Cuidados com a Prata e Inox

Cuidados com a Prata e Inox

Recebo muitas duvidas de quais são os cuidados necessário que precisamos ter com nossos objetos, principalmente as de inox e as pratas, por isso no post de hoje reuni algumas dicas bem legais e eficientes que vão fazer com que seus utensílios durem mais, fiquem brilhando e limpos.

Apesar de atualmente muitas noivinhas estarem optando por inox em suas listas de presentes, por ser mais fácil quanto a manutenção, eu sou fã de pratas, mesmo dando mais trabalho para cuidar. Com elas é possível dar um toque de elegância e refinamento a uma reunião com amigos e família ou até mesmo usa-las em ocasiões especiais que merecem uma decoração mais elegante. Em casa eu tenho objetos de decoração, talheres e outros itens que amo e sempre tomo o maior cuidado para não danifica-las!

 

cuidados com loucas de prata ask mi marina xando inox capa

 

Sendo assim vamos começar falando dos cuidados com elas, que merecem uma atenção mais especial na sua limpeza e armazenamento. Separei em tópicos pra vocês conseguirem visualizar melhor o passo a passo. Olhem só:

  • A primeira dica é sempre ler bem as instruções do produto que irá usar para limpar o utensílio e certifique-se de que ele é adequado para o tipo de metal de seu objeto. Por exemplo: se você usar produtos para limpar prata e passar no aço inox, ele será danificado. O Plinox é um produto super eficiente e rápido para limpar as peças em prata. Vale a pena testa-lo.
  •  Uma opção caseira e mais em conta é colocar água quente com várias tiras de papel alumínio e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma vasilha de vidro (pirex). Mergulhe a peça de prata e mantenha-a até a água esfriar ou até a peça estiver com aspecto limpo. Enxugue-a e, com uma flanela de algodão, esfregue farinha de trigo para dar brilho. Não esqueça de retirar o excesso.
  • Jarras e bules precisam de lavagem imediata com água e detergente neutro após o uso. Nunca coloque na geladeira, porque a refrigeração acelera a oxidação e ajuda a fixar a mancha do líquido escuro de chás e sucos, por exemplo.
  • Nunca coloque peças de prata em máquinas de lavar louça. As altas temperaturas e a lavagem bruta podem mudar a cor do metal e causar danos, especialmente às peças porosas. Limpe toda a sua prataria com a mão.
  •  Nunca deixe peças de prata envolvidas em sacos plásticos. Isso acelera a oxidação por armazenar o oxigênio e abafar a peça. Uma ótima opção para armazena-las são as embalagens de feltro que são boas para manter o lustre das pratas e garantir que não risque no armário.
  • A melhor forma de conservar utensílios desse material é usá-los com regularidade e lavá-los/secá-los gentilmente com detergente suave e água. Se eles não ficarem guardados por muito tempo, não terão muita chance de oxidar.
  • Por fim, não é recomendável usar luva de plástico para limpar a prata, pois ela solta enxofre, e acaba danificando a peça.  A luva médica é mais recomendável.

 

cuidados com loucas de prata ask mi marina xando inox

 

Já o inox é um material que não necessita de tanta atenção, não é por acaso que boa parte dos utensílios domésticos, especialmente os de cozinha, atualmente, é fabricada com aço inox. Esse material oferece vantagens como resistência, beleza e praticidade, além de dispensar o uso de produtos abrasivos. Porém mesmo assim devemos ter alguns cuidados para preserva-los.

  • Na limpeza diária use detergentes e sabões neutros diluídos no lado mais macio da esponja de cozinha para retirar a gordura das superfícies. Depois, enxágue com água abundante e seque com um pano macio para evitar as manchas deixadas por gotículas de água. Panelas, travessas e talheres de inox também podem ser eficientemente limpos nas máquinas de lavar louça, pois são resistentes.
  • Quando houver restos de alimentos queimados e incrustados nos utensílios de inox, a dica é deixá-los de molho em uma solução de água quente e bicarbonato (duas colheres de sopa de bicarbonato para 500 ml de água). Outra maneira de remover as sujeiras mais difíceis é fazer uma pasta de bicarbonato de sódio e álcool e usar uma escova macia para espalhar a pasta no sentido de polimento dos utensílios.
  • Para lustrar, uma solução caseira é derramar uma colher de sopa de azeite em um pano seco e limpo e esfregar suavemente com movimentos circulares. Essa medida é suficiente para limpar uma coifa de aço inox, porém, se o objeto for menor, aplique apenas umas gotinhas de azeite, já que o excesso resultará em efeito contrário ao esperado. Um truque para eliminar os riscos é pingar algumas gotas de fluido de isqueiro e polir com uma flanela.

 

Gostaram das dicas?!

Fotos: Internet

Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#casa#cuidados#dicas#inox#limpeza#prata#utensílios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *