve artificial onde é possível praticar esqui e snowboard; 6) Parques da Serra – Uma das atrações turísticas mais novas da região, o Parques da Serra consiste em bondinhos aéreos com três estações e vista panorâmica para a Cascata do Caracol. Na estação animal há um espaço interativo chamado “Esculturas que Falam”, onde as crianças podem manusear pequenos objetos de madeira que emitem sons característicos dos animais. Obs: caso você esteja nos meses de novembro e dezembro, não deixem de conferir os espetáculos do Natal Luz.
  • Programa para casal: A ideia aqui é passear pela cidade, aproveitar a gastronomia e o ar “europeu” de Gramado! O clima também contribui muito (mesmo no inverno) para um bom fondue e uma bela taça de vinho. Para relaxar, nada como conhecer os tratamentos e massagens do Kurotel.

 

Askmi3

Vivi e eu no Mini Mundo!

Askmi5

Aqui no hotel Casa da Montanha.

Askmi1

O restaurante Cantina Pastasciutta.

Askmi4

Aqui o restaurante Per Voi.

Ufa! Acho que é isso, várias dicas desse lugar que AMO e tento voltar sempre! Espero que vocês tenham gostado!

Beijos, Mi.

Fotos: Blog Ask Mi

Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#dicas de viagens#Gramado#hotel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *