Décimo segundo dia em Portugal!

Décimo segundo dia em Portugal!

Gente, quero começar esse post dizendo uma coisa: estou simplesmente APAIXONADA por PORTO! Me surpreendeu! Juro mesmo! Confesso que não estava tão animada para vir para essa cidade, acabamos colocando no roteiro mais por insistência da minha mãe! E foi a grande surpresa da viagem! Só fiquei com muita dó porque tive apenas 1 dia inteirinho aqui, além da noite anterior que não conta! Porto tem muita coisa para fazer, acredito que precisamos de no mínimo 4 dias para conhecer de forma bacana este lugar! Vou contar o que optamos por fazer, lembrando que foi bem cansativo, mesmo estando com motorista/guia (o que acaba facilitando muito a logística e economiza tempo)! Começamos o dia conhecendo a Sé, datada no século XII, uma das construções mais antigas e importantes do país!

 

Askmi1

 

Depois, fomos a ponte Dom Luís I, vista linda do Porto! Amei!

 

Askmi2

 

Após, fomos a pé para a estação ferroviária, fica pertinho dali! Que lugar mais lindo e vai para muitas cidades de Portugal, além de outros países. Linda! Inteira de azulejo português! Sonho!

 

Askmi3

 

Como estávamos animados, decidimos ir a pé para a famosa livraria Lello! Dá uns 15 minutinhos mas vale a pena ir caminhando! Antes de chegar à livraria, passamos pela Câmera Municipal, estátua de Dom Pedro IV e muitas lojas lindas, além da arquitetura maravilhosa e super antiga! Que cidade! O que cansa não é a distância, mas sim as subidas! Estávamos  com as meninas, mas elas aguentaram firme rsrsrs. Chegamos a livraria, que coisa mais incrível! De madeira entalhada, estilo rococó …. maravilhosa!

 

A Livraria Lello era na verdade chamada de Livraria Chardron, já que em 1869 se chamava Livraria Internacional de Ernestro Chardron, levando o nome do dono. O dono era um editor francês e foi o primeiro a publicar as obras de Camilo Castelo Branco, um escritor português. Com sua morte, aos apenas 45 anos de idade, a casa-editora foi vendida para a empresa Lugan & Genelioux e mais tarde ficou com o seu único proprietário, Mathieux Lugan. Mais tarde, o proprietário vendeu a livraria a José Pinto de Souse Lello, que se associou com seu irmão e finalmente criaram a razão social ”Sociedade José Pinto Sousa Lello & Irmão”. Em 1906 foi inaugurado o edifício da Livraria, que é o mesmo até hoje, o que causou um grande impacto cultural para a época. Desde então, houve diferentes participações, tendo seu nome e razão social mudado até 1935, quando se estabeleceu que a Livraria iria se chamar Lello & Irmão.

 

O edifício é do estilo neogótico portuense e a construção pertence ao engenheiro Xavier Esteves. Entre seus elementos decorativos, se deixa transparecer o estilo do século XX. A fachada é uma das partes mais fotografadas do edifício, com sua entrada central e duas vitrines laterais. Dentro da Livraria, há vários pilares e arcos quebrados e a famosa escadaria, que são conhecidas por terem servido de inspiração para as escadas de Hogwarts nos livros e filmes de Harry Potter. Para quem é fã da autora ou dos livros, uma curiosidade é que J. K. Rowling morou um tempo na cidade do Porto.

 

Askmi4

 

Ali ao lado fica a igreja da Nossa Senhora do Carmo, super indico ir! Maravilhosa!!! O altar é maravilhoso, como estava tendo missa, não consegui tirar foto!

 

Askmi5

 

Após, ainda a pé, fomos a torre dos Clérigos, monumento que retrata a cidade do Porto! A Torre: A Torre dos Clérigos é a torre mais alta de Portugal: seus 76m de altura e os mais de 200 degraus dão acesso a uma privilegiada vista panorâmica de Porto. Na subida à torre, você encontrará 49 sinos que formam um grande carrilhão de concerto que provavelmente te dará um belo susto se tocar quando você passar.

 

As meninas estavam com muita fome, então partimos para nosso restaurante: simples, nada turístico mas com o melhor bolo de chocolate da cidade, segundo os próprios moradores! O Venham mais 5 tem sanduíches divinos, peça o de prego com queijo) e este bolo maravilhoso! É um restaurante simples, mas delicioso.

 

Askmi6

 

Saindo do restaurante fomos conhecer o café Majestic, o mais antigo de Porto. Lindo, fica na rua de comércio mais movimentada da cidade, que tem algumas lojinhas bem fofas, além de grandes lojas como Zara, Benetton, etc.

 

Askmi7

 

De lá, fomos para um bairro um pouco distante, mas muito bonito e tranquilo da cidade: Foz! Vale a pena ir! Para quem tem filhos, vale muitooooo a pena passar na rua da Senhora da Luz, tem cada lojinha! Vejam as fotos! Indico a BabyBoom, na altura do número 186, vai até 10 anos. Aproveite para andar um pouco por esse bairro, tomar um sorvete, etc. Bairro com casas lindas!

 

Askmi8

 

Já por volta das 19 horas, fomos para o outro lado do Rio, no bairro conhecido como Vila Nova de Gaia! Lá é onde ficam todas as “caves” mais famosas de vinho do Porto! Em Vila Nova de Gaia você poderá visitar diversas caves de vinho do Porto. Em cada uma delas um guia irá acompanhar ao longo das instalações da adega explicando onde é feita a colheita das uvas e o processo de elaboração dos seus vinhos. Ao final da visita, em cada cave, irão te oferecer duas taças de vinho para degustação: uma de vinho tinto e outra de vinho branco. As mais famosas: Croft Churchill’s Taylor’s e Grahman’s. Mas praticamente todas são muito boas! Optamos pela Grahman’s para visitar! Não agendamos horários o que foi uma pena pois eu queria muito jantar no Vinum! Vejam que lindo!

 

Askmi9

 

A Graham’s é uma escolha elegante e seletiva, ideal para quem procura fugir das multidões. A visita começa com um vídeo de 10min, seguido de uma visita muito informativa. Uma das coisas que mais legais  nesta visita é que nunca temos a sensação de estar a ser “apressados” para sair dali, pelo que a Graham’s merece realmente destaque nesta lista de melhores caves de vinho do Porto!

 

Bommmmm, como o pessoal aqui é animado, tivemos mais 2 programações em seguida: passadinha no The Yeatman para conhecer esse hotel magnífico e jantar no Cantinho do Avillez!

 

Membro da prestigiada cadeia Relais & Châteaux e distinguido com duas estrelas Michelin, o The Yeatman é um marco distintivo e único no panorama mundial de hotéis de luxo. Situado na zona histórica da cidade, onde estão as mais antigas caves de Vinho do Porto, o Yeatman localiza-se numa colina belíssima, com vistas deslumbrantes para o Porto e, em todo o seu espaço envolvente, proporciona um ambiente extremamente tranquilo e sereno dentro da cidade. Gente, um dos hotéis mais lindos que já vi! Vocês não imaginam à vista, maravilhosa!

 

Askmi10

 

Após, fomos jantar no Cantinho do Avillez, restaurante que pertence a um dos mais renomados chefs portugueses,  José Avillez!

 

Askmi11

 

Após esses dias maravilhosos em Portugal, fomos para Londres, apenas eu, Vivi e Victor. Semana que vem postarei aqui! Beijos, Mi.
Fotos: Blog Ask Mi
Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#Blog AskMi#cave de vinho#cidade charmosa#dicas#dicas de passeio#dicas de viagem#férias#Marina Xandó#o que fazer#Porto#Portugal#riqueza histórica e cultural#travel#trip#vacation#viagem em família
1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *