Oi Gente, tudo bem? Já chegamos em Miami e aqui está uma delícia. Estou anotando várias dicas e novidades, não vejo a hora de começar os posts novos. Semana que vem vou chegar “bombando”! Rsrs. Hoje vamos falar novamente sobre cuidados pós parto:
Cuidados no Pós Parto
Se tem uma dica que acho importante são os cuidados pós parto! Eu sei que é uma fase complicada, uma adaptação que nem sempre ( na minha opinião NUNCA) é fácil, que estamos nos sentindo feia, gordinha (parece que ainda estamos grávidas), com fuso horário maluco, com dores da cirurgia mas atenção: é hora de se cuidar! A gordura extra que você acumulou na gravidez, para nutrir o bebê, vai começar a ser gasta (em especial se você estiver amamentando ou fazendo exercícios físicos após a liberação do médico). De qualquer jeito, você vai precisar de no mínimo algumas semanas para ver algum resultado.
Tem que ter paciência. Se levou 9 meses para a barriga esticar, é justo que leve outros 9 meses ou um pouco mais para ela voltar ao tamanho normal. No meu caso, demorei 7 meses para voltar ao meu peso normal (engordei 12 kg no total) e perder a barriga. Agora que a MV está com 1 ano, estou até um pouco abaixo do meu peso, mas ainda preciso fortalecer a barriga, que não está 100%. Tenho algumas dicas legais que funcionaram bastante para mim:
1. Usar a cinta já na maternidade ou assim que chegar em casa: elas melhoram o aspecto externo da silhueta e dão mais segurança à mulher logo depois da cesariana, porque ela pode ter aflição dos pontos e da sensação de que os órgãos estão meio soltos dentro da barriga (pois estão um pouco mesmo). Para quem teve parto normal, alguns médicos recomendam o uso apenas um mês após o nascimento do baby. Consulte sempre seu médico e veja a opinião dele sobre o assunto pois o tema gera algumas controvérsias!
Eu sei que é horrível, principalmente para colocar. Nos primeiros dias pedi para a minha mãe ou funcionária ajudar pois não adianta você comprar um tamanho grande ou muito fácil de vestir, que não resolve. Também não pode apertar. Eu usava o tamanho P, era bemm difícil de colocar, mas o resultado foi muito bom! Eu sei que vocês vão me achar louca, mas não deixava meu marido me ver de cinta. Claro que nem sempre dava certo, mas eu evitava ao máximo…rs. Modelos que recomendo são: da
Jogê,
Blandici (tel (11) 3889 9514, recomendo o modelo Adriana) e da
Brascol.
2. Fazer drenagem, caso seu médico não coloque restrições: fiz drenagem ainda na maternidade, pois minha médica recomendou. Nossa, o dia que a Esmeralda (contato dela está na agenda do blog) apareceu no hospital, me deu um alívio imediato só de vê-la! Rs. E ao longo dos primeiros meses, fazia drenagem de 2 a 3 vezes na semana, o que me ajudou bastante!
3. Alimentação: via de regra é um período que estamos amamentando que, ao menos para mim, deu muitttaaa fome! Na gravidez não tive nenhuma fome em exagero, nada, mas nesta fase xiiiiiiiiii, comia bastante, mas de 3 em 3 horas. Acho legal evitar doces, gorduras, refrigerantes, frituras, pensando tanto em você quanto no bebê!
4. Fita de silicone na cicatriz: super recomendo essa fita, que ajuda na cicatrização da cesárea. Usei a da marca SILIMED por 3 meses. Você também pode encontrar nos importadores Neoskin ( 11 5904 3300) ou Farmarend (11 3879 8888). Lembre-se que é sempre bom perguntar para seu médico antes.
5. Usar pomadas na cicatriz: outra dica para melhorar a cicatrização é massagear a região com pomadas específicas. Usei a Mederma, que comprei em Miami, mas existem outras boas aqui no Brasil, pergunte para seu médico.
6. Creme anti-flacidez: usei o creme Anti-Flacidez Post- Partum Body Restructuring Gel, da marca Mustela por 6 meses e adorei! O cheirinho é muito bom e ele não é melecado, parece um fluído, em forma de gel!
7. Exercícios físicos: voltei a academia quando a MV completou 2 meses. Foi um retorno bem lento, com atividades leves para que a amamentação não fosse prejudicada! Foi muito bom pois, além de contribuir para a saúde física, o fato de sair um pouco de casa e voltar aos exercícios, me dava uma sensação muito boa, além de me deixar com mais energia para a nova mudança de vida.
Fita de silicone para colocar na cicatriz! Essa dica é mto boa, anotem!
Super recomendo este creme-gel da Mustela.
Esse modelo, apesar de alto, foi o que minha médica recomendou pois ajuda a fazer o contorno e não machuca a barriga. Tem com colchetes e com zíper.
Fotos: Internet
Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.