Dica de livros infantis

Dica de livros infantis

Nesta semana acompanhei um declaração dada pelo príncipe William em um evento em Londres, onde ele dizia que o livro preferidos dos filhos dele e de Kate era o “The Grufallo”. Como eu não conhecia, resolvi pesquisar um pouco sobre o livro e compartilhar com vocês, bem como dar dicas de outros livros infantis que a Vivi adora. Confiram:

 

The Grufallo – é um livro infantil da escritora e dramaturga Julia Donalson, ilustrado por Axel Scheffler , que conta a história de um camundongo, o protagonista do livro, dando um passeio por uma floresta européia. O livro já vendeu mais de 13 milhões de cópias, ganhou vários prêmios para literatura infantil, e foi desenvolvido em peças teatrais no West End e na Broadway e até mesmo em um filme de animação indicado ao Oscar.

 

A trama do livro – a história da caminhada de um rato pela floresta se desdobra em duas fases; em ambos, o mouse usa truques inteligentes para escapar do perigo. No caminho, o rato encontra vários animais perigosos (uma raposa, uma coruja e uma cobra). Cada um desses animais, claramente com a intenção de comer o rato, o convida de volta para sua casa para uma refeição. O mouse perspicaz declina cada oferta. Para dissuadir outros avanços, ele diz a cada animal que tem planos de jantar com seu amigo, um gruffalo, um animal parecido com um monstro que é meio urso pardo e meio búfalo, cuja comida favorita é o animal relevante, e descreve as características da monstruosa anatomia do gruffalo . Assustado que o gruffalo possa comê-lo, cada animal foge. Depois de se livrar do último animal, o rato fica chocado ao encontrar um gruffalo real – com todas as características assustadoras que o rato pensou estar inventando. O gruffalo ameaça comer o rato, mas novamente o rato é astucioso: ele diz ao gruffalo que ele, o rato, é o animal mais assustador da floresta. Rindo, o gruffalo concorda em seguir o mouse enquanto demonstra como teme estar. Os dois caminham pela floresta, encontrando por sua vez os animais que antes haviam ameaçado o rato. Cada um fica aterrorizado com a visão do par e foge – e a cada vez o gruffalo fica mais impressionado com a dureza aparente do mouse. Explorando isso, o rato ameaça comer o gruffalo, que foge. A história é baseada em um conto popular chinês de uma raposa que empresta o terror de um tigre.

 

61rLZdUv3zL._SL500_

 

Lina e o Balão – Texto e ilustrações de Komako Sakai, Editora Pequena Zahar – Durante um passeio, Lina ganha um balão amarelo. Mas ele não é um simples balão amarelo para ela: é seu amigo. Vão brincar juntos, comer juntos, dormir juntos. O problema é que essa amizade é, por assim dizer, frágil, e um vento leva seu novo amigo para o alto de uma árvore. A menininha fica muito triste com essa possibilidade de perda e vai precisar confiar na sua mãe para tentar manter esse laço de amizade. As crianças bem pequenas vão entender a dimensão desse sentimento. Os traços delicados da autora japonesa Komako Sakai irá encantar a adultos e crianças.

 

capa_LinaEOBalao_f.indd

 

A ilha do vovô – Texto e ilustrações Benji Davies, Editora Salamandra – Um dia, o avô de Syd o convida a conhecer o sótão. Em meio a objetos antigos, recolhidos em viagens, há uma porta que abre para um mundo de fantasia. Syd e o avô não estão mais em casa, mas em um navio a caminho da ilha do vovô. Lá, eles brincam e vivem momentos muito felizes até que é chegada a hora de voltar. Mas o idoso não vai sair daquele paraíso. Este é um caminho que o menino precisa fazer sozinho. É com essa metáfora que o livro fala sutilmente sobre morte e perda. E as ilustrações trazem um interessante jogo de encontrar os objetos do sótão ganhando vida na ilha.

 

maxresdefault

 

Auxilio texto e imagens: Revista Crescer

Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#Blog AskMi#dicas#leitura para crianças#livros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *