É uma fase que você deve perguntar todas as suas dúvidas para seu médico. Uma dica legal é ir anotando todas as vezes que te surgir alguma para que, no dia da consulta, você não se esqueça de nada.
Pegue dicas com outras mães ou em sites, blogs especializados (Ask Mi) sobre enxoval. Deixe sua lista pronta! Vá pesquisando marcas, modelos de carrinho, lojas, etc.
Leia, compre revistas sobre gestação, bebês, pesquise na internet, aproveite muito este início. Cadastre-se no site baby center e acompanhe diariamente toda a evolução da gravidez, que possui ótimas dicas.
Também acho uma época legal para ir fazer enxoval fora do país, se for o caso.
Aproveite esse tempo para praticar uma atividade física, ler livros sobre a gravidez, fazer drenagem linfática (super recomendo), consultar uma nutricionista e dormir bastante porque depois desta fase, suas noites não serão mais como antes. Pode apostar!
Também é uma época legal para pensar nas roupinhas da maternidade. Recomendo no mínimo 4 e no máximo 6, mais que isso você vai se arrepender. Se você for mandar fazer as roupas peça sempre que o prazo da entrega seja um mês antes da data prevista para o nascimento, evitando assim maiores surpresas.
Nesta fase, se for o caso, vale a pena decidir os docinhos, lembrancinhas e guloseimas da maternidade. Porém, não acho legal quem deixa o quarto do hospital ou maternidade como se fosse uma festa, acho “over”! Aqui a premissa do pouco e bom deve prevalecer.
No nascimento da MV, fiz 2 tipos de docinhos, bem nascido, águas personalizadas (apenas para facilitar) e lembrancinha. Ah, também fiz 2 tipos de mini sanduíches pois minha família é de fora e todos iam passar o dia todo no hospital! Não se esqueça dos itens do banheiro (banheira, algodão, álcool em gel, potinhos, toalhas).
Já comece a pesquisar ou comprar pijamas e camisolas que você irá usar na maternidade!
Enfim, nesta fase acho bom já estar com o enxoval pronto e nos seus devidos lugares (com exceção das roupinhas no quartinho).
Caso você tenha seguro saúde é hora de você, juntamente com a secretária do seu médico, entrar em contato para obter todas as informações necessárias. Isso é muito importante!
Aqui, acho super válido marcar uma consulta com o (a) futuro pediatra do seu baby. Fiz uma consulta antes da MV nascer e isso me deu uma super segurança! Aproveite para fazer um álbum contendo fotos da sua gravidez e dos ultrassons que você colecionou neste período!
Neste período, maior dica é consultar uma enfermeira especializada em amamentação (como já postei anteriormente). Não fiz nenhum tipo de curso, mas fiz uma “aulinha” em casa sobre este tema pois eu tinha muitas dúvidas.
É bom lavar as roupinhas e organizá-las no armário uns 15 dias antes da suposta data do parto. Não se esqueça de deixar os armários e janelas sempre fechados para não acumular poeira.
Pense no assunto se você irá filmar ou fotografar o parto. Alguns hospitais ou maternidades só aceitam os profissionais que possuem cadastros com eles. Também acho legal ir visitar os hospital e maternidades que você goste, caso esteja na dúvida em qual escolher. Isso é muito pessoal!
Deixe a malinha da maternidade e o quartinho sempre prontos a partir da 37 semana, isso vai ter dar mais segurança pois nunca sabemos o que pode acontecer.
Depois, prepare-se para conhecer o maior amor do mundo!!!
OBS: Esta calendário foi elaborado baseando-se na experiência que tive durante a minha gravidez, tratando-se de minha opnião pessoal.
ESCRITO POR Marina Xandó
Idealizadora e editora chefe do Ask Mi, Marina é esposa, advogada, blogueira, dona de casa e mãe da Maria Victoria. Começou o AskMi para passar suas dicas adiante. Também é o cérebro - e coração - por trás do Concierge Maternidade AskMi, onde presta consultoria para grávidas, desde o enxoval até organização de recepções e festas.