Como já contei para vocês, meu marido adora planejar nossas viagens, ele tem paciência, pesquisa bastante antes de comprar e sempre consegue valores e promoções bacanas! Como o Victor está planejando nossa viagem de julho, aproveitei e pedi umas dicas para mostrar aqui para vocês. Mas quero lembrar que comprar pela internet não é indicado para quem costumar mudar datas de viagens e hotéis depois da compra pois além de ser muito mais complicado do que quando feito por uma agência de viagem, as multas tendem a ser grandes. Os sites que ele indica e diz ser os que sempre conseguiu comprar com valores bons e ainda “pegar” algumas promoções são:
⦁ Kayak:
Planejar uma viagem econômica em tempos de dólar alto exige dedicação de tempo para pesquisar voos, passeios e hotéis antes de fechar o melhor negócio. Pensando em facilitar a vida dos viajantes que precisam economizar, sites e aplicativos como o Kayak, investem em tecnologia e inovam com ferramentas de busca.Líder entre os norte-americanos o Kayak chegou a pouco no Brasil e o seu site tem uma plataforma bem resumida. Criado por uma empresa de tecnologia eles preferem investir em aplicativos mobile e fazem a sua busca em centenas de sites.
⦁ Skyscanner:
Um pouco mais trabalhado é o Skyscanner, que busca para você os melhores portais de venda até o momento para a passagem que você busca. Este é um centralizador internacional de passagens de agências e cias aéreas do mundo todo. Este site não vende passagens ou qualquer coisa, ele informa onde encontrá-las e te dá o link. O Skyscanner nasceu em Edimburgo, capital da Escócia e é o “queridinho”do mercado, seu app é um dos mais baixados. O forte do site é a pesquisa por passagens aéreas, mas também oferece locação de veículos e hospedagem. Por não comissionar as buscas, o Skyscanner afirma ter passagens que podem estar mais em conta que alguns outros buscadores (mas sempre devemos conferir pesquisando). A empresa tem parceria com as principais cias aéreas e outros sites de agências de viagens. O site passou por algumas alterações que foram essenciais para a clareza e confiabilidade de brasileiros pois antes, a configuração de tradução da página (Google tradutor) fazia metade do serviço, deixando a página meio em inglês, meio em português. Ainda assim, parece que existe uma incoerência nos valores mas vale a pena pesquisar nesse site sempre.
Depois que me inscrevi nesse site confesso que já aproveitei várias promoções e notícias também! Em 2008, o cientista da computação Leonardo Marques, 35, mantinha um blog com promoções de produtos tecnológicos. Certo dia, quis variar e fez uma publicação com um desconto de passagem aérea e bombou. Foi assim que começou o blog “Melhores Destinos”, que usa tecnologia para achar descontos (ou, eventualmente, erros) em sites de companhias aéreas. O blog começou apenas divulgando esses descontos. Com o tempo, virou uma espécie de “portal” para o viajante, pois conta com resenhas de destinos e dicas, como o passo a passo para tirar visto. Com uma equipe de oito pessoas, a página conta com 3 milhões de visitantes por mês. Boa parte dessa audiência procura barganhas, como passagens de ida e volta para os Estados Unidos por R$ 500 ou tíquetes para viajar pelo Brasil por R$ 9 – ambas as ofertas são reais e já foram divulgadas na página.
Esse site sempre é nossa primeira opção na hora de orçar hotéis espalhados pelo mundo! Além de sempre apresentar preços ótimos e mais em conta do que muitos outros sites, você tem uma boa seleção e categorias! Além disso, é fácil de pesquisar, de comprar, parcela e ainda você consegue ganhar uma diária a cada 10 gastas dentro do site!
Agência on-line de origem brasileira, tem parceria com muitas cias aéreas nacionais e internacionais. Alguns gigantes da comunicação do setor de viagens utilizam o Submarino Viagens para divulgar promoções de passagens aéreas. O site possui variedade de opções, as informações dos voos são detalhadas, o manuseio é fácil e o site é claro. Os valores estão dentro do comum, razoáveis. Disponibilizam um televendas com consultores para dar o suporte necessário, informações, vendas de passagens internacionais (passagens nacionais somente pelo site…), etc. Digamos que esse seja um diferencial, pois poucos dão ênfase a vendas e atendimento por telefone. Muitas amigas minhas compram os tickets dos parques da Disney por aqui e dizem que conseguem parcelar em várias vezes, o que não acontece quando compramos diretamente por lá.
Famosa agência on-line americana, talvez a mais popular no mundo. Com relação ao manuseio do site e variedade de opções, na minha opinião tem outros que são melhores! A ideia de “venda casada” fica bem evidente, pois o site não tem um nicho definido (voos, ou hotéis, ou pacotes, etc). O expedia foi uma das primeiras agências on-line de viagens a desenvolver aplicativos para celulares e tablets. Encontrei nesse site preços mais altos nas mesmas buscas que fiz nos outros sites, então mesmo com toda a popularidade, este não deve ser o único a pesquisar uma viagem, pois provavelmente ainda existe chance de encontrar passagens mais baratas em outros sites.
Considerado um dos “top 5” sites de busca de passagens e hotéis do mundo, o CheapOair vem conquistando aqueles que adoram viajar! É uma agencia multinacional on line, com mil opções de hoteis, destinos pelo mundo! Meu marido descobriu há poucos anos e desde então ele se tornou um dos endereços eletrônicos que mais acessamos!rs
Hotwire.com é um site de viagens focado principalmente em hotéis (embora também faça reserva de carros e venda de passagens aéreas), que trabalha com as chamadas vendas “opacas”. São braços dos sites Expedia.com e Booking.com. Logo, dispensa mais considerações acerca de sua confiabilidade. No Hotwire o hotel e o preço já estão definidos, muito embora o cliente não saiba, de antemão, que hotel o site oferece. Por exemplo: procuro um hotel em Nova York, entre os dias 16 e 19 de maio de 2016. O primeiro hotel que o site me oferece está assim descrito: “Midtown East area hotel, 3,5*, US$118.00, recommended in 90% of Hotwire customers reviews”. Ou seja, o hotel está ali, está definido, muito embora eu não saiba seu nome. O site vai lhes mostrar os hotéis com o respectivo valor, sem especificar o nome, mas detalhando o número de estrelas, a área (de acordo com a divisão geográfica estabelecida pelo próprio site) e algumas “amenidades”. Segundo os responsáveis pelo site, o número de estrelas decorre da avaliação dos clientes e não auto-classificação dos hotéis. Muitas vezes, vêm informações que considero preciosas: o percentual de recomendação dos clientes e/ou a avaliação dos leitores do Tripadvisor.com. Geralmente, fico tranquila quando o índice de satisfação é superior a 85% ou a avaliação no tripadvisor é superior a 4 (no total de 5). As diárias não incluem café da manhã, salvo especificado nas “amenities” ou alguma grata surpresa (que nunca ocorreu comigo). Geralmente, o café da manhã só é oferecido no preço das diárias para hotéis padrão 2,5* ou, no máximo 3*, o que condiz com a política das cadeias hoteleiras nos EUA e na Europa. A internet pode ser paga ou grátis, também de acordo com a política do hotel. Para minimizar o risco de fazer uma compra opaca, é preciso que o viajante tenha conhecimento das áreas ofertadas ou faça uma pesquisa prévia, para saber se a localização atende suas necessidades. É claro que, quanto maior for o número de áreas mostrada na cidade, mais fácil é descartar aquelas que não interessam e centrar a escolha nas áreas mais adequadas. As cidades americanas de grande ou médio porte são as que o site nos apresenta as melhores divisões, o que facilita em muito a árdua (mas deliciosa, no meu ponto de vista) tarefa de escolher o hotel. Vejam, por exemplo, Nova York. São inúmeras áreas em Manhattan. Fica fácil restringir sua pesquisa. Escolhido o hotel, a página vai informar o valor total, no qual são incluídos os impostos e taxas. Uma vez aceito, o interessado deve preencher os dados do cartão de crédito. Feita a compra das diárias, o nome do hotel é automaticamente revelado. Além da tarifa, alguns resorts ainda cobram a chamada “taxa de resort”, o que virá informado na hora da aquisição e está de acordo com a política desses hotéis para os demais hóspedes.
Ufa, é isso! Quem tiver mais dicas escreva nos comentários tá? Beijos e até amanhã!
Fotos: Google

ESCRITO POR Marina Xandó
Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.