Dicas de organização para casa!

Dicas de organização para casa!

Tenho recebido vários pedidos de dicas de organização de casa! Vou passar para vocês como funciona meu esquema semanal, lembrando que cada residência tem um estilo, uma necessidade e funcionam de maneiras diferentes!

 

Eu sei que muitas pessoas não possuem secretária do lar, mas a ideia desse post é poder orientar quem tem ajuda ou não, bem como mostrar a dinâmica de minha casa para que você consiga fazer uma adaptação na sua caso ache necessário.

 

dicas

Eu separo por dias, como se fosse uma rotina mesmo:

 

Segundas:

– Tende a ser o dia mais “caótico”, que a casa está um pouco desorganizada devido ao final de semana (churrasco, almoços, etc). Aqui, a ideia é um almoço mais prático para que minhas secretárias tenham mais tempo de limpar a casa, o jardim, calçadas e deixar tudo em ordem. Sem contar que costuma a ter mais roupas a serem lavadas.

– Também costumo fazer supermercado já que normalmente as frutas, saladas e legumes já acabaram. Quando estou tranquila, gosto de ir para olhar, escolher… mas nem sempre consigo! Para isso, uso muitooo o serviço de pedido por whats ou telefone! Desde que morei em NY sozinha, aprendi a pedir supermercado pelo computador, isso acontecia quando eu morava em SP também. Aqui em Araçatuba, somente por telefone, mas já é alguma coisa.

– Como deixo o menu da semana toda já escrito, o trabalho da minha cozinheira acaba sendo mais específico: só olhar e fazer, sem ter que criar ou inventar. A única coisa que sempre peço é para me avisar com antecedência quando algum produto ou alimento do menu semanal não tem em casa para evitar correrias e trocas em cima da hora.

– Resumindo: segunda é dia de colocar a casa em ordem, mas sem aquela “faxina” completa para que dê tempo de colocar tudo no lugar. Também não se passa roupa este dia em casa, o que acontece somente as terças e quintas!

 

Terças:

– Casa já está mais em ordem após o final de semana e a correria da segundona. A prioridade aqui é limpar os banheiros, passar aspirador (amo o rainbow) e vidros. Fazemos essa mesma programação as quintas também, com exceção dos vidros que são limpos uma vez na semana. Nestes dois dias, tenho uma passadeira que fica o dia todo aqui e costuma deixar a lavanderia impecável. Ajuda bastante já que a roupa demanda bastante tempo. Ahh separamos as roupas que precisam ser lavadas na lavanderia (normalmente vestidos mais especiais, camisas, casacos, ternos).

– Terças e quintas também são dias de limpeza dos fundos da casa, área externa: corredores de serviço, piscina, garagem e frente de casa. Como moro no interior, aqui a terra tem uma cor “ardida” e acaba impregnando…rs. Então precisa sim lavar todo o chão ao menos 2 vezes na semana.

 

Quarta:

– Costumo dizer que é o dia da faxina geral, dia que minha casa fica um “brinco”… AMO! Sou super maníaca com limpeza, cheiro…. procuro até almoçar fora as quartas para facilitar o serviço das minhas secretárias e elas poderem focar realmente e exclusivamente na limpeza: banheiros, quartos, salas, área gourmet, quarto de hóspedes, lavabo, escritório, home, tapetes na varanda para tomar sol etc.

– Estes dias, a babá da Vivi dá uma super mão na organização dos armários da casa, olhando um por um e tentando deixar nos “moldes” que nossa home organizer a ensinou. Fica perfeito! Ahhh e a cada 15 dias ela organiza nossa dispensa e prataria, limpa tudo e verifica alimentos vencidos ou abertos há um tempo, os descartando.

– Neste dia o jantar também é algo mais fácil de fazer podendo ser uma salada, sopinha ou algo congelado (compro muitos salgados fitness no Mundo verde).

 

Quintas:

– Repetimos o que foi feito na terça feira, inclusive quanto as roupas. Nas quintas também, a cada 15 dias, limpamos todas as pratas da casa: as que estão expostas e damos uma conferida nas que estão na prataria (como as de lá ficam embaladas, dificilmente precisam ser limpas com frequência).

– Rainbow nos sofás e colchões, cabeceiras das camas. Neste dia trocamos as roupas de cama de casa.

– Neste dia a minha secretária limpa os livros espalhados pela casa e os do escritório, bem como uma organizada muito boa em nosso “home office” local que eu e meu marido costumamos a usar muito, mesmo durante a semana.

– Aqui também é o dia de lavar toda a cozinha e lavanderia, com direito a  água, álcool e o que for necessário!

 

Sextas:

– Como não jantamos em casa nesse dia, acaba dando para organizar ou limpar algo que faltou durante a semana. Aqui, repetimos uma boa limpeza, como a de quarta feira, porém em menor “escala”.

– Também é dia de montar arranjos, o que acaba fazendo uma certa “baguncinha”.

– Peço para limpar as geladeiras e freezer neste dias, separando carne vermelha de peixes, frutos do mar e por aí vai (freezer). Quanto as geladeiras, tenho duas na cozinha sendo uma para itens de comida (saladas, frutas, verduras, manteiga para cozinhar, etc)  e outra com itens para café da manhã, refrigerantes, requeijão, iogurtes, sobremesas etc..

– Limpeza da frente da casa e da área gourmet (churrasqueira) já que normalmente recebemos aos finais de semana.

– Também é dia que organizamos melhor nosso louceiro, rouparia etc quando sentimos que está precisando.

 

Ufa!!! Acho que é isso!! Ahhhhh vejam também alguns cuidados que tenho durante o ano:

 

– A cada 2 meses faço uma limpeza na minha caixinha de remédios, na gaveta com produtos de rosto e corpo, e também nos armários do banheiro, retirando os produtos que irão vencer ou que já estão vencidos;

– Uma vez ao ano reviso meu armário de roupas e retiro o que não estou usando e tudo é doado ao bazar que eu e minha irmã realizamos, 100% beneficente para alguma instituição da nossa cidade;

– A cada 6 meses revisão e higienização dos ares condicionados;

– Mando lavar sofás e cortinas uma vez por ano;

– Passamos veneno para pragas, formigas etc a cada 6 meses;

– Uma vez por ano chamo um profissional para ver os batentes das portas (sempre tem algum trincadinho ou está faltando tinta);

– Jardineiro uma vez por mês;

– Piscineiro 3 vezes por semana;

– Contrato a nossa home organizer para fazer manutenção;

– Vejo se existe tecidos ou almofadas que precisam ser trocadas;

– Limpeza dos tapetes a cada 6 meses com profissionais.

 

Espero que vocês tenham gostado!

 

Beijos

Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#casa#dicas#home#Marina Xandó#organização#organização de casa
1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *