Décimo primeiro dia em Portugal!

Décimo primeiro dia em Portugal!

Saindo de Coimbra, partimos em direção ao Porto! Porém, de última hora, decidimos conhecer o Douro, afinal estávamos  apenas 2 horas dessa região tão linda e importante de Portugal! Vale do Douro é composto de diversas cidades a beira do Rio Douro, o rio nasce lá no alto na Espanha e deságua em Porto. Por todo esse percurso do Vale do Douro (mais na parte portuguesa na verdade) você vai encontrar lindas paisagens, quintas produtoras, até mesmo Eno-Hotéis e Spas do vinho. São mais de 100km para desfrutar.

 

Foi em Peso da Régua que, em 1756, o Marquês de Pombal criou a Companhia Geral das Vinhas do Porto e  delimitou o território onde as uvas do vinho do Porto podem ser produzidas, esse limite existe até hoje. Ao descer do carro eu já me apaixonei; o Rio Douro bem ali na frente fazendo curvas em meio às montanhas verdinhas cheias de cachinhos de uva e aquele céu azul limpinho. Um dos fatores que torna o vinho do Porto especial é que as parreiras não podem ser regadas, devem sobreviver somente com a água da chuva, somente até os 6 anos a rega é autorizada porém as uvas não podem ser utilizadas na produção do vinho. Ahh… mais uma curiosidade, sabiam que vai água ardente na produção? A “cachaça” entra no processo de fermentação para deixar o vinho mais docinho, por isso a bebida tem um teor alcoólico mais forte e sabor adocicado. Gente, fiquei apaixonada!

 

Isso é apenas o que nós conhecemos, apenas uma tarde. Super recomendo ficar no Douro por pelo menos uma 5 ou 6 noites. Tem várias cidades maravilhosas e praticamente não conhecemos nada. Dá para visitar diversas vinícolas, ter várias experiências gastronômicas divinas. Ahhh no meio do caminho, perto do Six Sense, fomos para Lamego, que é uma cidade onde tem a Catedral de Nossa Senhora dos Remédios. A devoção popular no local remonta a uma capela, sob a invocação de Santo Estevão, erguida em 1361. No século XVI, ameaçando ruína, foi demolida (1568), iniciando-se a construção de um novo templo, por iniciativa do bispo de Lamego. Na nova ermida foi depositada uma imagem da Virgem com o Menino. Com o passar do tempo, a devoção a Santo Estevão diminuiu, substituída pela devoção à Virgem. A devoção dos que a ela recorriam em busca de alívio para as doenças deu origem, por sua vez, à devoção a Nossa Senhora dos Remédios. O atual santuário foi principiado em 1750 e concluído apenas em 1905.

 

Askmi3

 

Decidimos fazer nossa parada para almoço no famoso Six Sense! Estou até agora apaixonada e pensando sobre esse hotel! Quero muitoooooo voltar! Situado numa quinta do século XIX, totalmente renovada, em pleno vale do Rio Douro, o hotel possui vista para as montanhas circundantes cobertas de vinhas e para o rio que corre a seus pés. A propriedade é enorme – tem até uma mini floresta com trilhas marcadas para passeios e caminhadas, com direito a uma pequena cachoeira! O SPA tem cerca de 2 mil metros, vocês não têm ideia do que é! Quero muito voltar, de verdade! Fiquei imaginando um casamento, renovação de votos, quem sabe?! Kkkkk. A comida é divinaaaaaaaa, vocês não tem ideia!

 

Askmi1

 

Já era quase noite, partimos para Porto! Chegamos em nosso hotel – Pestana Vintage – e fomos jantar no Taberna dos Mercadores! Muitoooooo bom! Mas como tem apenas 4 mesas, precisa reservar com antecedência! Preço super justo.

 

Askmi2

 

Sobre hotéis em Porto, indico o Pestana Vintage, o The Yeatman  ou Intercontinental! A diferença?! O nosso fica de frente ao Douro (região mais movimentada, quem não curte muvuca não indico)! O The Yeatman é meu preferido – mas tem valor salgado! Vista linda, vale a pena visitar pelo menos. Já o intercontinental tem uma localização incrível! Perto de tudo, super bonito!
Beijos e até o próximo post!
Fotos: Blog Ask Mi
Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#Blog AskMi#Catedral Nossa Senhora dos Remédios#cidade charmosa#dicas#dicas de passeio#dicas de viagem#Douro#férias#Lamego#lojas em Portugal#Marina Xandó#o que fazer#Portugal#riqueza histórica e cultural#Six Sense#travel#trip#vacation#viagem em família

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *