Como e quando lavar as roupinhas do recém nascido!

Como e quando lavar as roupinhas do recém nascido!

O tema de hoje é especial para as gravidinhas de plantão: como e quando lavar as roupas do recém nascido! Gente, a pele dos bebês são tão sensíveis, sendo que alguns deles apresentam alergia nos primeiros dias de vida. Um simples equívoco na hora de escolher o sabão ideal para as roupinhas, por exemplo, pode trazer consequências a criança. Mas Mi, quando devo  começar a lavar as roupinhas? Elas já vem lavadas das lojas que comprei? O que vou precisar ter em minha lavanderia? O que escolher: sabão em pó ou barra? Bom… são várias dúvidas que sempre tento esclarecer para as gestantes do Concierge Maternidade Ask Mi! E hoje vou esclarecer muitas delas, confiram:

 

malinha_maternidade_menina1

 

Quando devo começar:

Um bom momento para começar a lavar as roupinhas do bebê é aí pelo sétimo mês de gravidez. É importante começar pelas roupas de recém nascido, pois aí você já pode ir organizando a malinha da maternidade. Em relação aos conjuntinhos da maternidade, mesmo que a loja garanta que serão entregues lavados, eu recomendo fazer em casa.

 

O que devo lavar:

Tudo deve ser lavado: roupas, luvas, meias, gorros, toalhas, lençóis, fraldas, sacos, ou seja, tudo que tiver contato com a pele do bebê, isso porque os tecidos podem estar com poeira, ácaros e fungos e afetar a saúde do recém-nascido.

 

O que preciso ter em casa antes de iniciar o processo: 

-Balde (para enxaguar)

-Quatro toalhas de banho (para secar)

-Um cesto de roupas (para colocar as roupas secas antes de passá-las)

-Uma bacia média (para lavar)

 -Sabão em coco ou neutro, liquido ou em barra

 

Dica:

É importante as bacias, baldes e o cesto de roupa sejam exclusivo de uso para as coisas do bebê. Não os utilize para lavar outras roupas ou coisas da casa. Uma dica é comprar todos da mesma cor e de uma cor diferente da que você já usa na sua casa, para não confundir. Ou, ainda, comprar na mesma cor da decoração do quartinho do bebê, para não ficar dúvidas, afinal, cabeça de grávida nem sempre funciona muito bem.

 

Como lavar:

Alguns especialistas dizem que está liberado o uso de máquina de lavar e secar, mas eu sempre gostei de lavar tudo à mão e secar no varal.

 

Passos:

1. Deixar as roupinhas de molho por 10 a 15 minutos em uma bacia com o sabão líquido diluído conforme instrução na embalagem (ou com o sabão de coco/neutro em barra aplicado às roupas);

2. Esfregar delicadamente só para soltar o pó que pode ter se fixado às fibras (afinal, nada está realmente sujo);

3. Utilizar balde e água corrente (em abundância) para enxaguar. Não pode ficar nenhum resquício de produto nas peças, pois esse é um dos principais causadores de alergias;

4. Secar as roupas em varal, de preferência em local com bastante ventilação;

5. Assim que estiverem secas, tirar as roupas do varal e guardá-las no cesto de roupas do bebê para não misturar com outras peças lavadas (que estão com produtos químicos mais fortes) até que elas sejam passadas;

6. Passar em temperatura média/alta, de preferência do lado avesso.

7. Logo depois de passadas, guardar as roupinhas em sacos plásticos, para evitar que voltem a pegar pó até a chegada do baby.

 

Mais dicas:

1. Não utilize amaciantes, alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas.

2. Como as peças serão lavadas à mão, e por serem delicadas não dará para torcê-las com força, para tirar o excesso de água basta enrolá-las em toalhas de banho e aí sim torcer a toalha. É bom deixar umas quatro toalhas de banho destinadas a esse fim enquanto durar o processo de lavagem. Nesse período, lave e seque as toalhas em máquina, mas não use sabão nem amaciante (afinal, elas estão limpas, apenas úmidas);

3. Se a roupinha lavada ficou com um cheiro muito forte de sabão, talvez seja necessário lavá-la de novo, pois pode ter ficado excesso de produto na peça.

BlogAskMi

 

Fonte: Macetes de Mãe

Marina Xandó

ESCRITO POR Marina Xandó

Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.

#como lavar roupas de bebe#lavar roupas de recem nascido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *